sábado, fevereiro 03, 2018

Disponível a 15ª edição do catálogo da Britpart

A 15ª edição do catálogo da Britpart, um dos distribuidores de peças de Land Rover mais conhecidos já está disponível, podendo ser pedida uma cópia, caso o envio seja para uma morada em Inglaterra, ou descarregado em formato PDF, caso se opte por guardá-lo e não por consultá-lo no "site".

Este é um ficheiro de grandes dimensões, correspondendo a 264 páginas ilustradas, ao longo das quais se pode consultar uma extensa gama de produtos, incluindo a descrição e modelos de veículos compatíveis, para além da imagem e da referência na gama, distribuídos por tipo de acessório e veículos a que se destinam.

Independentemente da opinião acerca da qualidade das peças e acessórios da Britpart, este é um fornecedor que se deve ter em conta, face à enorme extensão do seu catálogo e às inúmeras propostas que inclui, o que permite uma ampla escolha e comparação com propostas de outros fornecedores, no sentido de obter a melhor solução para cada fim específico.

Aconselhamos os nossos leitores, caso não possam, ou não queiram, obter a versão em papel, a descarregar este catálogo e consultá-lo, podendo nele encontrar inspiração para melhoramentos e modificações, independentemente das peças a que se recorra e da sua proveniência.

sexta-feira, fevereiro 02, 2018

Helicópteros Kamov não estão disponíveis - 2ª parte

A já longa história dos Kamov Ka-32 ao serviço do Estado português esteve sempre envolvida em polémicas, não apenas pelo processo de selecção, compra e gestão, mas pela sua actividade operacional, com um grau de disponibilidade que ficou abaixo do que se poderia esperar para um modelo de aeronave com a solidez deste helicóptero, concebido para operar em condições particularmente difíceis.

A operação dos Kamov está contratualizada com a Everjets, que substituiu uma das aeronaves por dois helicópteros ligeiros do tipo Ecureuil B3, enquanto o segundo, por estar dentro do período aceite para imobilização, não foi substituído e o terceiro, segundo a empresa, não será da sua responsabilidade, pelo que nada fará quanto a este caso.

Naturalmente que as características dos Kamov e dos Ecureuil são completamente diferentes, pelo que esta substituição pode ser vantajosa nalgumas situações, mas negativa noutras, sendo certo de que, face a três Ka-32 imobilizados, dois helicópteros ligeiros adicionais revelam-se insuficientes para a maioria das missões a desempenhar.

Segundo a Everjets, um dos Kamov estará pronto para regressar ao serviço e outro ficará operacional em breve, embora sem especificar data, mas apenas duas de entre seis aeronaves deste tipo operacionais representa uma taxa de disponibilidade inaceitavelmente baixa, que demonstra bem as más opções e a manutenção deficiente que tem vindo a prejudicar um helicóptero de excelente construção, mesmo que pouco adequado a algumas das missões que lhe são atribuídas.

quinta-feira, fevereiro 01, 2018

Ferramentas no Pingo Doce

Apesar de não se o local mais habitual para adquirir ferramentas, por vezes é possível encontrá-las a bom preço nas lojas da cadeia Pingo Doce, estando disponíveis, até à próxima segunda feira, um conjunto onde uma rebarbadora, vendida por 13.49 Euros, será a peça mais interessante.

Com esta rebarbadora, que não sendo um modelo profissional, tem a velocidade e a potência adequada para utilizações ocasionais, sobretudo a nível doméstico, é incluído um par de luvas de protecção nitrílicas, sendo sempre de adquirir uns óculos adequados, como forma de utilizar uma ferramenta deste tipo com a segurança necessária.

Está ainda disponível um conjunto de ferramentas da Multibits, composta por 23 peças e que inclui, sobretudo chaves, tendo um preço de 6.49, e outro, com 43 peças, que pode ser adquirido por 13.49, e que inclui essencialmente chaves com roquete e uma chave inglesa.

Periodicamente, surgem nas lojas do Pingo Doce, uma cadeia de proximidade, ferramentas de boa qualidade, a preços competitivos, que, não concorrendo com os modelos mais dispendiosos de estabelecimentos mais vocacionados para este tipo de equipamentos, constituem uma alternativa que poucos têm em conta na altura de comprar.

quarta-feira, janeiro 31, 2018

Helicópteros Kamov não estão disponíveis - 1ª parte

A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) negou ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a possibilidade de recorrer aos helicópteros Kamov, utilizados sobretudo pela Protecção Civil em operações de combate aos incêndios florestais, deixando de haver aeronaves deste tipo disponíveis para operar, com a última em operações a falhar numa inspecção de rotina.

Estranhamente, na apresentação do conjunto de meios aéreos que integrará o futuro dispositivo na próxima época de fogos, o Ministério da Administração Interna incluia os seis Kamov adquiridos, mesmo sabendo que dois deles se encontram inoperacionais e um acidentado, situação que se prolonga desde há muito.

No limite, poderão vir a estar disponíveis três de entre os seis Ka-32, sendo imprevisível quando os restantes três, imobilizados há mais de dois anos, poderão vir a ficar operacionais, dado que, não obstante as promessas feitas, o Governo não deu início ao concurso que permitiria a sua recuperação, e cujo período para conclusão será, pelo menos de quatro meses, o que dificilmente permitiria a sua inclusão no próximo dispositivo.

Apesar da gravidade da situação, e das implicações resultantes, nem o INEM, nem o Ministério da Administração Interna, que tutela a ANPC, esclareceram o assunto, remetendo as respostas para uma audição que o ministro titular da pasta terá na Assembleia da República onde, eventualmente, esclarecerá a situação.

terça-feira, janeiro 30, 2018

Opções para as objectivas Holga - 2ª parte

Fisicamente, as duas versões são muito semelhantes, tendo o mesmo tipo de funcionamento, mas com resultados distintos, com a maior abertura a permitir obter fotos com menos condições de luminosidade, mas podendo obter fotos muito escuras e com menor profundidade, mesmo ajustando a velocidade da câmara.

As várias versões para Canon têm preços que ficam perto da quinzena de Euros, enquanto as para outras marcas pode variar um pouco, sendo de notar que existe uma cada vez maior dificuldade em encontrar as "Holga Pinhole Lens for Canon SLR & DSLR Camera", que, apesar disso, continuam a ser comercializadas pelo mesmo preço das "Holga Lens for Canon DSLR Camera".

Para os apreciadores deste tipo de expressão fotográfica, a proposta da Holga será de ter em conta, aconselhando-se a que, caso se equacione esta possibilidade para o futuro, não tardem em adquirir a cada vez mais rara "Holga Pinhole Lens for Canon SLR & DSLR Camera", que, previsivelmente, não estará disponível por muito mais tempo, sendo imprevisível saber se voltará ao mercado.

Para além dos modelos da Holga, cujo catálogo de 2010, onde estes modelos se encontram, para além de muitos outros items, pode ser lido aqui, outros fabricantes disponibilizam objectivas semelhantes, sendo ainda possível improvisar algo de parecido furando, na medida certa e com grande rigor, uma simples tampa destinada a proteger a máquina quando a objectiva não está colocada.

segunda-feira, janeiro 29, 2018

Migração para 802.11ac - 2ª parte

Não obstante a dimensão algo exagerada, optamos pela Comfast CF-926AC, um modelo com ligação via porta USB 3.0, compatível com as portas 2.0, e que oferece até 1.200 Mbps, dependendo do dispositivo central da rede, tendo duas antenas externas, orientáveis, o que facilita em muito obter sinal de boa qualidade.

Muito simples de instalar, dado que após a detecção pelo computador, é a própria "pen" a descarregar o "software" de suporte, o qual é instalado automaticamente, dispensando assim um CD ou DVD de instalação ou a necessidade de descarregar os "drivers" a partir da Internet, basta autenticá-la na rede para ficar operacional.

Caso o "router" implemente WPS, basta premir o respectivo botão e a ligação é estabelecida, de acordo com o protocolo 802.11ac, caso disponível no "router", ou num mais antigo, caso não esteja, pelo que todo o processo não implica mais do que colocar a "pen" numa porta USB, preferencialmente 3.0, e carregar num botão para começar a comunicar.

Com duas antenas orientáveis, operando em simultâneo nos 2.4 e 5.8 GHz, a CF-926AC demonstra estar bem concebida, com um conjunto de orifícios ocultos, imunes ao pó, a garantir uma boa refrigeração e o pequeno "led" de cor azul a dar informações quanto ao estado do equipamento, facilitando uma primeira análise a nível visual.

domingo, janeiro 28, 2018

Opções para as objectivas Holga - 1ª parte

Em textos anteriores mencionamos as objectivas Holga, do tipo "pinhole" ou buraco de agulha, e que reproduzem o efeito das câmaras sem lentes, utilizadas pelos adeptos da Lomografia, resultando em fotos com características que as aproximam das antigas máquinas analógicas de meados do século passado.

Queremos acrescentar que existem, pelo menos, duas versões diferentes para as Canon com montagem EF, com aberturas muito diferentes, e que podem ser identificadas pelas inscrições frontais e pela forma como o orifício interior foi moldado, sendo um único num caso e com um conjunto de orifícios muito pequenos em redor do principal no segundo.

No modelo com a descrição "Holga Pinhole Lens for Canon SLR & DSLR Camera", HPL-C, 0=0.25mm, está um único orifício, enquanto na "Holga Lens for Canon DSLR Camera", HL-C, f=60mm, 1:8, a luz entra mais, correspondendo a abertura muito maior, e um f/ menor, sendo de relembrar que um f/ menor corresponde a uma abertura maior.

Em termos práticos temos uma 38mm f/152 contra a 60mm, nominalmente f/8, mas que, segundo especialistas, será uma f/25, que pode, com algum trabalho, ser adaptado para as especificações prometidas, o que implica um pouco de paciência, mas sobretudo bastante cuidado, de modo a não inutilizar a objectiva e permitir que esta continue a ser fácil de montar na câmara a que se destina.