sábado, janeiro 06, 2018

Opera 50 estável já disponível

Já está disponível a versão 50 estável do "Opera", um "browser" que consideramos estar entre os melhores e apresenta algumas características e funcionalidades que nos levaram à sua adopção, aconselhando-se, portanto, a uma rápida actualização, o que permite usar as vantagens que inclui.

Entre as principais novidades inclui-se a capacidade de detectar "software" destinado a produzir "bitcoins", e que, durante a visita ao "site" em que está instalado, faz o processador participar no processo, do que resulta uma enorme carga, prejudicando o desempenho, ao participar num esforço cujo lucro não será do utilizador.

Esta nova funcionalidade, que, com a VPN e o bloqueador de anúncios, permite um excelente desempenho neste navegador, torna-o muito útil para quem dispõe de equipamentos menos potentes e pretende não apenas manter um bom desempenho, mas ter acesso ao que de melhor tem a Internet, como a realidade virtual, suportada pelo "Opera", desde que se possua os recursos necessários, como o sistema de óculos.

Numa primeira análise, a evolução do "Opera" continua a revelar-se positiva, sendo francamente estável e com desempenho semelhante ao "Chrome" que tem um núcleo semelhante, sendo patentes as melhorias e novas funcionalidades introduzidas em cada nova versão, pelo que nos espanta que não esteja tão divulgado como os seus rivais mais conhecidos e, nem sempre, de melhor qualidade.

sexta-feira, janeiro 05, 2018

Equipamentos de Inverno para viaturas - 3ª parte

Com uma instalação muito simples, mas que implica efectuar um furo de 30 milímetros, ou aproveitar um existente, e efectuar uma ligação eléctrica, este tipo de conector inclui uma cobertura em borracha, dispensável em instalações no interior do veículo e um anel de fixação, que o mantém no lugar, podendo ser reforçado com um pouco de cola de contacto para prevenir desapertos.

Com o tempo frio e húmido as baterias são menos eficientes, descarregando com maior facilidade, pelo que a possibilidade de carregar um telemóvel no interior do veículo, para o que, para além do conector USB, é necessário um cabo adequado, é essencial em termos de segurança, evitando impossibilidades de contacto, cujas consequências são sempre imprevisíveis.

Em último caso, e porque pode ser necessário aguardar, um cobertor ou manta térmica de emergência, do modelo utilizado em operações de salvamento, deve ser mantida de reserva, em número suficiente para que cada ocupante tenha um disponível, sendo este um investimento muito baixo, pouco superior a um Euro por unidade, e que pode revelar-se essencial quando as temperaturas sejam muito baixas.

Naturalmente, estes equipamentos não substituem aqueles que devem estar presentes em permanência numa viatura, como uma lanterna ou estojo de primeiros socorros, conforme descrevemos no passado, sendo tão somente um complemento durante o período mais frio, e cuja necessidade irá diminuindo progressivamente com a chegada do bom tempo.

quinta-feira, janeiro 04, 2018

Muda-se a perspectiva... 1ª parte

Demorou anos, mas é hoje inegável que as causas mais estruturais que estão na origem dos incêndios começam a ser apreendidas, e assuntos como a desertificação do Interior, o exodo das populações ou a insustentabilidade da economia nas áreas mais afectadas entraram no discurso político.

A abordagem contida em discursos e mensagens tem vindo a evoluir, tornando-se mais racional, mesmo perante a emotividade do momento, reconhecendo-se por parte de decisores e líderes políticos os erros cometidos e a necessidade de optar por vias diferentes, admitindo que o caminho seguido está esgotado, revelando de forma cada vez mais evidente o quão errada tem sido a perspectiva comummente adoptada.

Já não se olha para os incêndios como uma inevitabilidade ou um mero problema de combate, por vezes alargado a acções mais ou menos exporádicas de prevenção, e já se observa todo um cenário, complexo e algo assustador, que está na raiz de um problema que demorou muito a começar a ser apreendido nas suas várias causas.

Naturalmente, reconhecer o problema é um passo importante, mas insuficiente, faltando, numa primeira fase, elaborar os estudos e planos que permitam contrariar a tendência das últimas décadas e reequilibrar o País, voltando a dar-lhe a continuídade de um todo que, sendo heterogéneo, tem que ser uno e solidário, reconhecendo e valorizando as potencialidades das diferenças.

quarta-feira, janeiro 03, 2018

Equipamentos de Inverno para viaturas - 2ª parte

Em chapa metálica, com dimensões de 35 x 16.5 x 45.5 centímetros e um peso de 2930 gramas, estes "jerry cans" são mais leves, mas menos resistentes, do que as versões militares, tendo sensivelmente as mesmas dimensões e oferecendo a mesma capacidade interior e um sistema de fecho idêntico, pelo que as juntas de borracha normalizadas são também aqui utilizáveis.

Estão disponíveis versões em verde, numa cor tipicamente militar, mas brilhante, e em vermelho, sendo de prever uma forma de acondicionar os "jerry can", dado que devem ser transportados na vertical, quando possível, e devidamente fixos, o que pode implicar um suporte adequado ou cintas que os prendam a uma estrutura sólida do veículo.

O transporte de combustível em viaturas obriga ao uso de recipientes adequados, existindo limites legais, para evitar fugas ao fisco, e sendo recomendável que esteja presente um extintor, equipamento esse que, independentemente das situações e circunstâncias, devia ser obrigatório em qualquer veículo, podendo evitar danos graves e prejuízos substanciais.

Por pouco mais de um par de Euros, a tomada dupla com conectores USB, que se pode ligar directamente à cablagem de um veículo com instalação eléctrica a 12 volts, é um adicional que consideramos essencial nos dias de hoje, por ser o mais adequado para carregar uma grande variedade de equipamentos, incluindo a maioria dos actuais telemóveis.

terça-feira, janeiro 02, 2018

Internet móvel para equipamento de navegação - 3ª parte

Obviamente, pode-se inverter a situação e usar um telemóvel como "hotspot" e conectar via WiFi o equipamento de navegação, evitando assim o pagamento de um adicional no contrato, mas, caso recorram a operadores diferentes, também se pode cruzar as ligações, tendo ambos os equipamentos configurados como "hotspot" e ligados via WiFi, o que permite manter a conexão dos vários dispositivos desde que um operador esteja a fornecer o acesso.

Existem múltiplas possibilidades de configuração, sobretudo quando estão presentes ligações a diversos operadores, o que permite a existência de redundâncias, algo que, caso os equipamentos sejam utilizados em situações críticas, será sempre de ter em conta, sendo que o acréscimo de 5 Euros mensais, nestes casos, resulta um pequeno preço face às inegáveis vantagens oferecidas.

Com um cartão, no caso concreto da Vodafone, serão efectuados os testes ao equipamento de navegação de que dispomos, esperando começar a disponibilizar os resultados brevemente, testando igualmente configurações onde a presença de um telemóvel da MEO, igualmente com cartão 4G, venham a poder ser úteis em termos de redundância, sendo os resultados apresentados em textos futuros.

segunda-feira, janeiro 01, 2018

Feliz 2018

No início deste novo ano, desejamos a todos os nossos amigos e leitores, bem como às suas famílias e entes queridos, um 2018 muito feliz, no qual todo os vossos sonhos se tornem realidade.

Esta é um momento onde a reflexão recai sobre um conjunto de acontecimentos que marcaram o ano que agora termina, e cujo impacto se irá refletir no futuro, sendo imperativo que, sem demoras, se adoptem as medidas e acções para que as dolorosas lições de 2017 não sejam esquecidas.

Nesta altura de celebração, não nos iremos alongar em análises, nem iremos perspectivar o novo ano à luz dos eventos do ano que termina, sendo nossa intenção deixar, sobretudo, uma mensagem de esperança e de confiança no futuro.

A todos, desejamos um excelente ano de 2018, com muita alegria e paz

domingo, dezembro 31, 2017

Equipamentos de Inverno para viaturas - 1ª parte

Apesar de o Inverno português ser menos rigoroso do que nos países do Norte da Europa, existem precauções a tomar, estando disponíveis no mercado alguns equipamentos e dispositivos que reduzam os perigos da condução sob condições climatéricas particularmente adversas.

Destinado a desembaciar rapidamente os parabrisas, e a derreter neve que se tenha acumulado, caso tal se verifique, este modelo de desembaciador de 150W, que opera ligado à tomada de isqueiro, tem uma base orientável, que se fixa facilmente no "tablier", e proporciona um fluxo de ar quente ou à temperatura ambiente.

Assim, é possível desembaciar vidros ou pré-aquecer o interior do veículo, caso se opte pelo ar quente, ou, simplesmente, facilitar a circulação de ar interior, se a função de aquecimento não estiver ligada, proporcionando assim uma maior segurança, sobretudo na fase inicial da condução, quando a visibilidade fica mais obstruída e a temperatura é menos agradável.

Este modelo concreto pode ser adquirido por valores a partir de uma dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, perto de metade do que custa o "jerry can" de 20 litros com o adaptador ou "spout" para facilitar o seu uso, despejando o combustível no depósito de uma viatura, que também se aconselha a transportar, devidamente atestados, sobretudo em locais mais remotos.