sábado, dezembro 16, 2017

Instalar um "pod" num Defender - 1ª parte

Para adicionar um pequeno "pod" com diversos instrumentos, incluindo uma tomada USB dupla, uma tomada de isqueiro, e um voltímetro e amperímetro no Defender, é necessário proceder a algumas ligações eléctricas, unindo alguns segmentos de cabo, tendo optado por sistemas de encaixe, fáceis de utilizar e que dispensam soldaduras.

O esquema eléctrico em sí é muito simples, com um par de condutores a sairem da caixa de fusíveis, que no Defender fica muito próxima do local de instalação do "pod", cada um dos quais entra num conector, de onde saem três cabos, um para cada instrumento, sendo colocado um terminal adequado em cada extremidade.

Elemento central é, naturalmente, o cabo eléctrico isolado, de um único condutor, com 1.5 milímetros e até 21 amperes, cujo preço por metro fica abaixo de 1 Euro, e que deve ser suficientemente flexível para ser acomodado no espaço algo exíguo de um pequeno "pod" onde terão que ser efectuadas diversas ligações.

Em termos de conectores optamos pelos WAGO, Series 773, que são compatíveis com cabos eléctricos 18-12 AWG, permitindo até 400V a 24A, tendo a secção central de 10 AWG, sendo esta que une os diversos condutores, permitindo a passagem de corrente entre estes, que ficam assim todos ligados entre sí.

sexta-feira, dezembro 15, 2017

Equipamentos de navegação "Android" para veículos - 6ª parte

Justifica-se mencionar as diferentes variantes deste mesmo modelo base, nomeadamente aquelas que possuem capacidade de comunicação de dados via rede 3G ou 4G, conforme a versão exacta, e que permitem ser configurados como "hotspots", partilhando o sinal com outros equipamentos via rede WiFi, bastando para tal introduzir no respectivo "slot" um SIM de um operador móvel.

Em termos práticos, estes autênticos "routers" móveis, para além de proporcionar o acesso à Internet a outros dispositivos, podem ainda servir de "backup", caso possam igualmente aceder como cliente de outro "hotspot", como um "smartphone", algo que pode suceder caso os vários equipamentos recorram a diferentes redes móveis, pelo que basta que uma desta se mantenha activa para que todo um conjunto de terminais se mantenham conectados.

Sem o cartão SIM, este modelo, que se distingue exteriormente pelo "slot" adicional na rectaguarda, junto dos restantes conectores, tem exactamente as mesmas funcionalidades e configurações dos que não possuem esta característica, ficando o alerta para o facto de não ser possível adicionar um módulo de comunicações aos equipamentos que não o possuam de origem, o que se deve ter em conta na altura da aquisição.

Dependendo do fornecedor e de ser 3G ou 4G, esta funcionalidade terá um acréscimo de entre 20 e 50 Euros no preço final, tendo sido encontradas grandes variações, pelo que se justifica uma pesquisa nos "sites" mais comuns, como o EBay, Aliexpress ou Geekbuying, para citar apenas alguns, sendo certo de que este tipo de equipamento está presente em muitos outros.

quinta-feira, dezembro 14, 2017

Mau tempo revela efeitos do fogo - 2ª parte

Obviamente, nem tudo serão consequências dos incêndios, como o sucedido em S. Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, onde uma enorme derrocada colocou em risco habitações, comprometendo a sua acessibilidade, com viaturas retidas nas garagens, provocando danos em muros e destruindo o pavimento, numa zona onde já se tinham verificados aluimentos, sem ter sido atingida por fogos.

Portanto, torna-se necessário ter o discernimento necessário para não imputar aos incêndios todas as consequências visíveis durante o mau tempo, mas também não se pode deixar de incluir na já longa contabilidade dos fogos tudo quanto os tenha na origem, incluindo o total de vítimas mortais, mesmo que indirectas, sempre que exista, demonstravelmente, uma relação de causalidade.

No entanto, com mais de uma vintena de estradas nacionais cortadas durante o Domingo, devido a desmoronamentos, inundações, queda de árvores ou de neve, e mais de um milhar de ocorrências, das quais quase 800 eram devido a quedas de árvores, será de comparar o impacto resultante destas primeiras horas de mau tempo com os registos para situações e circunstâncias semelhantes, como forma de estabelecer algumas previsões para o futuro.

Incluindo os dados da 2ª feira seguinte, os números praticamente triplicam, incluindo a suspensão da circulação ferroviária na linha da Beira Alta, e aumentaram significativamente as queixas devido à falta de meios de limpeza da neve, começando a contabilizar-se danos de maior monta, incluindo em veículos e habitações, algumas das quais ficaram inabitáveis, obrigando a realojamentos.

quarta-feira, dezembro 13, 2017

Land Rover Owners de Janeiro de 2018 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Janeiro de 21018 da Land Rover Owners International, com o destaque a ir para um Defender personalizado, resultando num veículo dispendioso adaptado como uma "shooting brake", designação habitual para carrinhas luxuosas destinadas a circular fora de estrada, eventualmente em actividades relacionadas com a caça.

O restauro de um Discovery 2, as modificações de um antigo Serie, que fica transformado num carro de pista, um antigo Serie, esse sim, uma genuina "shooting brake" da época, as viagens em África num Defender 110, para além de passeios em Inglaterra, resultam em artigos interessantes e, nalguns casos inspiradores.

O artigo onde é abordada a preparação de veículos para o Inverno, muito mais rigoroso em Inglaterra do que entre nós, revela-se interessante para quem tem que conduzir sobre neve com temperaturas negativas, algo que facilmente ocorre no Interior centro e norte de Portugal, levanta um conjunto de questões sobre as quais convém refletir caso se transite neste tipo de condições.

Os diversos artigos técnicos, a apresentação de novos produtos, sempre complementada pela extensa publicidade temática, e o teste de alguns menos recentes ao longo de um período prolongado, bem como a descrição de actividades e a análise de alguns lançamentos, perspectivando o futuro da marca, complementam o primeiro número de 2018 daquela que é a mais importante revista independente dedicada à Land Rover.

terça-feira, dezembro 12, 2017

Mau tempo revela efeitos do fogo - 1ª parte

O mau tempo que se iniciou no último fim de semana constituiu um primeiro teste a uma consequência dos incêndios florestais que tende a ser minimizada, e que se traduz, entre outras, pela erosão de terrenos em áreas afectadas, queda de árvores danificadas ou inundações resultantes da menor capacidade de absorsão dos solos.

Com a atenção a centrar-se nos incêndios, concretamente nos danos imediatos, as consequências futuras tendem a ser descuradas, não obstante a sua inevitabilidade face à extensão ardida, do que resulta um número de locais vulneráveis extremanente elevado, sendo óbvio que em vários se verificarão os efeitos resultantes dos fogos.

Atribuídos, normalmente, ao mau tempo, o facto é que este apenas vem revelar e potenciar um conjunto de situações que têm outra origem e que não são prevenidas de acordo com o perigo que representam e a imprevisibilidade da sua evolução, que contrasta com a elevada probabilidade de vir a suceder.

O acidente em Marco de Canavezes, que provocou uma vítima mortal e um ferido ligeiro, quando uma viatura ficou imobilizada por uma pedra, tendo sido atingida por uma árvore que entretanto caiu, é exemplo das consequências do mau tempo, que nos dias de hoje já ninguém lembra que, na sua origem, poderão estar os incêndios que devastaram grande parte do País, pelo que tal pode ocorrer em áreas bastante extensas.

segunda-feira, dezembro 11, 2017

Equipamentos de navegação "Android" para veículos - 5ª parte

Os dados provenientes das câmara, tal como outros, ficam gravados no cartão de memória, podendo ser acedidos removendo-o do equipamento ou ligando este a um computador via cabo USB, sendo reconhecido como um vulgar dispositivo de armazenamento sobre o qual podem ser efectuadas as normais operações sobre ficheiros, como copiar, apagar ou mudar de nome.

A comunicação via "bluetooth" permite igualmente uma conexão com telemóveis, podendo assim, por exemplo, ser utilizado como um "kit" de mãos livres ou partilhar informação em tempo real com outros equipamentos que suportem este tipo de protocolo, sendo quase certo de que será o complemento ideal para o telemóvel do condutor.

Não sendo rádios, sem ligação a colunas ou amplificadores, permitem a comunicação com o rádio do veículo, transmitindo através deste, tal como muitos dispositivos feitos especificamente para o efeito, recorrendo a uma frequência padrão, tipicamente os 87.5 MHz.

Apesar de ser, sob muitos aspectos, um "tablet", podendo-se adicionar aplicações, o facto é que o espaço disponível para o efeito é reduzido, sendo desaconselhado instalar programas que não se destinem a navegação, ou seja, ao propósito principal deste equipamento, evitando sacrificar o desempenho ou mesmo a estabilidade do mesmo.

domingo, dezembro 10, 2017

O "Power Vent" da RDX

Apresentado recentemente pela "Bolt On Bits" e produzido pela RDX, o "Power Vent" é uma entrada de ar lateral para os diversos modelos de Defender com motores 300 Tdi, Td5 e Td4, vendida por perto de 20 Euros, a que podem acrescer portes, um valor superior ao do modelo de série, mas que implicará melhoramentos no desempenho.

Recomendado pela "Bell Auto Services" um dos especialistas na modificação de Land Rover, esta entrada de ar dinâmica é feita em plástico ABS de alta resistência e inclui parafusos em aço inoxidável e uma rede, destinando-se a substituir a entrada lateral plana que vem de série.

Se, por um lado, a ideia de uma tomada de ar dinâmica parece interessante, o facto é que é o motor, no seu funcionamento, que aspira o volume de ar necessário, pelo que este tipo de modificação só terá vantagem quando o sistema original tenha dificuldades em suprir as necessidades, podendo colocar-se esta questão no caso de o motor ter sido modificado directamente ou através da sua gestão electrónica, nos modelos que suportam esta opção.

Também se deve assinalar que, pela sua posição lateral fora dos contornos da carroçaria, mesmo que algo protegido pela aba da roda dianteira, esta entrada possar revelar-se vulnerável a impactos durante a condução fora de estrada, situação em que ramos desviados podem colidir com ela, podendo ainda, tal como acontece com os "snorkel", ser alvo das autoridades policiais.