sábado, outubro 07, 2017

Conjunto de chaves da Laser Tools

Não era nossa intenção adquirir algo semelhante, porque existem outras prioridades, mas ganhar o prémio da "Star letter" na edição de Agosto da Land Rover Owners, consistindo numa mala com chaves de diversos modelos, vai permitir suprir algumas falhas deste tipo de material, sempre dispendioso caso se pretenda uma qualidade aceitável, requisito essencial para um trabalho de qualidade. Este conjunto da Laser Tools, com a referência 6590, inclui um total de 171 peças de excelente qualidade, em crómio-vanádio, acomodadas dentro de uma caixa de plástico, resultando num conjunto facilmente transportável e muito flexível, estando presentes as medidas mais habituais na manutenção de veículos. Pela foto que ilustra o texto pode-se avaliar sumariamente da variedade de ferramentas incluídas no conjunto, com uma larga gama de medidas métricas, incluindo os acessórios destinados a facilitar a sua utilização, sendo possível encontrar a listagem completa de componentes no "site" do fabricante, onde estão presentes numerosas outras opções e equipamentos complementares.

Com um preço que varia entre os 160 e os 200 Euros, conforme a loja, esta é uma boa opção para quem precise deste tipo de ferramentas, seja um mecânico amador, seja mesmo um profissional, sendo particularmente adaptado a quem necessite de transportar ferramentas em expedições ou num dia a dia de reparações de veículos.

sexta-feira, outubro 06, 2017

O Baofeng BF-T1

A Baofeng, um dos fabricantes de rádios de comunicações mais conhecidos, disponibiliza um modelo de muito baixo custo, com um preço que ronda os 15 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, com o conjunto a incluir, para além do rádio, a bateria, carregador, auricular, "clip" para cinto e correia de transporte.

Este rádio opera nas frequências entres os 400 e os 470 MHz, em UHF e incluindo os 446 MHz, com uma potência entre os 0.5 e 1.0 W, dispondo de 20 canais, 50 CTCSS tone / 104 DCS code, tendo um alcance que pode ir, em condições ideais, até aos 5 quilómetros e podendo ser activado por voz.

Para aceder a todos os parâmteros de configuração é necessário o cabo e "software" deste fabricante, que pode ser adquirido na Internet e é compatível com diversos modelos da Baofeng, sem o que apenas se pode aceder à parte das opções acessíveis através dos menus e do teclado.

Muito fácil de configurar, com poucas teclas, todas em silicone, incluindo uma para alarme e outra para activar a lanterna integrada, este rádio com menos de 100 gramas e apenas 5.50 x 1.80 x 10.80 centimetros é leve e cabe na palma da mão ou num bolso, sendo adequado a comunicações de curta distância entre grupos.

quinta-feira, outubro 05, 2017

O Hudway Cast

Ainda em fase de desenvolvimento, o Hudway Cast é um sistema de visualização para conteúdos de navegação provenientes de dispositivos Android ou iOS que projecta a imagem numa superfície transparente, na linha de vista do condutor, algo que é vulgarmente designado por "Head Up Display" ou HUD, sendo muito utilizado na aviação militar.

Ao contrário de dispositivos mais baratos, e muito menos sofisticados, que se limitam a reflectir uma imagem, obviamente invertendo-a, o Hudway Cast, após ser emparelhado com o dispositivo móvel, inverte a imagem, pelo que a projecção é correcta, evitando assim confusões ou a necessidade de esta operação ser efectuada pelo próprio programa, uma opção raramente disponível.

É suportada a maioria das aplicações de navegação, bem como outras destinadas aos mais diversos fins, e este equipamento não interfere com as funções normais do telemóvel, permitindo continuar a efectuar e receber chamadas, enviar ou receber mensagens nos equipamentos Android, verificando-se, actualmente, algumas limitações a nível de iOS.

Espera-se que este equipamento esteja disponível a partir de Novembro, por um valor estimado, por extrapolação dos praticados durante o processo de angariação de fundos, que andará perto dos 180 a 200 Euros, acrescendo portes e, quase certamente direitos alfandegários, sendo esta uma solução eficaz e realista, mesmo que algo dispendiosa, para quem pretenda um sistema HUD num veículo que não a inclua.

quarta-feira, outubro 04, 2017

Opera 48 estável já disponível



Poucos dias após a versão de teste do Opera 49 estar disponível, a versão 48 estável deste "browser" pode ser descarregada para as habituais plataformas Windows, Linux e MacOS a partir do "site" oficial ou correndo a actualização, para quem disponha de uma versão estável já instalada.

O sistema de importação de "shortcuts" foi melhorado, para suportar o Edge e o Yandex, está disponível um novo atalho para captura de écrans, desapareceu a impopular sugestão de preenchimento automático de endereços e campos, foi implementado um sistema de conversão de unidades, fusos horários e moedas, melhorando assim a experiência do utilizador.

Mantém-se a VPN gratuita e o bloqueador de publicidade, bem como as anteriores funcionalidades, incluindo a integração com o Messenger do Facebook, com o Whatsapp e com o Telegram ou o "login" que permite partilhar dados de um utilizador pelos vários dispositivos que utiliza.

Apesar de não ter uma quota de mercado semelhante à de concorrentes como o Chrome, Firefox ou Edge, o Opera tem sido o nosso "browser" de eleição, em grande parte pela inclusão da VPN, o que o torna mais seguro em muitas situações, mas também pelo desempenho, estabilidade e funcionalidades oferecidas, razão que se justifica, pelo menos, que seja testado.

terça-feira, outubro 03, 2017

Bancos em tecido para crianças

Transportar uma criança no banco central dos Defender, e não só, revela-se complicado, dado que o cinto de segurança é apenas de dois apoios, ficando em redor da cintura do passageiro, o que inviabiliza a colocação das habituais cadeirinhas, destinadas a usar outro modelo de cintos.

Este assento em tecido resistente e lavável, com 65 por 30 centímetros, com um peso de perto de meio quilo, destina-se a crianças com entre os 2 e os 6 anos de idade, sentadas com a mesma orientação do banco, estando disponível em diversas cores, sendo fixo por correias ajustáveis.

Basta colocar e ajustar as correias de fixação em redor do assento, no sentido vertical e horizontal, para que o assente fique fixo, com a criança a ficar presa por um cinto de segurança autónomo, incorporado no banco, sendo certo que fica bem fixo, mas pode permitir algum movimento de rotação, por não incluir fixação na zona do assento, algo que devia ter sido contemplado na sua concepção.

Este assento custa pouco mais de uma vintena de Euros, incluindo portes, ocupa muito pouco espaço quando armazenado e mesmo em uso, e não depende do cinto de segurança original, podendo ser uma ideia a ter em conta, como forma de inspiração, caso o modelo que aqui apresentamos não correponda completamente às exigências ou não cumpra normas de homologação exigidas na lei.

segunda-feira, outubro 02, 2017

Pesquisar a privacidade no Google - 5ª parte

Já que para a maioria não existe a possibilidade prática de prescindir de todo um conjunto de equipamentos e das práticas a eles associadas sem perder um conjunto de vantagens ou funcionalidades essencias, a opção será a de diminuir a exposição, desactivando todas as conexões que, não estando em uso, continuam a sinalizar a presença e selecionando as opções que registem um mínimo de dados.

Assim, opções como o GPS, Wifi, "bluetooth" ou NFC, sempre que não em uso, deverão ser desactivadas, podendo inclusivé fazer o mesmo com o tráfego de dados, deixando apenas as funções básicas de chamadas de voz e mensagens activas, diminuindo quanto possível a precisão da localização do equipamento e que terá um maior efeito em zonas onde uma maior dispersão das antenas das redes móveis diminuam a precisão da triangulação.

Recorrer a um modelo de telemóvel mais antigo, sem o moderno conjunto de funcionalidades e sem um "login" de rede associado, naturalmente será sempre benéfico em termos de privacidade, ficando apenas a ser rastrado pelo operador de telecomunicações, mas não por um prestador de serviços, como o Google, junto do qual estes modelos deixam de estar autenticados salvo se acedendo a um serviço que implique autenticação, com a navegação na Internet para aceder ao correio electrónico.

Essencial será, sobretudo, selecionar medidas de privacidade que controlem a exposição de dados, já que quanto à sua recolha e armazenamento, mesmo que sem a autorização do utilizador, poucas certezas existem, sendo dúbio que opções como o suspender o registo de localização faça mais do que impedir a sua exposição durante um dado período, ficando os dados armazenados, embora ocultos.

domingo, outubro 01, 2017

Realidade virtual no Opera 49




A partir da versão 49 do Opera, ainda em versão de teste, quem dispuser de óculos de realidade virtual que obedeçam à norma API Open VR poderá ver vídeos em 360º em experiências de realidade virtual, sendo o primeiro navegador a implementar esta funcionalidade.

A nova versão irá detectar a presença de um dispositivo de realidade virtual compatível e a opção de visualizar o vídeo nesse modo irá surgir junto do botão de "pop up", com parte dos controles a serem efectuados através do movimento da cabeça do utilizador, que controla dessa forma o angulo de visão.

Mesmo os vídeos 2D ou 180º serão transformados, embora com as limitações inerentes ao formato, proporcionando uma experiência única, com uma muito maior imersão e interacção por parte do utilizador, estando em estudo novas formas de cooperação no sentido de aumentar a disponibilidade de vídeos que tirem maior partido das novas tecnologias envolvidas nesta versão do Opera.

Estão presentes na nova versão de teste, que já pode ser descarregada, outros melhoramentos a nível de funcionalidades e da estabilidade, corrigindo erros ou desempenhos menos adequados, mas será, sem dúvida, a nível da realidade virtual que o novo Opera irá deixar a sua maior marca.