sábado, agosto 12, 2017

Lisboa, cidade fechada - 33ª parte

Mas o experimentalismo e a incapacidade de reconhecer e corrigir erros tem sido paga pelos residentes de várias formas, não apenas pelo incómodo gerado, mas também financeiramente, como consequência de uma maior demora nas deslocações no bairro e do aumento de danos nos veículos estacionados, como consequência das estreitas faixas de rodagem resultantes de um projecto absurdo.

A foto que ilustra o texto é disto exemplo, sendo patentes os danos num veículo correctamente estacionado provocados por uma camioneta de caixa aberta da própria Câmara Municipal que procedia à recolha de objectos volumosos e, ao efectuar uma curva apertada, não conseguir realizar a manobra sem provocar danos.

Estamos a falar de uma manobra efectuada com cuidado, a velocidade muito reduzida, por um veículo de dimensões inferiores à da maioria das viaturas de dois eixos são utilizados pelos bombeiros e que, supostamente, poderão circular pelo bairro, pelo que, durante uma missão de socorro, a possibilidade de este tipo de acidente, e mesmo a impossibilidade de passar, será de prever, não obstante as declarações de responsáveis camarários.

É patente que a realidade, que se pode comprovar, desmente as teorias com que os residentes foram confrontados, sendo óbvio para todos que a circulação se efectua com dificuldades, lentidão e com uma elevada probabilidade de acidentes ou de, dependendo do tamanho do veículo, chegar ao seu destino em tempo útil, situação que, numa missão de socorro, terá consequências da maior gravidade e imputáveis aos autores e decisores do projecto.

sexta-feira, agosto 11, 2017

Configuração do Baofeng via PC - 2ª parte

Outra vantagem óbvia é a possibilidade de gravar ficheiros de parametrização, o que permite fazê-lo da mesma forma a diversos equipamentos, bastando carregar os parâmetros para o rádio numa simples operação, pelo que é quase instantânea efectuar este tipo de operação com resultados idênticos um largo conjunto de equipamentos.

Também os testes ficam francamente facilitados, tal como a reposição de uma parametrização, pelo que o habitual receio de efectuar alterações difíceis de repor é ultrapassado, diminuindo em muito o período necessário para optimizar um dado modelo e replicar essas opções para todo um conjunto, mesmo que os equipamentos estejam distantes, enviando um ficheiro, desde que no destino esteja disponível um cabo e o "software" instalado num computador com Windows.

É de salientar que o mesmo cabo serve para um fim completamente diferente, concretamente actualizar a programação interna de alguns modelos, descarregando um ficheiro que a vai reescrever na totalidade, naquilo que se pode designar por fazer o "flash" do "firmware", para usar uma expressão popular.

Esta operação, em teoria mais simples, dado que corresponde apenas a descarregar um ficheiro, transferindo-o de um computador para um rádio, é, efectivamente, muito mais delicada, devendo-se efectuar testes de comunicação prévios e verificando se a bateria do equipamento está suficientemente carregada, porque a sua interrupção pode implicar o envio do rádio para reparação.

quinta-feira, agosto 10, 2017

Desatascar nas férias - 3ª parte

Uma outra opção são os modelos em borracha, que se adaptam aos contornos do terreno, disponíveis em diversas dimensões e formatos, que devem ser selecionados de acordo com a dimensão original do pneu, de forma a aumentar substancialmente a superfície sobre a qual eles assentam, única forma de este acessório se revelar realmente eficaz.

Naturalmente, uma simples borracha texturada, com as dimensões e resistência adequadas, cortada à medida pelo proprietário, pode ser uma solução a ter em conta, podendo revelar-se menos dispendiosa do que um acessório desenvolvido para o efeito e que nem sempre terá uma melhor qualidade ou adequação do que um feito pelo próprio de acordo com as suas necessidades específicas.

A utilização é intuitiva, sendo apenas necessário colocar as pranchas junto dos pneus das rodas motrizes, na sua trajectória, podendo-se equacionar um segundo par caso seja um veículo com tracção integral, evitando transferências de potência que levem a perda de motricidade.

Será sempre bom adoptar comportamentos prudentes e uma condução defensiva, evitando atascamentos, que nem sempre são fáceis de resolver, mesmo com equipamentos adequados, e podem implicar o recurso a outras viaturas, mas a presença de alguns acessórios pouco dispendiosos pode ser de equacionar como forma de autonomizar a recuperação do veículo.

quarta-feira, agosto 09, 2017

Configuração do Baofeng via PC - 1ª parte

Uma das vantagens dos rádios Baofeng, e de modelos similares, é o facto de poderem ser parametrizados via computador, recorrendo a um cabo específico com um conector USB numa das extremidades e outro com dois pinos na outra e a um "software" específico.

Este tipo de cabos, para além de compatível com os Baofeng, suporta diversos rádios de outras marcas, como os Kenwood, TYT ou Wouxun, que possuem o mesmo tipo de contector de dois pinos para altifalante e microfone, enquanto o "software" depende do fabricante, pelo que é muito mais específico do que o cabo, suportanto apenas modelos de um mesmo fabricante.

Uma vez instalado o "software" num computador, é adicionado um controlador que permite reconhecer um rádio Baofeng quando ligado via cabo, sendo assim possível parametrizar muito mais facilmente cada equipamento, acedendo a uma extensa tabela onde os vários parâmetros e canais podem ser parametrizados com muita rapidez e muito menor possibilidade de erro.

Para além da trabalhosa selecção da frequência de cada um dos canais, bem como dos diversos parâmetros de emissão e recepção, mesmo outras opções a nível de teclado ou de écran estão disponíveis, dependendo as possibilidades do modelo específico do rádio e da versão do "software" utilizado para o efeito.

terça-feira, agosto 08, 2017

Princesinho, sete anos de saudades

Sete anos após ter partido, o Princesinho, continua a ser uma das recordações mais vivas e persistentes, não obstante uma vida muito curta, talvez de ano e meio, e um período de convivência que terá sido de alguns meses, durante os quais demonstrou um temperamento único.

O filhote da Princesinha era o exemplo de auto-suficiência a autonomia, capaz de trazer o seu próprio alimento, sobretudo sob a forma de aves, pelo que a sua permanência e toda a ternura que demonstrava, não eram motivadas pela dependência ou necessidade, mas pela sua própria escolha, o que lhe confere um valor muito especial.

Seja pelo sentimento de profunda injustiça por ter partido tão novo, ainda nem era adulto, seja pelas suas características únicas, um exemplo incrível de adaptação a estilos de vida completamente distintos, com uma vertente herdada dos seus ancestrais selvagens a que contrapunha a doçura típica de quem vive permanentemente numa residência, o Princesinho é o amiguito que provoca mais emoções.

Todos os anos, neste dia, é impossível não recordar este amiguito que demonstra que o valor está na intensidade com que se vive e não na duração de uma vida, deixando uma marca inesquecível e exemplar, com momentos únicos e que permanecem na memória de quem teve o previlégio de conviver com ele.

segunda-feira, agosto 07, 2017

Redes "tier" e rádios digitais - 4ª parte

Para populações dispersas, este tipo de rádio com repetidor poderá revelar-se uma forma de manter contacto mesmo em caso de quebra do serviço de comunicações a que recorrem habitualmente, possibilitando um pedido de ajuda desde que um dos nós da rede esteja fora da área onde a falha do operador se verificou, a exemplo daquilo que mencionamos previamente com os rádio CB.

No entanto, ao contrário dos rádios CB e PMR, os modelos VHF/UHF adquiridos no mercado necessitam de licença adequada passada pela ANACOM, sem o que, do seu uso, podem surgir problemas legais, pelo que aconselhamos a quem pretenda utilizar este tipo de equipamento informar-se quanto ao enquadramento em vigor na altura.

Actualmente, um rádio digital com este tipo de funcionalidades, completamente configurável, tem um custo que fica entre os 50 e os 60 Euros, um pouco mais do que um modelo analógico, mas que possui enormes vantagens, nomeadamente a função de repetidor, que será essencial em muitas utilizações e aumentará a segurança das populações mais isoladas em povoamentos dispersos mas com alguma continuidade.

domingo, agosto 06, 2017

O Monsoon bag

O Monsoon bag da "Front Runner Outfitters" é um saco impermeável, de grandes dimensões, que pode ser colocado no exterior de um veículo, preso a uma grade de tejadilho, por exemplo, protegendo o conteúdo dos elementos, seja eles chuva, lama ou poeira.

A base é em 1000D PVC revestida a TPE, os topos em 500D PVC igualmente revestidos a TPE e os lados em 600D PVC TPE, com as alças em nylon balístico, a base rígida em poliuretano com cobertura de nylon e as pegas em aço, sendo em cor negra com costuras em cinzento.

Este saco pesa 3.7 quilos e mede 660 x 450mm x 500 milímetros aberto e 660 x 450 x 250 quando fechado, tem um volume de 90 litros, com dimensões onde cabe uma "Wolf box", ficando alguma margem para outros objectos de menores dimensões que possam a caixa, pelo que é fácil de verificar o quão espaçosa é.

O conjunto, que inclui o saco, um saco de rede para transporte e uma base, e custa, ao câmbio actual, perto de 170 Euros, acrescendo portes, numa solução que fica entre as caixas de transporte rígidas e os sacos flexíveis, com um preço que apenas a elevada qualidade deste produto pode justificar.