sábado, abril 08, 2017

Defender "snow cowl" de linha branca - 2ª parte

Por não afectar o desempenho do motor, argumento por vezes utilizado para questionar a legalidade do "snorkel", esta peça não tem implicações legais, sendo certo que a versão em plástico pode surgir mais pacífica do que a metálica, material associado a uma conotação mais agressiva.

É de notar que existem versões para os Defender de condução à direita e à esquerda, sendo incompatíveis com o lado oposto, pelo que se deve ter em atenção, ao encomendar, escolher a versão do lado oposto ao do condutor, confirmando com o fornecedor, e evitando confundir RH, ou lado direito, com RHD, condução do lado direito, dado que têm como resultado peças para lados opostos.

A primeira foto, publicada na 1ª parte, apresenta um "snow cowl" para o lado direito, RH, adequado a veículos com condução à esquerda, LHD, conforme praticado entre nós, enquanto a segunda foto, que ilustra este texto, se destina a um veículo com condução à direita, RHD, e que se coloca no lado esquerdo, LH, sendo sempre de verificar com atenção o formato da peça, que acompanha o angulo do capot, e a designação da mesma, sendo, em caso de dúvida, de contactar o vendedor.

O preço unitário fica um pouco abaixo da vintena de Euros, acrescendo perto de uma dúzia para portes, que podem ser substancialmente reduzidos para cada unidade caso se encomende um conjunto destas peças, com o preço total a ficar, neste caso, perto dos 24 Euros, valor que consideramos como bastante competitivo.

sexta-feira, abril 07, 2017

"Creators Update" já disponível

Apesar de no sistema de actualizações normais o "Creators Update" ficar disponível apenas no dia 11, através do sistema de notificação proposto pela Microsoft é possível, desde já, proceder à sua instalação nos equipamentos com Windows 10 com capacidade e licenciamento adequados não incluídos em programas de antevisão ou teste.

Acedendo à página em que é solicitada a notificação, caso tal não tenha sido efectuado previamente no equipamento em questão, antecipa-se esta actualização, uma das mais pesadas e morosas em termos de processo de instalação disponibilizadas para o Windows 10, concorrendo nesta vertente com o "Aniversary Update" enquanto recorrendo ao "Update Assistant", se acede à mais recente actualização disponível.

A outra opção, é recorrer à criação do "media" através da ferramenta disponível no "site" da Microsoft, mas para quem opte por aguardar, tendo em conta o volume de dados a transferir, a actualização poderá efectuar-se diversas semanas após a disponibilização, como forma de evitar excessos de carga nos servidores da Microsoft e de tráfego na Internet, algo que penalizaria todos os utilizadores da rede, mesmo aqueles que não utilizam o Windows 10.

Tal como acontece com as grandes actualizações da Microsoft, esta é uma actualização essencial, implementando um conjunto de novas funcionalidades para além das correcções ao sistema operativo, tal como presentes nos "updates" periódicos, sendo de instalá-la quando possível, prevendo sempre que o equipamento a actualizar estará indisponível durante algum tempo.

quinta-feira, abril 06, 2017

Defender "snow cowl" de linha branca - 1ª parte

A protecção destinada a evitar a entrada de neve e detritos para o sistema de ventilação dos Defender, protegendo assim o respectivo motor, habitualmente designado por "snow cowl", é considerado um investimento a ter em conta por parte de quem resida em zonas mais expostas a nevões ou que transite habitualmente em locais onde a projecção de detritos seja frequente.

Quando a neve se acumula na grelha do sistema de circulação de ar, naturalmente este deixa de circular, enquanto a entrada de detritos pode ter como consequência danos no motor ou componentes do sistema, ou o seu entupimento, obrigando a uma reparação que, mesmo que seja pouco dispendiosa, resulta em incómodos.

Se os modelos militares, em metal, são francamente dispendiosos, a disponibilidade de um cada vez maior número de versões em plástico, seja as provenientes de fabricantes conhecidos, seja os que não possuem marca conhecida, mas são virtualmente idênticos, podem ser encontrados a preços cada vez mais baixos, sem com isso comprometer a funcionalidade, pecando apenas pela menor resistência física.

A instalação é extremamente simples, bastando desaparafusar a grelha existente sobre o guarda lamas, do lado direito no caso dos veículos de condução à esquerda, e aparafusar a nova peça, recorrendo ao conjunto de parafusos e acessórios incluídos pela maioria dos fornecedores.

quarta-feira, abril 05, 2017

O StarXtrem 6 - 6ª parte

Outra opção, é adquirir uma protecção simples, que se instala em redor do corpo do telefone, e que tem um preço que fica abaixo do Euro e meio por um par de unidades, sendo de equacionar, neste caso e no anterior, uma protecção para o écran em vidro resistente, que proteja de impactos e riscos.

É incluído, para além do equipamento, o carregador e respectivo cabo, que também serve para ligação física a um computador, auriculares, manual de utilizador, bastante simplificado, e, para quem não adquire via pontos, situação em que se considera ser uma aquisição para substituição de um modelo mais antigo, um cartão SIM com 2.50 Euros de saldo.

Caso seja adquirido via programa de pontos, este StarXtrem 6 tem um preço de 85 Euros, que consideramos perfeitamente aceitável para um equipamento com estas características, podendo igualmente ser adquirido a prestações por quem faça um contrato e adira ao débito directo, num total que será sensivelmente idêntico.

Este StarXtrem 6, também identificado como Hisense l830, se adquirido através de uma das opções mencionadas e não pelo preço de tabela, que se aproxima das duas centenas de Euros, será uma alternativa a ter em conta por parte dos clientes da MEO que necessitem de um dispositivo com desempenho médio e um écran que se aproxima do utilizado pelos "tablets" de menores dimensões.

terça-feira, abril 04, 2017

Fechos de segurança para Defender

Manifestamente, os Defender, nas suas diversas versões, não primam pela segurança contra intrusão, o que terá a ver com o conceito e processo de fabrico, mas também devido ao tipo de fechos utilizados, que derivam dos instalados nos antigos Serie, resultando num conjunto inadequado a uma protecção eficaz e distante dos parâmetros actuais.

A "Land Rover Defender Security" propõe um conjunto de fechaduras de segurança, em diversos tipos de conjuntos, adequados aos vários modelos de Defender, destinados a proteger contra intrusões, funcionando de forma independente dos fechos de origem e podendo ser trancadas fisicamente, tal como acontece com os fechos de segurança para crianças, resultando numa solução robusta.

Este conjunto tem certificação completa Thatcham, com segurança contra arrombamento e prefuração, sendo concebido e produzido especificamente para os Defender, com a sua especificidade a ter reflexos na qualidade e adequação, bem como no preço, que se aproxima das três centenas de Euros para um conjunto completo.

A mesma empresa tem no seu catálogo muitos outros acessórios, incluindo grades para o interior dos Defender, caixas de segurança, protectores para a porta OBD2, bloqueadores para pedais, alavancas das caixas e volante, sistemas de seguimento e localização, numa panóplia de opções destinadas a proteger este popular modelo da Land Rover contra furtos e intrusões.

segunda-feira, abril 03, 2017

O StarXtrem 6 - 5ª parte

Apesar de dotado de um écran com vidro tipo "gorilla 3", este equipamento não transmite uma sensação de solidez, com as suas dimensões a fazerem recear algum tipo de torsão, e não aparentando uma qualidade de construção excepcional, ficando-se pela mediana, sendo obviamente inferior aos modelos com revestimento metálico, mais fáceis de encontrar numa gama superior.

Tal como com outros equipamentos, mas sobretudo nos de maiores dimensões, é sempre um bom investimento adquirir uma capa de protecção, tão envolvente quanto possível e, se possível, reforçada nos cantos, e um bom protector de écran, que não aumente os reflexos, nem implique dificuldades a nível táctil, preferencialmente fácil de substituir e que seja adquirido em conjuntos com algumas unidades.

Infelizmente, existem muito poucos acessórios para este modelo, pelo que, enquanto estes não surgem, sugerimos a aquisição de uma capa em silicone para o iPhone 7 Plus, que tem as mesmas dimensões, mas é mais estreito, e que oferece alguma protecção, sobretudo a nível lateral e nos vértices.

Esta capa tem que ser adaptada no local do botão de ligar, do altifalante e da câmara traseira, sendo necessário recortar a borracha de forma a que o acesso seja funcional, obtendo-se assim uma solução provisória por um preço que fica pelos 3 Euros.

domingo, abril 02, 2017

Land Rover Owners de Primavera de 2017 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Primavera de 2017 da Land Rover Owners International, com o destaque de capa a ir para um comparativo entre os vários Defender, começando pelos Tdi, passando pelos Td5 e terminando nos TDCi, com que a produção deste icónico modelo foi encerrada e onde estavam presentes os últimos refinamentos possíveis num veículo originário dos anos quarenta.

Os teste efectuados ao novíssimo Discovery 5, incluindo em areia, num cenário de deserto, com todos os recursos electrónicos a serem testados e comparados com as antigas soluções mecânicas, a recuperação de um Discovery 2, provavelmente salvo da destruição num ferro velho, ou o restauro de um Tickford, um modelo raro e que para alguns antecede o Range Rover como o primeiro modelo da marca a proporcionar algum conforto, são indiscutivelmente artigos interessantes que vale a pena ler com atenção.

Também merecem destaque o artigo sobre condução fora de estrada, para fins lúdicos, com um conjunto de alertas e chamadas de atenção, um antigo Serie 2 que ainda se revela como um útil veículo de trabalho, bem como a descrição de passeios e expedições, com alguns trajectos em França, na zona de Champagne, ou algumas reparações que os mais habilidosos, e com meios adequados, podem efectuar, poupando algum dinheiro.

Estão ainda presentes a apresentação de novos produtos, alguns deles patrocinados e complementados por uma extensa publicidade temática, incluindo-se aqui sistemas de localização, como protecção conta furtos, os habituais guias de compras, adaptados ao mercado britânico, bem como a descrição de actividades de clubes relacionados com a marca, num número interessante e que levantará alguma polémica entre os adeptos do Defender, muitos dos quais não concordarão com o veredicto do comparativo que vem incluído.