sexta-feira, outubro 06, 2017

O Baofeng BF-T1

A Baofeng, um dos fabricantes de rádios de comunicações mais conhecidos, disponibiliza um modelo de muito baixo custo, com um preço que ronda os 15 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, com o conjunto a incluir, para além do rádio, a bateria, carregador, auricular, "clip" para cinto e correia de transporte.

Este rádio opera nas frequências entres os 400 e os 470 MHz, em UHF e incluindo os 446 MHz, com uma potência entre os 0.5 e 1.0 W, dispondo de 20 canais, 50 CTCSS tone / 104 DCS code, tendo um alcance que pode ir, em condições ideais, até aos 5 quilómetros e podendo ser activado por voz.

Para aceder a todos os parâmteros de configuração é necessário o cabo e "software" deste fabricante, que pode ser adquirido na Internet e é compatível com diversos modelos da Baofeng, sem o que apenas se pode aceder à parte das opções acessíveis através dos menus e do teclado.

Muito fácil de configurar, com poucas teclas, todas em silicone, incluindo uma para alarme e outra para activar a lanterna integrada, este rádio com menos de 100 gramas e apenas 5.50 x 1.80 x 10.80 centimetros é leve e cabe na palma da mão ou num bolso, sendo adequado a comunicações de curta distância entre grupos.

Sem comentários: