domingo, julho 16, 2017

O "zeltbahn" - 1ª parte

O "zeltbahn" ou pano de tenda é uma peça de tecido resistente, em formato normalmente triangular, com 250 x 200 x 200 centímetros, na sua versão mais comum, e que pode ser utilizado para diversos fins, o que o torna especialmente flexível e apto para diversos usos civis e militares.

Juntamente com o pano de tenda são fornecidos acessórios como os paus, ou prumos, desmontados, as estacas e corda em extensão e quantidade para dar origem a um conjunto de configurações que, normalmente, implicam a utilização de mais do que uma única unidade.

Utilizado por diversos exércitos, como o alemão, russo ou finlandês, com modelos e padrões específicos, os "zeltbahn" permitem usos individuais, como substituito de um poncho, ou como uma pequena tenda ou abrigo individual, mas também reunindo diversas unidades, dando origem a abrigos de maiores dimensões.

Em termos individuais, o uso mais simples é como um simples poncho, passando a cabeça pela abertura existente e recorrendo, caso assim se pretenda, aos numerosos botões existentes ao longo do perímetro para proceder a algum ajustamento ao corpo que, inevitavelmente, será sempre bastante flexível e com uma forma bastante larga.

Sem comentários: