sábado, dezembro 31, 2016

Nova versão do Land Rover Serie 3 da Italeri

Não obstante os anos, os Land Rover Serie continuam populares entre os modelistas, pelo que a Italeri decidiu dar uma nova vida ao seu conhecido modelo, na escala 1/35, adicionando novas peças que permitem a este Serie 3 109" poder ser contruído noutras versões.

Para além da cobertura em lona, é agora incluída uma capota rígida com janelas e o anterior conjunto de decalques foi substituído por outro, destinado, sobretudo, a reproduzir algumas viaturas utilizadas pela "Guardia Civil" espanhola durante os anos 70.

Devemos acrescentar que em Espanha, nos anos 70, a maioria dos veículos deste tipo não eram Land Rover, mas os Santana, produzidos localmente ao abrigo de um acordo, pelo que seria de esperar que tal fosse traduzido neste "kit", mas não será de excluir que alguns veículos produzidos em Inglaterra tenham sido utilizados pela Guardia Civil com esta decoração.

Relativamente a este "kit", já nos pronunciamos no passado, sendo de qualidade aceitável, correcto nas linhas, embora com alguns detalhes simplificados, algo normal neste tipo de modelo onde zonas menos visíveis não incluem todos os componentes do veículo real, mas o aspecto final resulta agradável e repoduzindo adequadamente este clássico da Land Rover.

sexta-feira, dezembro 30, 2016

Testes da Deco dão vantagem a rede móvel da Vodafone - 1ª parte

Um recente estudo da Deco-Proteste revela que a melhor rede móvel de dados é a da Vodafone, com larga vantagem sobre a MEO e sobre a NOS, última deste estudo onde participaram 22.000 utilizadores que recorreram a uma aplicação compatível com as redes 3G e 4G.

A Vodafone obteve os melhores resultados em 15 dos 18 distritos de Portugal Continental em testes que incluem "download", "upload", "streaming" de vídeo e navegação, simulando assim a utilização mais comum de um dispositivo móvel que, naturalmente, irá variar conforme os hábitos e necessidades de cada utilizador individual.

Será sempre de descarregar a aplicação e efectuar os testes, que serão diferentes conforme o local exacto, e deverão ser repetidos nos locais onde se pretendam efectuar acessos com maior frequência, estabelecendo assim uma classificação de acordo com as necessidades individuais que, naturalmente, poderão não coincidir com os resultados gerais do teste onde a Vodafone, apesar de uma manifesta vantagem, não vence em todos os distritos.

Mesmo em distritos onde um dado operador obteve a melhor cobertura, certamente existirão áreas onde não estarão em vantagem, existindo a possibilidade de zonas em que não existe sinal, o que ocorre sobretudo em zonas montanhosas do Interior do País onde nem sequer é possível efectuar uma simples chamada de telemóvel e, portanto, o uso de dados é completamente impossível.

quinta-feira, dezembro 29, 2016

Google "Trusted Contacts"

A aplicação do Google "Trusted Contacts", disponível para a plataforna "Android", em versões 4.4 e posteriores, vem responder a uma infeliz necessidade do Mundo actual, onde acidentes e atentados causam a inquietação de todos quantos sabem que um ente querido está perto de um local onde tenha acontecido uma tragédia e queiram saber como ele se encontra.

Ao adicionar família e amigos próximos aos "Trusted Contacts" e permitir a estes que peçam a localização do utilizador da aplicação, caso não haja resposta, estes são avisados da localização, sendo que, se tudo estiver bem, basta indicá-lo para que se mantenha a privacidade, não fornecendo o local, mas sossegando que esteja preocupado.

A aplicação necessita ainda de melhoramentos, em termos de funcionalidades, estabilidade, rapidez, gasto de bateria ou mesmo na precisão da localização, mas o facto de, mesmo que o equipamento esteja desligado, haver uma resposta, com a informação possível, não deixa de ser interessante e um recurso a ter em conta, sobretudo em deslocações no estrangeiro.

Esta aplicação interliga-se com outras do "universo" Google e depende de recursos de rede para envio de informações, mas estas ficam alojadas nos servidores, salvaguardadas em caso de falha de ligação do equipamento, pelo que devem ser equacionadas as óbvias questões a nível de privacidade não apenas na altura da sua partilha, pelo que sugerimos a sua instalação e utilização apenas em situações de necessidade.

quarta-feira, dezembro 28, 2016

Casas em madeira e projectos rurais - 4ª parte

Num país onde o Interior se encontra cada vez mais desertificado, o turismo rural, complementado por diversos tipos de actividade, revela-se cada vez mais essencial, não apenas em termos económicos, mas também como forma de solidariedade e complementaridade, sobretudo em projectos que incluam as populações locais e valorizem as suas actividades, sendo a falta de apoios e o elevado investimento inicial os principais obstáculos com que muitos empreendedores se deparam.

Os projectos que temos concebido são de baixo preço, podendo começar com um terreno e uma única habitação, de construção tradicional, mesmo que de dimensões reduzidas, e um conjunto de abrigos, que podem ser instalados à medida das necessidades e ao ritmo de expansão do empreendimento, resultando num núcleo que deverá manter-se sempre com um número restrito de habitações, evitando assim desequilíbrios ou impactos ambientais negativos.

Em contrapartida, estes pequenos núcleos estão pensados para funcionar em rede, cada um com as suas particularidades que advêm não apenas do tecido local onde se integram, mas também da especificidade das actividades propostas por cada um, diferenciando-os a vários níveis, o que permite que os visitantes transitem de um lugar para outro encontrando sempre novas experiências e realidades.

Com um investimento módico, sabendo-se que em muitas zonas do Interior o preço da habitação e dos terrenos é baixo e, em diversos concelhos, existem incentivos e apoios, o recurso a abrigos em madeira pode constituir um excelente ponto de partida para um empreendimento não apenas rentável, mas compensador a nível pessoal, sobretudo para aqueles que se queiram afastar da rotina das cidades e optar por um estilo de vida mais são.

terça-feira, dezembro 27, 2016

Lanterna multi-funcional

As lanternas com multiplas funções, baseadas em lâmpadas LED, com luz muito brilhante, capaz de provocar efeito de cegueira, accionadas por um interruptor simples, com funcionamento rotativo, destinadas a operar mesmo sob chuva ou condições adversas, são cada vez mais populares, constituindo uma boa opção para praticantes de actividades ao ar livre.

Esta lanterna, para além da sua funcionalidade nativa de iluminação, inclui uma ponta de alta resistência, capaz de partir vidros, e, no seu interior, uma lâmina, com serrilha do lado oposto, que pode cortar cintos de segurança, pelo que a sua utilidade no interior de uma viatura poderá ser interessante.

Este modelo, em metal de cor negra, tem um comprimento de 163 milímetros e um diâmetro de 19, opera com voltagens entre os 0.8 e os 1.5 volts, proporcionado por uma bateria AA ou 14500, que alimenta uma lâmpada LED tipo CREE XP-E com um fluxo luminoso de 1000 LM.

Com um aspecto sólido, uma textura que permite empunhar com segurança, mesmo no momento de impactos, revela-se com um bom acabamento, muito fácil de transportar, com dimensões semelhantes às de uma caneta, tem um preço que começa um pouco abaixo dos cinco Euros, substituindo um conjunto de outros equipamentos que, conjuntamento, serão bastante mais dispendiosos, razão que nos leva a sugerir esta lanterna aos adeptos de actividades no exterior.

segunda-feira, dezembro 26, 2016

Casas em madeira e projectos rurais - 3ª parte

O facto de esta casa ser quadrada facilita a disposição de equipamentos e mobiliário, aproveitando-se ao máximo a área disponibilizada que perde muito pouco espaço útil, com as próprias áreas de passagem a duplicarem a sua utilização para outros fins, dependendo da organização do espaço e das actividades em curso num dado momento.

Caso modificada de acordo com um projecto próprio, o que implica uma maior extensão de parede interior e novas janelas, a que acresce todo o equipamento e mobiliário, o preço praticamente duplica, dependendo, obviamente, da qualidade do material utilizado e dos acabamentos, com o valor a quase duplicar, mas ficando, ainda assim, numa gama de preços muito competitiva quando comparada com outras opções.

Existem ainda diversas formas de complementar funcionalmente este tipo de abrigo, tal como de os posicionar, podendo ser colocados sobre plataformas elevadas, diminuindo a pegada ambiental e aumentando o nível de segurança e mesmo de privacidade, sendo possível aproveitar o espaço inferior de formas diversas, resultando numa mais valia para o conjunto.

Os avanços técnicos e tecnológicos, a implementação de redes de comunicações físicas e virtuais mesmo em locais remotos, e o surgimento de novos fornecedores, oferecendo soluções inovadoras e preços competitivos, facilita o desenvolvimento de projectos longe dos grandes centros urbanos sem, com isso, perder um conjunto de funcionalidades que, nos dias de hoje, consideramos como essenciais para qualquer actividade profissional.

domingo, dezembro 25, 2016

Feliz Natal de 2016

Tal como nos anos anteriores, vimos desejar a todos os nossos amigos e leitores e respectivas famílias um Natal muito feliz e de agradecer, mais uma vez, a vossa presença e apoio ao longo dos anos em que mantemos este "blog", e, especialmente, durante o ano de 2016, agora prestes a terminar.

Esta é uma época festiva, de esperança e de renovação, onde queremos sobretudo lembrar tudo o que de positivo o ano de 2016 teve, sem esquecer tudo o que de mais negativo ou penoso que tenha ocorrido, onde a partida da Princesinha merece especial recordação, e renovar a esperança para o ano de 2017 que se aproxima e para as oportunidades que certamente encerra.

Também queremos lembramos sobretudo aqueles que sofrem, aos quais manifestamos a nossa solidariedade e compreensão, mas também todos quantos lutam por um Mundo melhor e deixam a sua marca, mesmo que desconhecida pela esmagadora maioria, a quem prestamos a nossa homenagem.

Para todos, os mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.