sábado, maio 14, 2016

Renovar equipamentos informáticos - 4ª parte

Para quem tenha alguns conhecimentos técnicos, ou os serviços de que os tenha, adquirir um equipamento com alguma limitação, como a falta de um disco, leitor de DVD ou mesmo fonte de alimentação, pode, desde que feitas as contas, revelar-se favorável, sendo certo de que este tipo de computadores são comparativamente pouco valorizados, mesmo pelo mercado restrito a que se destinam.

Naturalmente, substituir um computador pode implicar trabalho e "know how", sobretudo na transferência da informação, mas também na integração com outros equipamentos ou na inclusão num sistema alargado, podendo implicar o recurso a um especialista, mas este será um preço a pagar para manter uma plataforma segura, fiável e com um desempenho adequado e compatível com as exigências actuais.

Tal como referimos em textos anteriores, continua a ser possível obter um computador, com respectivo écran TFT de 19", por perto de uma centena de Euros, sendo que, mantendo-se o preço, as capacidades evoluiram, e o sistema operativo pode, até perto do final de Julho, ser o mais recente da Microsoft, o que justifica, havendo possibilidade, renovar alguns equipamentos mais antigos e cuja manutenção em funcionamento tem implicações a nível de productividade.

sexta-feira, maio 13, 2016

"Maptrek" sucede a "Androzic" - 3ª parte

Destinando-se a ter capacidades "offline" e a complementar ou substituir outros programas, é possivel importar os formatos GPX e KML, bem como gravar percursos operando em "background", ou seja, sem interferir com outras aplicações que façam uso do écran do dispositivo.

Portanto, nesta fase, o "MapTrek" não é para qualquer um, exigindo um conjunto de conhecimentos de base para o por em funcionamento, para além de um ainda raro dispositivo com o "Android" 6.0, mas este é o início de um projecto que, pelos antecedentes do seu autor, cremos ser promissor e vir a resultar num dos melhores programas de navegação no âmbito dos dispositivos móveis.

Relativamente ao agora extinto "Androzic", queremos apenas alertar para a necessidade de salvaguardar dados pessoais ou de navegação, caso existentes, antes de desinstalar o programa, situação em que são perdidos, estando, actualmente, assegurado que não surgirão novas versões ou actualizações para o que foi um dos programas de orientação mais populares para dispositivos móveis.

Enquanto se espera por uma versão "beta", mais próxima da final, e pelo alargamento do número de funcionalidades suportada e correcção de alguns erros, sugerimos, a quem possua um equipamento adequado, que comece a testar o novo "MapTrek", na perspectiva de que este pode vir, no futuro, a ser uma das escolhas favoritas por parte de quem recorre a este tipo de programa de orientação.

quinta-feira, maio 12, 2016

Prateleira interior da Mobile Storage Systems para Defender

Já mencionamos por diversas vezes os produtos da Mobile Storage Systems, uma empresa inglesa que propõe diversas soluções inovadoras para arrumação interna, entre elas algumas destinadas aos Land Rover Defender, como a prateleira que hoje apresentamos e se destina aos veículos construídos após 2007, a qual pode ser adquirida por pouco mais de duas centenas de Euros.

Esta solução, que basicamente é uma prateleira de alta qualidade e rigidez, utiliza a mesma furação dos Defender construídos a partir de 2007, concretamente aquela por onde passam os parafusos que prendem o tejadilho aos paineis laterais, o que facilita a instalação e remoção e dispensa novos furos, pelo que todo o processo é completamente reversível.

Após posicionada, esta prateleira metálica, cortada por equipamentos de controle numérico, não limita a visibilidade do condutor, embora possa obscurecer o interior, caso o veículo possua janelas superiores, sendo o local adequado para objectos compridos, desde que leves, ou roupas, cordas e outros pequenos volumes que caibam no espaço que vai até ao tejadilho.

O peso, incluindo fixações, ronda os 15 quilos, e as dimensões externas, sem as fixações, são de 1220 x 700 x 35 milímetros, correspondendo aos sentidos da largura, que atravessa todo o veículo e comprimento, ou profundidade da plataforma, e o fornecedor inclui um tapete de borracha para evitar deslizamento dos objectos transportados que, mesmo assim, necessitam de ser corretamente acondicionados.

quarta-feira, maio 11, 2016

"Maptrek" sucede a "Androzic" - 2ª parte

Nesta fase inicial, os testes destinam-se à Austrália, Chipre, Alemanha, Polónia e Rússia, e o "Maptrack" suporta apenas o novo "Android" 6.0, mas interessados noutros países podem descarregar a aplicação, que, ao abrigo de uma licença GNU 3.0, pode ser alterada, modificando o código base, o que, naturalmente, implica conhecimentos de programação.

Para a implementação corresponder ao projecto do autor, são necessários novos mapas, um trabalho particularmente moroso e dispendioso, pelo que o "MapTrek" recorre, actualmente, aos mapas vectoriais do "MapsForge", que podem ser descarregados do respectivo "site", tendo como alternativa os mapas mais detalhados do "OpenAndroMap".

Até ser implementada a funcionalidade de descarregar mapas através da aplicação, os mapas a utilizar têm que ser descarregados manualmente pelo utilizador, eventualmente via computador pessoal, e, recorrendo a um programa adequado, colocá-los no armazenamento interno do dispositivo, na pasta Internal Storage/Android/data/mobi.maptrek/files/maps.

Também são suportados mapas tipo "raster", criados através do "SAS.Planet", o que permite usar como fonte virtualmente qualquer mapa, tal como o formato RMaps, para exportação, enquanto o MBTiles será suportado num futuro próximo.

terça-feira, maio 10, 2016

12ª edição do catálogo da Britpart disponível

Já se encontra disponível para descarga no "site" da empresa a 12ª edição do catálogo da Britpart, um dos mais conhecidos fornecedores de peças, equipamentos e acessórios para Land Rover, podendo, ainda, ser enviado, a pedido, para endereços em Inglaterra.

O catálogo, em formato PDF, tem um total de 115 páginas, incluindo imagens e detalhes do material deste fabricante e distribuidor, pelo que a descarga pode ser algo lenta, com o ficheiro a ocupar 126 Mb de armazenamento, podendo ser lido através do Acrobat Reader ou de um simples navegador de Internet.

Independentemente de um juízo valorativo relativamente à qualidade de algumas peças ou equipamentos, descarregar este catálogo justifica-se plenamente, dado o seu extenso conteúdo e o manancial de informação nele contido, abrangendo as mais diversas áreas de produção, bem como as diversas linhas que comercializa.

Justifica-se plenamente descarregar este ficheiro e ver os numerosos items nele contidos, seja para efeitos de uma possível aquisição, seja para comparar com outros fabricantes, seja mesmo tão somente para conhecer o que um dos maiores distribuidores do mercado pode oferecer, como forma de inspiração para o futuro.

segunda-feira, maio 09, 2016

"Maptrek" sucede a "Androzic" - 1ª parte

Anos atrás, a navegação em "Android", exceptuando o recurso ao sistema de mapas do Google, tinha uma oferta limitada, com o OziExplorer a ter a primazia, mas a rápida expansão desta plataforma aberta favoreceu o aparecimento de cada vez mais soluções no âmbito da orientação e da cartografia digital.

O "Androzic", concebido por Andrey Novikov, foi uma das primeiras alternativas ao OziExplorer para plataformas móveis, tendo recentemente sido descontinuado, enquanto o seu criador apresenta uma nova solução, denominada "Maptrek", ainda em fase de desenvolvimento, com versões "alpha", o que corresponde a um estágio ainda inicial, disponíveis para descarga.

O projecto, que corresponde ao que o autor considera serem as suas necessidades, deu-se início em 26 de Agosto de 2015 e o novo produto tem como objectivos ser rápido, leve, possuir um "interface" intuitivo, implementar soluções de interacção modernas e suportar mapas vectoriais do tipo OSM e estará disponível numa versão gratuita e noutra paga, que possui um conjunto de funcionalidades alargada.

Após oito meses de desenvolvimento, embora o protótipo necessite de aperfeiçoamentos, está pronto para ser partilhado e testado pelo público, com as funções essenciais, como a gestão de itinerários, o sistema de orientação, a descarga de mapas e a importação de dados externos ou o suporte para "tablets" já funcionais, o que permite o seu uso, mesmo que com algumas limitações.

domingo, maio 08, 2016

Renovar equipamentos informáticos - 3ª parte

Não podemos deixar de lembrar que, como resultado da política de "upgrades" da Microsoft, que permite a actualização gratuita de outros sistemas operativos para o Windows 10 durante o período de um ano após o lançamento, a aquisição de computadores que se destinem a efectuar o "upgrade" deve ser efectuada com alguma antecedência, sugerindo-se que a compra seja efectuada até finais de Junho, para haver tempo para entrega, instalação inicial e todo o processo de actualização.

O valor de um sistema operativo não gratuito é substancial, podendo ultrapassar o do próprio equipamento no qual é instalado, o que pode, só por sí, justificar recalendarizar aquisições, sendo certo que, em termos legais, as licenças não são transferíveis, ou seja, não é possível passar a licença de um computador para outro, mais recente, mantendo a respectiva autenticidade, situação que pode ser detectada pelo fabricante durante actualizações.

Um computador, com processador "dual core", 4 Gb de RAM e disco de 250 Gb, portanto que permite ser utilizado num trabalho administrativo sem penalizar o utilizador, com um sistema operativo Windows 7 Professional, pode rondar a meia centena de Euros, com possibilidade de "upgrade" gratuito para Windows 10 até 29 de Julho, pelo que será, igualmente, um investimento a ter em conta.

Obviamente, modelos com melhor desempenho, mesmo que reconstruídos, seráo mais dispendiosos, atingindo facilmente duas a três centenas de Euros, mas o investimento é para um prazo mais prolongado e, sobretudo, para funções mais exigentes, onde cálculos complexos ou gráficos elaborados obrigam a dispor de maiores recursos de processamento a vários níveis.