sábado, fevereiro 27, 2016

Partilha de localização via "Glympse" - 2ª parte

É de notar que o receptor pode dispensar a aplicação, dado que para ler uma posição via SMS ou mail se recorre ao programa habitual, tal como para visualizar coordenadas numa rede social, sendo, obviamente, de ter acesso a um mapa digital e possuir rede de dados para acesso à Internet caso o mapa não esteja presente em "cache".

Estão disponíveis diversas versões, adaptadas a distintos usos, como a pé ou em veículo, sendo essencialmente idênticos, na sua raiz, mas com adaptações que tornem o uso e visualização mais simples e intuitiva, como a integração em sistemas de correio electrónico ou mensagens, implementando um teclado, mas sendo todos compatíveis entre sí.

É de notar que o "Glympse" para veículos se integra de forma transparente com o sistema "Mirrorlink" presente nos grupos VAG e PSA, bem como nos equipamentos que implementam a "Pioneer App Radio", acrescentando ao conjunto novas funcionalidades que complementam as nativas.

Existem diversos programas com funcionalidades semelhantes, ou destinados ao mesmo fim, que podem ou não implicar uma subscrição paga e um servidor centralizado, sendo o "Glympse" um bom exemplo a explorar por eventuais interessados, mesmo que, por alguma especificidade ou necessidade particular, a opção final seja por outra solução.

sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Soluções de armazenamento interno para Defender - 3ª parte

Naturalmente, sendo cada lado independente, é sempre possível instalar este sistema apenas de um dos lados, mas sempre tendo em atenção que mesmo assim pode tornar incompatíveis outras opções, por ocuparem o mesmo espaço interior, de forma directa ou indirecta, o que implica um planeamento cuidado e optar pela solução mais adequada, não apenas em termos de aproveitamento de espaço e acessibilidade, mas também de equilíbrio e distribuição de pesos.

Outra opção, das mais comuns, é a caixa que fica na rectaguarda da divisória de carga e que possui o recorte das cavas das rodas, as quais podem ter diferentes profundidades, como 50 ou 100 centímetros, e cujo preço varia entre os 500 e os 800 Euros, conforme o modelo exacto e as respectivas especificações.

Uma das óbvias vantagens deste tipo de caixa inteiramente metálica é a segurança que oferece, com a tampa a ser fechada por um par de trancas com chave, enquanto do lado oposto uma longa dobradiça dificulta qualquer tentativa de arrombamento, a única forma prática de, sem chaves, aceder ao interior.

Um modelo comum em alumínio com 2 milímetros de espessura, inteiramente soldado, tem 140 x 50 x 50 centímetros e pesa aproximadamente 20 quilos, podendo ser removida caso o espaço seja necessário para outros fins, sendo óbvio que entra em conflito com os sitemas de armazenamento que mencionamos anteriormente.

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Até sempre, minha Princesinha...

Quase de repente, pelas 17:00 desta quarta feira, dia 24 de Fevereiro, a Princesinha, companheira de uma década, partiu para junto dos seus, encerrando uma longa história de gatos neste bairro ao desaparecer a última sobrevivente conhecida de uma família que conseguiu sobreviver anos quase no meio da cidade de Lisboa

A presença desta gatinha única, uma mãe fantástica, das poucas capazes de criar filhotes em meio urbano, uma saltadora extraordinária, deixa memórias inesquecíveis, e um manancial de histórias e eventos sem fim, tendo sobrevivido a numerosos incidentes e sido salva quase outras tantas vezes, no que parecia uma longa sequência de milagres.

Todos quantos adoptam gatos de rua estarão conscientes das vulnerabilidades inerentes à liberdade de que gozam, e da qual, como a Princesinha, não prescindem, não obstante os riscos presentes um pouco por toda a parte, porque só livres se sentem bem e a viver a vida tal como a querem saborear.

A Princesinha partiu em paz, ao encontro da sua mãe, que reinou no bairro durante anos, do seu filhote, o Princesinho, que a precedeu no termo de uma curta existência, deixando um enorme vazio e a tristeza e saudades que um familiar próximo sempre deixa, no termo de uma vida feliz, onde sempre recebeu e deu todo o amor de que uma gatita é capaz.

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Soluções de armazenamento interno para Defender - 2ª parte

Outra solução, que permite o acesso pelo exterior, é aquele que se designa popularmente por "gullwing" ou "asa de gaivota", o que implica colocar uma abertura no exterior da zona de carga onde é colocada uma porta de acesso, que pode ser opaca, em metal, ou transparente, em vidro, ambas com fecho e sistema que a permite manter aberto.

O sistema de armazenamento, construido em metal, com o plano posterior em madeira, inclui todas as fixações necessárias, tendo uma prateleira incluída, no caso do modelo para os Tdi e Td5, e uma opcional no caso dos Td4, ocupando o espaço interior sobre a cava das rodas, o que, naturalmente, reduz o espaço acessível pelo interior.

O acesso exterior é simples e prático, podendo acomodar um conjunto de volumes de dimensões pequenas e médias, como trem de cozinha, ferramentas, mudanças de roupa, estojo de primeiros socorros, ou outros a que se pretenda aceder de forma rápida e não impliquem o uso de equipamentos acessíveis apenas pela porta de carga na rectaguarda.

Cada um destes sistemas ultrapassa um pouco as duas centenas de Euros para o armário interior, a que acresce o preço de cada uma das portas de acesso, que ultrapassam individualmente as seis centenas de Euros, pelo que uma solução completa, incluindo os dois lados, rondará os 1.700 Euros, um valor elevado e que implica uma alteração defenitiva por implicar o recorte da chapa na zona de acesso.

terça-feira, fevereiro 23, 2016

Manual de proprietário do Discovery Td5

O Discovery Td5, não obstante a sua idade, continua a ser um dos modelos da Land Rover mais populares entre nós, oferecendo um nível de conforto e desempenho notáveis, razão pela qual o seu valor face a modelos mais antigos, concretamente os modelos 200 Tdi e 300 Tdi, é francamente elevado.

Sendo um modelo bastante mais sofisticado e complexo do que os seus antecessores, o manual do proprietário, que raramente acompanha o veículo quando adquirido em segunda mão, torna-se necessário, por incluir informações particularmente úteis, sobretudo em caso de erro, onde é necessário descodificar e entender os sinais de aviso que surgem.

Decidimos partilhar o manual de proprietário deste modelo, em formato PDF, que pode ser consultado "on line" ou descarregado para um computador pessoal, onde para ser lido necessita do "Acrobat Reader" ou de um programa que suporte este tipo de formato, como o "Open Office", igualmente disponível para "download" gratuito.

Lembramos aos nossos leitores que já disponibilizamos manuais para diversos modelos de Land Rover, bastando procurar por "manual" ou "manuais" na caixa de pesquisa do "Blogger" para obter alguns resultados e as ligações de acesso para todos os manuais que alojamos no "Google Drive".

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Soluções de armazenamento interno para Defender - 1ª parte

Existem diversas formas de aproveitar o volume interior da caixa de carga de um Defender, sobretudo no caso de não terem janelas nesta zona da carroçaria, evitando desperdícios de espaço, facilitando o acesso ao interior e acomodando devidamente a carga, distribuindo-a de forma correcta e segura.

Um dos sistemas existentes é o de prateleiras modulares em metal zincado e pintadas a pó, que dividem horizontalmente o espaço da caixa de carga, permitindo colocar volumes sobre a plataforma original, sobre a nova plataforma e nas laterais desta, em zonas divididas e protegidas.

De elevada qualidade, o que se reflete no preço que ronda as quatro centenas de Euros, o conjunto inclui um par de prateleiras, que podem ser instaladas conjuntamente ou isoladamente, as laterais, que permitem acondicionar volumes de ambos os lados, as fixações necessárias e as borrachas de isolamento, que eliminam barulhos parasitas e melhoram o acabamento.

De instalação muitos simples, implicando a remoção de bancos traseiros, caso presentes, e efectuar alguns furos, todo o sistema é modular, sendo as peças simplesmente aparafusadas nos seus locais depois de colocadas as borrachas que evitam ruídos e melhoram o ajuste, ficando imediatamente prontas a utilizar e aumentando a área da plataforma de carga para praticamente o dobro.

domingo, fevereiro 21, 2016

Bateria externa com painel solar

As baterias externas, também designadas por "power banks" têm-se revelado cada vez mais populares, para o que contribui uma muito substancial descida de preço, uma maior capacidade num menor volume, e a implementação de um conjunto de características que permite uma utilização num maior número de situações, possuindo a resistência adequada e protecção contra chuva e salpicos.

Uma característica interessante, e de particular interesse, é a inclusão de um pequeno painel solar que permite ir repondo a energia gasta a alimentar um dispositivo externo, resultando num ciclo, em teoria, interminável, mas que, efectivamente, tende a necessitar de ser complementado através de uma ligação eléctrica suplementar para que o carregamento fique completo.

Este modelo, nos quais existem variantes que podem incluir um sistema de suspensão, possuem, para além do painel solar, um conector para carga, dois do tipo USB, um de 2A e outro de 1A para carregar dispositivos externos, um conjunto de "leds" indicadores da carga da bateria interna, outro para iluminação, e um botão para ligar e desligar.

Um modelo de 10.000mAh tem uma dimensão externa de 135 x 72 x 17 milímetros, um preço que oscila entre os 8 e os 9 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, variando conforme o modelo exacto e o câmbio, constituindo uma alternativa interessante a modelos mais simples, nem sempre menos dispendiosos, e, pelas suas características, é muito adequado a actividades ao ar livre.