segunda-feira, novembro 28, 2016

O BaoFeng DM-5R - 1ª parte

A BaoFeng, um fabricante de rádios conhecida, em grande parte, graças ao seu UV-5R, anunciou um novo modelo digital, com suporte para Tier 1 e possibilidade de "upgrade" por "software" para Tier 2, permitindo assim o acesso a novas funcionalidades.

Com um preço anunciado que ronda os 60 Euros, que oscilará em função do mercado e das habituais reduções quando o modelo se populariza, o novo BaoFeng DM-5R, surge como o rádio digital mais barato do segmento, sem com isso deixar de possuir um conjunto de funcionalidades interessantes e que o tornam particularmente apto para diversas missões.

Este rádio de duas vias, capaz de operar em condições meteorológicas adversas, tem 128 canais, uma bateria de 2000 mAh, que permite 30 horas de "stand by", écran de LCD, uma antena de 21 centímetros e opera nas bandas de VHF, entre os 136 e os 174 MHz e em UHF entre os 400 e 480 MHz.

As funções habituais, como comunicação individual e em grupo, detecção de "walkie talkie", pesquisa de bandas, selecção entre bandas larga e estreita, CTCSS/DCS, entre outras, estão presentes, mas acresce a qualidade de som digital e a possibilidade de encriptação, que torna a ligação muito mais segura.

Sem comentários: