sábado, setembro 19, 2015

Auxiliares de flutuação - 1ª parte

Apesar do para a maioria as férias estarem a terminar, e o tempo permitir cada vez menos actividades náuticas, estas continuam mesmo quando as temperaturas baixam, sobretudo quando integradas num programa diversificado, onde esta vertente pode ser encontrada com alguma frequência.

Dependendo da sua natureza exacta, um ou mais equipamentos de segurança podem ser requeridos, sendo os mais frequentes aqueles que se destinam a prevenir o afogamento, acrescendo, em casos específicos, os que protegem de impactos, essenciais quando a actividade decorre em locais mais acidentados, como rios nos quais existam zonas pedregosas.

Para reduzir o perigo de afogamento, os coletes de salvação e os auxílios de flutuação são, sem dúvida, os mais habituais, mas só se revelam eficazes de forem selecionados de forma adequada, de acordo com os fins a que se destinam, com o local onde serão utilizador, e conforme a própria morfologia do utilizador, já que a capacidade do equipamento e o seu correcto ajuste é essencial para que cumpra a sua função.

A maioria dos fornecedores incluem coletes de diferentes dimensões, a que corresponde igualmente uma flutuabilidade diferente, sendo essencial que o seja escolhido um número que, para além de ser ajustável ao corpo, permita que este flutue, podendo ser necessário um compromisso que respeite ambas as condições.

sexta-feira, setembro 18, 2015

Exploride, inteligência para veículos - 2ª parte

Com base nestas comunicações, acesso a serviços de partilha de dados, alojamento em "cloud" para armazenamento em local seguro, uso de "streams" de música ou vídeo, recurso a aplicações, nomeadamente as do universo Google acessíveis "on line", mas também à transferência para dispositivos locais.

A câmara integrada, que pode estar disponível nas resoluções 3 e 5 Megapixels, funciona como uma comum "dashcam", gravando o percurso e bloqueando sequências em caso de acidente, tendo disponível uma memória de 16 Gb para o efeito, a qual é partilhada com outros dados armazenados.

Para além de alimentar este periférico, a ligação via porta OBD2 fornece todo um conjunto de informações provenientes do sistema de gestão electrónico do veículo, a qual é consolidada com dados do GPS, com a informação a ser transmitida via "Bluetooth", após o que é registada e disponibilizada de forma gráfica, com alertas sempre que necessário.

Graças a uma apresentação dos dados num painel transparente, posicionado em frente do condutor, tal como acontece com os sistemas "head up display" presentes nos aviões de combate, bem como aos comandos de voz, a opração é simples e não implica o contacto directo com o equipamento, podendo ser operado por outros ocupantes, para além do condutor.

quinta-feira, setembro 17, 2015

6.7% dos militares da GNR já tentaram suicidar-se - 2ª parte

A implementação de sistemas de apoio, como a linha existente, é da maior importância, mas a dificuldade de referenciar quem necessita de ajuda, para o que, para além da formação e de uma grande atenção de todos, são necessários mecanismos de alerta adequados, sabendo-se que, em muitos casos, serão baseados num conjunto de indícios e não na admissão pelo próprio de que precisa de ajuda.

Este tipo de mecanismo, que envolve preparação, atenção e sensibilidade, necessita de ser reforçado através da implementação de um sistema de alerta, baseado num conjunto de sinais que, conjuntamente, deverão avisar para a necessidade de seguir com maior atenção um dado elemento, por este ter adoptado um conjunto de comportamentos ou atitudes que podem ser associados a um estado de maior fragilidade a nível psicológico.

Tal como presente noutras escalas, a atribuição de pontos a comportamentos anómalos, alguns quantificáveis, como o tempo de serviço, atrasos ou o próprio desempenho, outros que necessitam ser interpretados, como um aumento de conflitualidade ou desinteresse, desleixo, falta de comunicação ou dificuldades na interacção com outros elementos, quando adicionados, podem servir de alerta, caso se atinja um determinado valor, levando a um estudo da situação.

Num clima de desmotivação generalizada, por razões que todos conhecemos, uma maior atenção à saúde mental é absolutamente essencial para evitar situações graves, não apenas para os próprios, mas também na relação com os cidadãos e a sociedade em geral, sempre ressalvando que a solução para este tipo de problema implica combatê-los na sua origem, pelo que é necessário rever carreiras, meios e a estrutura da instituição, tentando, na medida do possível, cortar este mal pela sua raiz.

quarta-feira, setembro 16, 2015

Exploride, inteligência para veículos - 1ª parte

Desenvolvido com fundos obtidos no Indiegogo, uma das mais conhecidas plataformas de "crowd funding", o Exploride é um pequeno dispositivo polivalente que visa adicionar um conjunto de funcionalidades a qualquer veículo que permita comunicações via porta OBD2 e suporte os protocolos padronizados.

Este pequeno dispositivo, parece um pequeno "tablet", com processador de quatro núcleos, 2 Gb de memória, um écran transparente de 6", sistema de som, câmara de vídeo com suporte de infra vermelhos, implementando diversos protocolos de comunicações, entre os quais o 4G e o "bluetooth" na versão 4.0.

Este sistema, que para além da unidade central integra um conjunto de periféricos, nativos, como o que se coloca na porta OBD2, ou autónomos, com os telemóveis dos utilizadores, disponibiliza um conjunto de serviços, destacando-se o sistema de navegação por GPS, baseado no Google Maps, com comandos por voz, que funciona independentemente de qualquer telemóvel.

Para ser independente de outros equipamentos, o Exploride implementa o seu próprio sistema de comunicações, recorrendo às redes móveis 3G e 4G, para o que necessita de um cartão SIM e de um contrato com uma operadora, permitindo o acesso a outros dispositivos, implementando um "hotspot", pelo que todos os ocupantes da viatura poderão aceder à Internet.

terça-feira, setembro 15, 2015

6.7% dos militares da GNR já tentaram suicidar-se - 1ª parte

Segundo um estudo do Centro Hospitalar de Leiria, 6.7% dos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) já tentaram por termo à vida, enquanto pouco mais do dobro, 15.2%, consideraram essa possibilidade, embora sem realizar qualquer tipo de tentativa para o concretizar.

Na origem, estarão essencialmente problemas relacionados com a profissão, com destaque para a carga horária, com 20%, seguindo-se a relação com as chefias, correspondente a 16%, e a pressão resultante da actividade profissional, com 12%, tendo a esmagadora maioria, 87.4% declarado ter conhecimento de camaradas que se suicidaram.

Está disponível, 24 horas por dia, uma linha de apoio psicológico, mas o recurso a este apoio da própria instituição não é utilizado por todos quantos precisam de ajuda, não apenas pelo estigma associado a doenças ou problemas de saúde mental, incluindo depressões, mas pelo receio do efeito que admitir a necessidade de ajuda pode ter na carreira.

É de recordar que, ainda poucos anos atrás, o problema dos suicídios nas forças de segurança se tornou alarmante, com um número de suicídios francamente elevado, situação que, com a implementação de novas medidas e uma maior atenção veio a evoluir no sentido positivo, sem que, pela própria natureza da instituição e das missões atribuidas, tal não possa ser descurado, justificando um acompanhamento permanente.

segunda-feira, setembro 14, 2015

Tampa para caixa de fusíveis de Defender da Raptor Engineering

Uma superfície pouco utilizada nos Land Rover Defender é a tampa da caixa de fusíveis, local onde existe uma óbvia facilidade para efectuar algumas ligações eléctricas, devidamente protegidas, nalguns casos com alimentação permanente, noutros funcionais apenas com o sistema eléctrico ligado.

A Raptor Engineering desenvolveu uma tampa modular, configurável, que pode ser colocada sobre a caixa de fusíveis, incluindo um acesso central, essencial para a substituição ou verificação dos fusíveis, e duas laterais, nas quais podem ser colocadas tampas de diferentes modelos, com ou sem aberturas, dependendo da finalidade.

Estas tampas podem ser fechadas ou possuir as aberturas adequadas para a colocação de tomadas de isqueiro, conectores USB ou interruptores de diversos formatos, as quais podem ser fornecidas em metal escuro ou na sua cor natural, sendo simplesmente aparafusado no local, após efectuadas as necessárias ligações eléctricas.

Esta tampa, de dimensões superiores à original, desenvolvida pela Raptor Engineering, vem na linha de outros produtos deste fabricante, como diversos tipos de consola, que podem substituir a consola central ou servir como adicional, sendo patente a excelente qualidade deste material, com acabamentos cuidados e de muito fácil instalação, pecando pelo preço algo elevado que, sem portes, se aproxima da centena de Euros.

domingo, setembro 13, 2015

Vestuário para o tempo frio

Com a aproximação do tempo frio, muitos dos adeptos de expedições e actividade aos ar livre acabam por adquirir algum vestuário adequado a esta época do ano, sugerindo-se dois fornecedores, completamente diferentes, mas que, de alguma forma, se podem complementar.

A "Original Equipments Shop" disponibiliza um largo conjunto de acessórios, ferramentas, equipamentos e vestuário, muitos deles alusivos ao início da Land Rover, na sua maioria de boa qualidade, alguns com preços algo elevados, mas que primam pela originalidade, podendo-se encontrar alguns items bastante originais e que consideramos úteis.

A partir desta 2ª feira, nas lojas da cadeia Lidl, decorre uma promoção de artigos para caminhada, complementado por algum vestuário masculino, onde casacos, calças, agasalhos, calçado, sistemas de iluminação, entre outros, podem ser adquiridos por um preço bastante competitivo, numa relação preço qualidade muito favorável.

Obviamente existem inúmeras outras opções, muitas delas "on line", como o inevitável EBay, mas também nos fornecedores reunidos no Alibaba ou no Aliexpress, com os envios a partir da Ásia a ter cada vez mais influência na decisão, dado a demora que se verifica e que, tipicamente, resulta num prazo de entrega que ultrapassa os 30 dias, o que, caso não haja planeamento, pode inviabilizar a opção.