sábado, agosto 08, 2015

Princesinho, cinco anos de saudades...

Dificilmente se encontra outra expressão que não a saudade no dia em que passam cinco anos que o Princesinho partiu deste Mundo, deixando um vazio que só mesmo quem é insubstituível pode provocar, e a ausência deste pequeno gatito, absolutamente único, não pode ser descrita por palavras.

Quando apareceu, dificilmente se poderia acreditar que o pequeno filhote da Princesinha viesse a criar uma ligação tão forte e a demonstrar o seu afecto de forma bem mais expressiva do que a mãe, sem que com isso perdesse a sua autonomía e a natureza selvagem de um pequeno caçador e lutador.

De certa forma, a personalidade do Princesinho demonstrou que a genética conta pouco nos gatos, dado que, não obstante alguma parecença física com a mãe, a personalidade era completamente diferente, muito mais afectuoso, um excelente caçador, que se esforçava por sustentar-se e à família, em vez de apena exigir comida, extremamente interactivo com tudo, inclusivé com equipamentos informáticos, contrariando a indiferença da Princesinha pela tecnlogia, sempre foi uma companhia deliciosa, mesmo que por vezes um pouco inconveniente.

No dia 08 de Agosto é impossível não recordar este pequeno grande amigo, e todos os episódios que compartilhou, sempre surpreendente, divertido, carinhoso, demonstrando que mesmo o mais pequenito dos gatos pode ser o centro de uma casa e alegrá-la diariamente.

sexta-feira, agosto 07, 2015

O telemóvel com rádio VHF/UHF Runbo X1 - 3ª parte

Também para quem participe em expedições, este pode ser um modelo a ter em conta, permitindo um contacto permanente entre os vários elementos, sem recurso a redes móveis, nem sempre existentes, e aguentando as difíceis condições em que muitas vezes estas decorrem, sintetizando num único dispositivo telemóvel e rádio.

Com um formato convencional, um pequeno écran de 2.0" QCIF com resolução de 176 x 144 pixels, o X1 mede 128 x 54 x 24mm, excluindo a antena de rádio, tendo no seu interior uma bateria de 2000mAh, capaz de proporcionar uma excelente autonomia, mesmo utilizando a função de rádiom resultando num conjunto algo volumoso que pode ser transportado exteriormente, graças a um "clip" que permite prender o telemóvel a um cinto.

O conjunto inclui, para além do telemóvel, desbloqueado para todas as redes, bateria, com diversos fornecedores a adicionar uma bateria extra, carregador, cabo de dados, auricular, chave de parafusos, essencial para aceder ao interior do equipamento, e o manual de utilizador, essencial para entender o funcionamento de um equipamento pouco convencional.

Incluindo portes a partir da Ásia e direitos alfandegários, quase certos para este tipo de equipamento, o preço final deste Runbo X1 deverá rondar as dua centenas de Euros, o preço de um equipamento de bom desempenho caso se opte por um "smartphone", pelo que apenas quem possa tirar partido das características específicas deste telemóvel poderá justificar a sua aquisição.

quinta-feira, agosto 06, 2015

A câmara para veículo F90G com GPS - 17ª parte

Se removermos via configuração interna a "marca de água", que coloca hora e data na sequência vídeo, a informação horária disponível é apenas a que resulta do GPS, que, configurado para a zona 0, passa a informação correcta, devidamente corrigida, pelo que o único inconveniente é uma informação horária errada que surge no écran da câmara, a qual não será aproveitada.

Esta limitação resulta da programação interna da câmara, mas também do facto de, tal como acontece com outros dispositivos, a hora proveniente do GPS ter que ser corrigida, o que tem óbvias implicações sempre que ao corrigir automaticamente dados introduzidos manualmente, não permite que a estes seja adicionado um factor de correcção, limitando assim as opções do utilizador.

Naturalmente, continuaremos a procurar alternativas em termos de "software", mesmo sabendo que, depois das pesquisas já efectuadas, tal não será fácil, sendo mais provável que uma evolução do programa que utilizamos venha a incluir as funcionalidades pretendidas do que encontrá-las todas num outro que desconhecemos e implicará uma nova aprendizagem e o inerente período de testes.

As limitações deste modelo acabam por resultar sobretudo da qualidade de imagem, que podia ser superior e, sobretudo, mais estabilizada, podendo ter uma maior fluidez caso se reduza a defenição de 1080P para 720P, o que recorrendo ao Youtube como plataforma de armazenamento, pode ser uma opção a ter em conta tendo em conta o processamento e conversões introduzidas.

quarta-feira, agosto 05, 2015

Área queimada já ultrapassou a do Verão passado - 1ª parte

Embora os dados comparativos sejam atípicos, tendo em conta que 2014 foi um ano excepcionalmente calmo em termos de incêndios florestais, o facto de no início de Agosto já ter ardido uma área superior à do Verão passado, não sendo algo de inexperado, deve ser assinalado como preocupante.

Era expectável, face aos dados do ano anterior, muito abaixo da média dos últimos 10 anos, que em 2015 o número de ignições aumentasse e a área ardida fosse francamente superior, contribuindo para que tal aconteça todo o processo regenerativo natural, cujos ciclos são bem conhecidos, e toda a conjuntura resultante da escassa prevenção e das próprias condições climáticas, pelo que, lamentavelmente, tudo corre como esperado.

Perante um cenário que se ia compondo, apenas um reforço de meios e um conjunto de medidas de emergência, impondo um aumento da segurança que pode passar apenas pelo cumprimento de forma adequada da legislação em vigor, poderia ter controlado esta evolução negativa, para o que seria necessário coragem e empenho por parte de quem, neste momento, mais do que governar, se encontra em pré campanha eleitoral.

Aliás, o próprio alinhamento noticioso, com esta notícia a passar em escassos segundos e numa posição muito secundário, secundarizada por factos que, sendo mais espectaculares ou apelando a emoções, são efectivamente muito menos relevantes, demonstra o interesse que este assunto, bem como a destruição de um património que demora décadas a recuperar tem para simples espectadores ou decisores.

terça-feira, agosto 04, 2015

O telemóvel com rádio VHF/UHF Runbo X1 - 2ª parte

O Runbo X1 é extremamente resistente, obedece à norma IP67, sendo à prova de choque, de pó e capaz de ser submergido até meia hora a uma profundidade de um metro, o que o torna adequado a um conjunto de actividades nas quais um equipamento mais convencional dificilmente sobreviveria.

Pensado para uma utilização em locais inóspitos, onde nem sempre existe uma rede móvel, ou como alternativa a esta, o Runbo possui um sistema de rádio que pode utilizar frequências UHF, entre os 400 e os 470 MHz, ou VHF, entre os 136 e os 174 MHz, tendo as habituais possibilidades de configuração de segurança e a nível de canais.

Selecionada a frequência, a operação é simples, muito semelhante à de um "walkie talkie", efectuando comunicações entre dois ou mais equipamentos, recorrendo aos sistema "push to talk", que permite falar premindo uma simples tecla, mantendo-se o silêncio, mas com capacidade de audição do canal, sempre que esta não está premida.

Com um alcance, dependendo das condições ambientais e da orografia, de até 5 quilómetros, mas que será de, conservadoramente, estimar em apenas 3, para efeitos de maior segurança, o rádio representa uma funcionalidade particularmente útil, inclusivé para quem pretenda um uso em instalações industriais ou agrícolas, criando um sistema interno que permite poupar o custo de chamadas telefónicas.

segunda-feira, agosto 03, 2015

A câmara para veículo F90G com GPS - 16ª parte

O ficheiro com registos posicionais, de extensão .map, não se encontra entre os listados, nem o próprio autor os reconhece como suportados, mas o facto é que são processados e complementam as sequências vídeo de forma correcta, desde que sejam introduzidas, caso necessário, as devidas correcções para efeitos de sincronização.

Felizmente, o "Datakam Viewer" está ao nível dos melhores programas para este tipo de solução, sendo o único, para além do fornecido, que reconhece e processa o conteúdo do ficheiro com os registos provenientes do GPS, mas gostariamos de ter uma alternativa que incluisse na composição o vídeo proveniente da câmara secundária, o que permitiria processar de uma só vez a totalidade da informação recolhida durante o trajecto.

Das várias funcionalidades, a que permite sincronizar o vídeo com a informação posicional acabou por ser essencial, dada que tende a verificar-se um pequeno desfasamento entre imagens e o registo do GPS, e que, para uma apresentação conjunta de dados, convém evitar algum tipo de desfasamento.

O GPS recebe o sinal do sistema de satélites e acerta a hora interna do equipamento, algo que se verifica imediatamente a seguir a estabelecer a posição, pelo que, para que a hora via GPS esteja certa, e esta tem um desfazamento de uma hora, tal como verificamos recorrendo a um "smartphone", a hora da câmara fica com uma hora de atraso face à hora real no nosso País.

domingo, agosto 02, 2015

AsproCivil lança aplicação para acesso rápido ao socorro

A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil (AsproCivil) disponibilizou uma aplicação para a plataforma "Android" destinada a um acesso mais rápido a meios de socorro, que pode ser descarregada da "playstore" do Google, tendo um custo de 1.99 Euros.

Esta aplicação, recorrendo ao sistema de localização do dispositivo móvel, permite ao utilizador conhecer os trajectos mais rápidos até locais onde meios de socorro estão presentes, incluindo aqui desde bombeiros a forças de segurança, passando por hospitais e farmácias,

A aplicação recebe os alertas de entidades como a Direcção-Geral de Saúde ou o Instituto do Mar e da Atmosfera, e, para além de teclas de acesso rápido aos números de emergência, inclui uma tecla, sendo premida, envia um pedido de socorro, devidamente georeferenciado, sob a forma de uma mensagem de texto, que será recebida e processada pelo sistema.

Designada por "Aplicação de segurança e Protecção Civil", esta "app" é compatível com o "Android" 3.0 ou superior, destinando-se sobretudo aos profissionais desta área, que poderão encontrar e aceder facilmente a todo um conjunto de informações relevantes, mas também será de interesse para quantos se interessam por esta problemática ou considerem necessário o acréscimo de segurança proporcionado por este "software".