sábado, maio 16, 2015

Já começou a campanha do Pirilampo Mágico de 2015

A campanha do Pirilampo Mágico de 2015 organizado pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENARCI) teve início no passado fim de semana, decorrendo até ao final deste mês, encontrando-se o popular boneco à venda em numerosos locais, alguns inesperados, espalhados por todo o País.

Numa época de crise prolongada, em que as contribuições individuais e do próprio Estado tem levantado dificuldades acrescidas a muitas instituições que apoiam crianças com necessidades especiais, esta é uma forma de contribuir que, ao longo de tantas edições, tem complementado outras ajudas.

No "site" da FENARCI encontram-se listados locais de venda, mas temos encontrado os Pirilampos em locais tão diversos como farmácias, pequenas mercearias de bairro ou livrarias, prova de que a solidariedade passa pelos mais diversos ramos e que, com alguma pesquisa, é possível encontrá-lo perto dos locais que habitualmente frequentamos.

Fica, portanto, a sugestão para que os nossos leitores contribuam através da aquisição deste simpático Pirilampo, dado que todos os contributos, mesmo que pequenos, se revestem da maior importância para os muitos a quem as instituições apoiadas prestam a sua ajuda.

sexta-feira, maio 15, 2015

Fogos florestais quintuplicam face a 2015 - 2ª parte

Nesta fase, considerada como a mais crítica em termos de fogos florestais e que decorre entre 01 de Julho e 30 de Setembro, estarão mobilizados um total de 9.721 efectivos, apoiados por 2.050 veículos e 49 meios aéreos, replicando o dispositivo do ano passado.

Lembramos que 2014 foi um ano excepcionalmente calmo, com um total de área ardida de apenas 19.867 hectares, o segundo valor mais baixo dos últimos 35 anos, e que as 7.186 ocorrências de fogos florestais foi o número mais baixo dos últimos 25 anos, não se tendo verificado perdas de vidas humanas durante as operações de combate aos incêndios, nem situações de grande complexidade ou esforço excessivo para o dispositivo de combate.

O substancial aumento de ocorrências este ano, por um lado, parte de um valor anormalmente baixo, pelo que, relativamente a uma média, não se pode falar de quintuplicar, mas tão somente de uma subida que se encontra em linha com tendências conhecidas e que resultam dos ciclos naturais e da regeneração dos espaços queimados durante os grandes fogos ocorridos no Verão de 2013, tal como abordado em textos recentes.

No entanto, conhecendo-se estes ciclos, que podem ter pequenas variações ou alterações como resultado de circunstâncias particulares, mas que são, efectivamente, inevitáveis, seria de esperar que, apesar das restrições orçamentais, tivesse havido um investimento mais vultuoso, sobretudo a nível da prevenção, mas também na antecipação em termos de mobilização de meios de combate, antecipando a subida de temperaturas que se sente a partir de Maio e, mais fortemente, quando se entra em Junho.

quinta-feira, maio 14, 2015

Solicitar propostas na Alibaba - 3ª parte

Apesar de mencionar um prazo de resposta de 12 horas, tipicamente, os potenciais fornecedores respondem em entre 48 e 72 horas, sendo de esperar pelo termo de 3 dias antes de responder, de modo a que haja um maior leque de escolha, após o que se devem selecionar aquelas que realmente correspondem ao pretendido e passarão à fase de negociações.

Não é de esperar uma grande flexibilidade em termos de preço, tendo em conta que estamos diante de um mercado que vive de quantidades elevadas e faz o valor unitário depender do volume da encomenda, mas o método de pagamento pode ser relevante, sobretudo se este for realizado via cartão de crédito, o que diminui custos e aumenta a segurança.

Lembramos que os preços dos fornecedores do Alibaba são FOB, ou "free on board", portanto sem incluir tudo o que diz respeito a transporte, seguro e desalfandegamento, pelo que é necessário pedir valores a transitários de modo a ter uma estimativa aproximada do valor real do produto e, consequentemente, se a aquisição é viável ou justificável.

Tal como referimos anteriormente, adquirir na Alibaba é trabalhoso e algo complexo, mas esta gigantesca plataforma "business to business", destinada ao mercado profissional, oferece múltiplas possibilidades e, com trabalho e prática, a possibilidade de excelentes negócios, indispensáveis para viabilizar diversas empresas neste Mundo globalizado e onde a competição aumenta a cada dia.

quarta-feira, maio 13, 2015

Fogos florestais quintuplicam face a 2015 - 1ª parte

Segundo os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), responsável pelo registo de informação relativa a ocorrências de incêndios florestais, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) informou que foram contabilizados, até 05 de Maio, um total de 4.320 incêndios florestais, mais 3.474 do que no período homólogo do do ano passado, durante o qual foram registados apenas 846 fogos.

Segundo a ANPC, a maioria destes fogos foram prontamente combatidos, pelo que atingiram pequenas áreas, mas dois deles ultrapassaram os 500 hectares de área florestal ardida, com o que ocorreu no concelho de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, permanecido activo por mais do que 24 horas.

Tal como em anos anteriores, a esmagadora maioria destas ocorrências tem origem em actos de negligência, na sua maioria sendo consequências de queimadas destinadas a renovação de pastagens ou a limpeza de terrenos que, quase sempre por inobservância de regras, ficaram fora de controle, alastrando a áreas circundantes.

Após estas 4.320 ocorrências contabilizadas, começará a "Fase Bravo", que terá início na próxima sexta-feira, altura em que estarão incluídos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2015 um total 6.583 efectivos, apoiados por 1.541 viaturas e, de forma progressiva, por 34 meios aéreos, e terminará em 30 de Junho, dando início à "Fase Charlie".

terça-feira, maio 12, 2015

Solicitar propostas na Alibaba - 2ª parte

Assim, é de evitar frases compridas ou palavras complexas e menos ainda termos técnicos ou chavões, sendo de optar pela simplicidade, com elementos descritivos simples, dados numéricos, se aplicável, fazendo uma lista de requisitos, de modo a que, mais do que um texto, o leitor encontre uma simples ficha de produto com muito poucos verbos e bastantes substantivos e adjectivos, usados de forma tão simplificada quanto possível.

É possível, e recomendável, anexar uma ou mais imagens que ilustrem, tanto quanto possível, o pretendido, sendo de acrescentar medidas e outros elementos descritivos que facilitem a sua interpretação a todos os níveis, complementando a informação textual do campo anterior e facilitando a sua correcta interpretação.

Os fornecedores asiáticos fazem cópias de produtos conhecidos, pelo que uma das opções possíveis é mencionar o original e solicitar algo que o replique de forma tão fiel quanto possível, enviando a própria ficha técnica, quando existente e acessível, sabendo-se que tal é perfeitamente aceite sem ser considerado como uma forma de concorrência desleal ou uma incursão nos perigosos terrenos da contrafacção.

O campo final, que se encontra igualmente pré-preenchido, permite informar a quantidade pretendido, especificando a quantidade e a unidade aplicável, que pode ser a simples unidade, mas também medidas, contentores, ou outras que sejam aplicáveis ao produto específico que é pretendido.

segunda-feira, maio 11, 2015

Baratos mas funcionais - 3ª parte

Apesar de se poderem incluir numa classe completamente diferente, as pilhas de iões de lítio para comandos ou pequenos utensílios que adquirimos, e que incluem as populares CR2032 ou CR1025, por perto de Euro e meio por um conjunto de 5 ou 6, após medições e uso prolongado, demonstraram ser equivalentes em termos de qualidade, sejam elas Maxell, Panasonic ou Da Vinci, ou seja, sendo de marcas mais ou menos conhecidas, acabaram por apresentar desempenhos semelhantes.

Não tivemos razão de queixa dos cabos para equipamentos electrónicos ou de informática, como os Micro USB, conversores OTG, cabos para carregamento de emergência, etc, numa multiplicidade de configurações e versões, mas devemos resslvar que o comprimento nem sempre corresponde ao anunciado, os diametros indiciam alguma fragilidade e os conectores são tudo menos perfeitos, sem que tal tenha comprometido a sua utilização nas mais diversas situações.

Finalmente, o adaptador que permite ler cartões Micro SD em portas USB, apesar de nalguns exemplares parecer que a ranhura é um pouco apertada, aliou sempre uma dimensão minúscula a um desempenho exemplar, suportando todos os cartões de que dispomos, e que vão até aos 16 Gb, sem qualquer falha, seja a que nível for.

Todas as peças ou equipamentos que descrevemos custaram individualmente menos de Euro e meio, incluindo portes, quando aplicável, tendo sido provenientes, na sua maioria, do EBay, com as restantes a terem sido adquiridas em lojas de produtos de baixo custo, normalmente geridas por chineses, tendo sido excluidas deste conjunto de textos todas aquelas que ultrapassam esta ordem de valores, mesmo que o seu preço não passe do par de Euros.

domingo, maio 10, 2015

Solicitar propostas na Alibaba - 1ª parte

Não obstante a enorme variedade de produtos existentes no Alibaba, encontrar o fornecedor certo é complexo, seja porque, de entre a infinidade de produtos não encontramos um com a correspondência exacta com o pretendido, seja porque a multiplicidade de opções de pagamento, número mínimo de unidades, ou outros, dificultam a pesquisa recorrendo a palavras chave.

Neste caso, o processo que recomendamos é pedir uma proposta aos vendedores que se enquadram no tipo de produto pretendido, recorrendo ao sistema implementados no "site", na página de cada produto e que permite, caso não se tenha encontrado exactamente o pretendido, pedir uma quotação.

Preencher o formulário é extremamente simples, bastando introduzir na primeira linha o tipo de produto pretendido, onde já se encontra a chave usada na pesquisa que nos levou ao produto de onde acedemos ao formulário, tendo seguidamente um espaço para uma descrição mais promenorizada, pré-preenchida com a descrição que consta da página de origem.

Se o primeiro campo, sendo o título, deve ser curto e muito concreto, o segundo campo, sendo o de preenchimento mais complexo, é o que merece maior atenção, não apenas a nível do conteúdo, que tem que ser preciso, descrevendo com detalhe aquilo que é pretendido, mas também a nível de linguagem, pois grande parte dos potenciais fornecedores poderão ter dificuldades com a língua inglesa, aquela que, tendencialmente, é utilizada a nível de negócios internacionais, e podem recorrer a sistemas de tradução automáticos, que funcionam melhor com frases simples e concisas.