terça-feira, junho 30, 2015

Helicóptero cai em missão de combate aos fogos - 1ª parte

Um helicóptero ao serviço da Autoridade nacional de Protecção Civil (ANPC) caiu durante reabastecimento, quando participava numa missão de combate a um incêndio florestal, ferindo ligeiramente o piloto, único ocupante da aeronave, que foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto, de onde já teve alta.

O helicóptero tinha desembarcado uma equipa do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicada, cujos elementos, ao aperceber-se da queda da aeronave, nadaram até ao local, resgatando o piloto com recurso a uma jangada improvisada, quase certamente evitando um acidente fatal.

O acidente ocorreu em Lamoso perto da hora de almoço, no concelho de Paços de Ferreira, quando apoiava o combate a um fogo que deflagrou em Sanfins, ficando o helicóptero inoperacional, em consequência dos danos, sendo de prever que esta será uma baixa defenitiva no dispositivo de combate aos fogos, eventualmente defenitivamente perdido, estando a ANPC a procurar uma solução de substituição.

Apesar de este helicóptero não ser um dos Kamov, cuja manutenção tem levantado numerosos problemas, este segundo Ecureil a ser perdido, fazia parte do mesmo conjunto que incluia 6 kamov Ka32 e 4 destes helicópteros ligeiros, também designados por AS350, pelo que, de alguma forma, está relacionado com os helicópteros pesados que foram igualmente propriedade da extinta Empresa de Meios Aéreos (EMA).

Sem comentários: