sábado, outubro 25, 2014

Caixas económicas e empilháveis para expedições

Começaram a chegar à Uro Camper, uma empresa de acessórios para todo o terreno baseada em Espanha, as caixas económicas e empilháveis de baixo preço, destinadas a facilitar a arrumação de carga durante expedições, mas que podem ser utilizadas em diversas outras situações, inclusivé dentro de casa.

Estão disponíveis com uma base de 600 x 400 milímetros e alturas de 120, 175, 235 e 320 mm, pelos preços de 11.97, 12.97, 14.47 e 16.67 Euros, e com uma base de 400 x 300 mm e alturas de 120, 175 e 235 mm, por 7.16, 8.45 e 9.82, respectivamente, incluindo o IVA, mas sendo de adicionar portes.

É de notar que a base maior corresponde exactamente a duas das bases menores e que as alturas, com excepção da maior, coincidem para as caixas com base de ambas as dimensões, de forma a facilitar a sua utilização conjunta, não sendo, no entanto, empilháveis entre sí, dada a diferença no sistema de encaixe que se encontra incluído nas paredes laterais

Sendo uma alternativa interessante a modelos mais dispendiosos, como as "Wolf box", estas caixas podem ser adquiridas com uma tampa, o que, podendo não ser crítico quando tapadas por outra caixa sobreposta, é uma opção que consideramos útil e mesmo necessária em diversas situações, pelo que, mesmo que implicando um adicional no preço, consideramos justificada a aquisição deste extra.

sexta-feira, outubro 24, 2014

Nova colecção de motos militares nas bancas

Surgiu recentemente uma colecção de motociclos militares, montados e pintados, acompanhados dos respectivos motociclistas, na escala 1/30, inteiramente em metal e acompanhados de um pequeno fascículo onde são descritas as características e feita uma pequena resenha histórica de cada modelo.

O primeiro número, o único já disponível, inclui a célebre moto alemã BMW R75 e figura correspondente, na conhecida versão do Deutsche Afrika Korps, sendo patente a excelente qualidade da miniatura, sobretudo a nível de pintura, vendo-se reproduzidos os vários detalhes e insígnias do equipamento e fardamento.

A cada 10 modelos, como contrapartida pelo envio dos códigos de barras, os colecionadores podem receber um "side car" para alguns modelos selecionados, o que indiscutivelmente valoriza o conjunto, tornando-o mais representativo dos motociclos usados por forças militares e policiais a partir do início da Grande Guerra e até ao termo da 2ª Guerra Mundial.

Não obstante os fascículo serem de interesse reduzido, com flagrantes erros de tradução, e mesmo com algumas pequenas imprecisões nos modelos, como, por exemplo, a ausência do filtro sobre o depósito de combustível, no caso da BMW R75, estas são excelentes miniaturas, que podem ainda ser melhoradas, as quais aconselhamos a quem se interesse por este tema.

quinta-feira, outubro 23, 2014

Para comprar em quantidade, a Alibaba - 2ª parte

Em termos de variedade, o Alibaba é um mundo, onde produtos podem ser encontrados por preços francamente baixos, algo muito comum na origem, mas cuja rentabilidade depende em muito da quantidade e da forma de transporte, pelo que, caso se trate de equipamentos pesados, e sendo a opção marítima a mais adequada, o prazo de entrega pode andar pelo par de meses, sobretudo se incluirmos alguma demora alfandegária.

Portanto, comprar no Alibaba implica quantidade, trabalho, algum "know how", e tempo, sendo vocacionado para empresas e profissionais, que obterão lucro a médio prazo, mas virtualmente incompatível para o cliente particular, que necessita de uma solução chave na mão e, salvo raras excepções, a possibilidade de adquirir a nível unitário ou em quantidades muito pequenas.

No entanto, mesmo para quem não preveja efectuar qualquer negócio através desta plataforma, sugerimos que a visite e efectue algumas pesquisas, o que permite aperceber-se da variedade de produtos, e mesmo descobrir alguns que sejam desconhecidos, e aferir do preço na origem de muito daquilo que compramos, facto essencial sobretudo para quem gere negócios e compra a fornecedores nacionais os quais, possivelmente, recorrem à Alibaba para o seu próprio abastecimento.

Em termos de comprar em grupo, quando a quantidade se justifique, a Alibaba pode ser uma solução a ter em conta, sobretudo se existir o apoio de uma empresa ou alguém com experiência na área das importações, sendo possível efectuar negócios francamente favoráveis, eliminando toda a cadeia de distribuição e retalho, a qual pode inflacionar muito substancialmente o preço do produto final.

quarta-feira, outubro 22, 2014

O fogão "Mbaula Green"

Distribuído pela Flatdog, o fogão portátil a lenha "Mbaula Green" destina-se sobretudo a viajantes, que necessitam de cozinhar de forma eficiente, recorrendo a um mínimo de combustível e dispensando locais ou equipamentos adicionais, optando por um equipamento simples, fácil de acomodar e transportar, capaz de ser utilizado sem uma base, não implicando com isso risco de incêndio.

Construído em aço inoxidavel, com um forro interior destinado ao combustível, que pode ser lenha ou carvão, pode cozinhar uma refeição inteira com 3 pequenos toros de lenha ou 5 a 12 fragmentos de carvão, sem aquecer excessivamente a base, graças à ventilação inferior.

Este fogão inclui um sistema de regulação, que permite fazer variar a intensidade do calor e permite extinguir o fogo ao ser fechado totalmente, podendo ser adicionado mais combustível com facilidade, de modo a prolongar o fogo, seja para efeitos de cozinhar alimentos, seja como forma de fornecer calor.

Pelos materiais de construção, tendo um interior removível, e sendo fácil de desmontar, este fogão limpa-se com facilidade, algo que deve ser feito a seguir a cada utilização e antes de ser acondicionado no saco de transporte, com forro em PVC e que ajuda a arrefecer o fogão durante o transporte.

terça-feira, outubro 21, 2014

Para comprar em quantidade, a Alibaba - 1ª parte

Recentemente admitida na Bolsa de Nova Iorque, com um valor superior à Amazon, a Alibaba assume-se como um dos gigantes do comércio electrónico à escala mundial, destinando-se essencialmente a empresas e não ao cliente final, pelo que a forma de funcionamento difere das habituais lojas virtuais.

O Alibaba é uma plataforma do tipo "business to business" ou B2B, agregando fornecedores e compradores e estabelecendo mecanismos que facilitem o negócio, como sistemas de pesquisa, métodos de comparação ou canais de comunicação, pelo que funciona a nível da intermediação no estabelecimento de contactos, não possuindo nem "stock" de produtos, nem sistemas de produção, obtendo dividendos a partir das comissões das transações.

Para quem use o EBay ou uma plataforma semelhante, onde vendedores e compradores negoceiam livremente, dentro das regras estabelecidas, o Alibaba, tendo óbvias similitudes, apresenta como principal diferença o ir directamente à fonte, pelo que são inúmeros os fabricantes, sobretudo provenientes da Ásia, que aí vendem os seus produtos, destinando-se a fornecer outros mercados.

Assim, é expectável que não seja possível adquirir items individuais na maioria dos fornecedores, tal como a necessidade de ser o cliente a tratar de toda a logística inerente ao transporte e desalfandegamento, sendo os métodos de pagamento adequados essencialmente a empresas, pelo que cartões de crédito e Paypal estão, normalmente excluidos.

segunda-feira, outubro 20, 2014

O "GPS Visualizer"

O "GPS Visualizer" é um utilitário disponível na Internet que permite converter de forma prática e rápida ficheiros gerados num formato para GPS para outro, suportando conversões para, entre outros, o Google Earth, o Google Maps ou simples formatos gráficos.

Sendo extremamente simples de utilizar, o "GPS Visualizer" permite no seu "output" diversas opções, com páginas específicas para cada formato, caso se pretenda uma maior personalização do resultado, algo que pode ser útil quando o original em causa tem dimensões ou formato pouco comum, como um número invulgar de pontos de passagem.

Está igualmente disponível a possibilidade de partilhar automaticamente o resultado no Everytrail, tal como o "download" ou a visualização imediata do resultado, caso do Google Earth, onde o sistema de mapas se encontra inteiramente "online".

Usamos como exemplo a "Ronda dos Castanheiros 2014" da Land Lousã, originalmente no formato GPX, ou "GPS Exchange Format", que foi convertido para utilização nos produtos do Google, o Earth e o Maps, num processo quase imediato e que permitiu diversas opções a nível da visualização.

domingo, outubro 19, 2014

IX Encontro Nacional de Defenders é já no final do mês

Vai decorrer entre os dias 31 de Outubro de 02 de Novembro, no aérodromo da Lousã, o IX Encontro Nacional de Defenders, organizado, como sempre, pela LandLousã, que promove de forma ininterrupta e desde 2006, este evento único, destinado a uma família de Land Rovers que inclui os seus antepassados, os Serie.

O evento destina-se exclusivamente a Defenders e Series pelo que outros modelos da marca, sendo os seus proprietário bem vindos e convidados a assistir ou participar nos diversos "workshops", não terão presença no local do evento nem nas actividades que envolvam veículos.

Mais informações e detalhes podem ser obtidos através do "site" da LandLousã ou do respectivo correio electrónico, onde podem igualmente, e com a brevidade possível, ser efectuadas as inscrições para este Encontro, sendo certo de que irá repetir o sucesso dos anos anteriores.