sábado, setembro 13, 2014

Um novo terrorismo - 2ª parte

Esta teoria, conhecida deste o tempo da guerra no Vietnam, perfeitamente explicitada em termos teóricos e doutrinários por Ho Chi Min e levada à prática de forma exemplar por Van Giap, desgasta e desmotiva qualquer opositor, por mais poderoso que seja, corroendo a sua estrutura a partir das base, concretamente comprometendo o apoio popular, muitas vezes manipulado por uma informação imprecisa e facciosa.

As novas tecnologias têm permitido uma divulgação fácil da propaganda de grupos terroristas, não apenas difundindo a sua mensagem, como estabelecendo contactos que, muitas vezes, resultam em novas adesões, redefenindo o perfil dos participantes neste tipo de acção, que evoluiu rapidamente no sentido de integrar elementos com um maior nível cultural, provenientes de civilizações onde o acesso a um conjunto de conhecimentos os torna particularmente perigosos.

Estes novos recrutas, na sua maioria sem qualquer preparação militar e fraco valor como combatentes, pouco adaptados às condições de vida e de clima do teatro de operações, valem essencialmente como instrumento de propaganda, forma de angariação de fundos, disseminação da mensagem e, em caso de retorno ao país de origem, como recrutadores ou perpretadores de atentados, mas o seu principal valor reside no protagonismo em redes sociais ou nos media.

Essencialmente, são apresentados como prova do sucesso dos princípios de um conjunto de grupos que, pela sua acção e princípios, já foram expulsos pela própria Al Qaeda, e como repúdio por um conjunto de civilizações e sociedades com as quais estes novos recrutas já não se identificam, em virtude de situações que são entendidas como formas de incompreensão ou rejeição.

sexta-feira, setembro 12, 2014

5.000.000 de contas de Gmail comprometidas

Mais de 5.000.000 de contas de Gmail, e, inerentemente, de produtos do Google associados, foram comprometidos por ataques de "hackers", tendo sido disponibilizado num "site" uma ferramenta que permite, embora sem garantias absolutas, verificar se um dado endereço foi exposto.

Para quem, por razões de privacidade, preferir não digitar o endereço completo, por substituir até 3 caracteres por asteríscos (*), nas posições que preferir, sendo-lhe apresentado os endereços que encaixem na combinação enviada, devendo, naturalmente, proceder à alteração caso conste da lista, mesmo não se tendo verificado actividades suspeitas.

Naturalmente, aconselhamos os nossos leitores a, sempre que possível, activar uma segunda linha de defesa, obrigando a efectuar uma verificação, recorrendo a um telefone inteligente, de modo a que, mesmo que a "password" seja descoberta, sem uma validação adicional, tal não comprometa a conta.

Com este sistema, será necessário introduzir um código, obtido via telemóvel, sempre que se proceda a alterações ou se tente aceder a uma conta do Google num novo dispositivo, ficando a possibilidade de acesso indevido substancialmente reduzida, mas a mesma protecção não existe caso a mesma combinação de endereço e palavra-passe sejam usados para outros acessos.

quinta-feira, setembro 11, 2014

Um novo terrorismo - 1ª parte

Não é todos os anos que publicamos uma reflexão sobre os trágicos eventos que ocorreram no dia 11 de Setembro, lembrando sobretudo pelos ataques contra o "World Trade Center", no ano de 2001, mas que não deixam de se ligar a outros atentados, como o que ocorreu em Londres, a 07/07 no ano de 2005 ou em Madrid, a 11/03 do ano anterior, datas por muito consideradas como relacionadas.

Estes ataques provocaram, indiscutivelmente, choque e terror, atingindo os objectivos propostos pelos seus responsáveis, os quais, certamente, estariam cientes da retaliação por parte dos países atingidos e de que, como consequência, a violência alastraria aos países onde estas organizações terroristas estavam baseadas.

Políticas erráticas, alianças discutíveis, operações militares desastradas, ou mesmo desastrosas, muitas atingindo alvos errados ou causando danos colaterais superiores aos efeitos sobre os objectivos previstos e legitimados, uma manifesta falta de apoio e coerência internacional e o apoio de instâncias representativas das Nações Unidas, são apenas algumas das causas de um crescente apoio a organizações terroristas.

Sem aprender com erros passados, seguindo uma política errática, que se traduz em opções militares inadquadas, alternando entre períodos de grande envolvimento na participação em acções de combate, com o mero apoio logístico ou aconselhamento técnico, as nações ocidentais estimularam uma forma de resistência baseada na persistência e na aceitação de qualquer preço a pagar por parte dos seus opositores.

quarta-feira, setembro 10, 2014

O blusão TAD V 4.0 - 4ª parte

É de realçar que, apesar de a designação ser comum, existem diversos fabricantes, sendo esta a razão da enorme disparidade de preços, mas, mesmo entre produtos rigorosamente iguais, verifica-se uma variação muito substancial, com alguns fornecedores a tirar partido da existência de versões mais caras para inflacionar os preços.

Para entidades ou organizações que efectuem encomendas em quantidade, os grossistas baseados na China são uma boa opção, mesmo sabendo que a entrega pode demorar, podendo este tipo de vestuário ser personalizado, seja na origem, seja após a sua chegada ao destino, de modo a poder serem integrados com outras peças de vestuário ou mesmo de fardamento.

O mesmo fabricante desenvolveu outras linhas de produtos, que vão além do vestuário e abrangem diversas actividades ao ar livre, para além da vertente ligada à área militar, sendo constante a elevada qualidade e versatilidade dos produtos que, muitas vezes, servem de inspiração à concorrência.

Caso seja possível encontrar à venda por um valor perto do limite inferior, como no "site" Wish, onde se encontram concentrados diversos vendedores que propõe este produto, esta é uma aquisição que recomendamos a indivíduos e colectividades, dada a excelente relação preço qualidade e às características e funcionalidades que encontramos neste blusão, que o colocam num patamar muito acima da esmagadora maioria dos "soft shell" existentes no mercado.

terça-feira, setembro 09, 2014

Mudança de endereço do "Mobile Device Manager" - 1ª parte

O "Mobile Device Manager", uma plataforma de gestão e seguimento de dispositivos móveis, mudou de domínio pelo que o endereço passou de "admin.mobiledevicemanager.com" para "mdm.2x.com, arrastando consigo alterações no acesso a diversas funcionalidades e obrigando a actualizar o "software" instalado nos diversos dispositivos.

Desta forma, os novos endereços de acesso, que permitem gerir, aderir, ou adicionar/reconfigurar dispositivos IOS passam a estar associados ao novo domínio, passando a ser acedidos a partir dos seguintes URL:

Login: https://mdm.2x.com/Admin/Login
Signup: https://mdm.2x.com/Signup/SignupForm
Enroll: https://mdm.2x.com/Enroll/Enroll

O "software" instalado nos dispositivos também terá que ser actualizado até 15 de Setembro, recorrendo à "Play Store", no caso dos utilizadores de Android, enquando quem usa IOS receberá um pedido de actualização, bastando aceitá-lo para obter a última versão para a respectiva plataforma.

segunda-feira, setembro 08, 2014

Mais uma vez, VMER de Évora novamente inoperacional - 2ª parte

Dos médicos, ouve-se sobretudo a menção à falta de condições no Interior, ao baixo valor pago por este trabalho suplementar, ao escasso número de efectivos, que comprometem as escalas de serviço, sendo que esta situação se agrava durante o período de férias, aliando a diminuição de médicos ao aumento do volume de trabalho, muito comum em zonas do Interior onde a população residente aumenta durante a visita de emigrantes.

Tal fluxo, sendo sazonal e absolutamente previsível, tal como as férias do pessoal adstrito à VMER, planeadas desde o início do anos, conjuntamente com a manutenção das condições estruturais, implica que as consequências, em termos gerais, são absolutamente espectáveis, ficando apenas em aberto a imprevisibilidade das necessidades concretas, as quais em termos de tipo e quantidade são possíveis de prever em função da experiência passada.

Assim, seria possível prever, planear e antecipar, dotando a equipa da VMER de meios humanos suficientes para que as escalas, mesmo contanto com os inevitáveis imprevistos, pudessem ser mantidas, algo que só acontecerá quando houver uma dotação específica para estas unidades, ao invés de recorrer ao serviço suplementar de quem já cumpre horários prolongados.

Não nos alongaremos sobre este assunto, dado que, infelizmente, o que publicamos anteriormente se mantém plenamente actual, eventualmente com a agravante de que dos erros e falhas do passado, nada de positivo resultou, e que em época de férias, quando a população e o tráfego aumenta no Interior, falhou o reforço de meios e a disponibilidade daqueles que nominalmente permanecem sob a forma de uma perigosa ilusão.

domingo, setembro 07, 2014

"Site" da loja "Peças Land Rover" redesenhado

Recebemos uma mensagem da "Peças Land Rover" com a apresentação do seu "site" e loja virtual completamente redesenhado, substituindo a configuração a que nos habituamos durante anos por uma nova, de navegação mais simples e intuitiva e com um "design" mais atractivo.

Mantendo a segurança, surgem novas funcionalidades a nível da área de cliente, com maior facilidade na obtenção de orçamentos sob consulta, possibilidade de pagar recorrendo ao Multibanco e ao Paypal, acesso a um maior número de produtos, entre os quais um conjunto a preços especiais, no "outlet", tudo no sentido de melhorar a experiência dos visitantes.

Comparar preços é essencial para fazer um bom negócio e, num mercado onde os fornecedores de grande dimensão baseados em Inglaterra continuam a dominar, a concorrência nacional tem vindo a ganhar não apenas quota de mercado, mas também a confiança de um número crescente de clientes.

Sugerimos aos nossos leitores que precisem de peças para os seus Land Rover que visitem esta loja, agora renovada, o que certamente ajudará na comparação de preços e no encontrar de novas alternativas dentro do nosso País, ajudando assim a economia nacional nestes tempos difíceis que esta atravessa.