sábado, fevereiro 08, 2014

Repetidor "wifi" 7W211 da 7inova - 4ª parte

Image Hosted by Google Um repetidor da 7inova 7W211 na embalagem

É de notar que nas várias opções, o endereço de IP é proveniente do próprio "router", podendo este limitá-lo, e corresponde a uma única rede, pelo que a partilha de recursos é feita de modo transparente e sem que existam interrupções ou transições sensíveis para os vários utilizadores.

Naturalmente que um elevado número de utilizadores, caso estes gerem muito tráfego, tem impacto a nível do desempenho da rede, sobretudo no acesso à Internet, pelo que a velocidade e desempenho do equipamento central, as funcionalidades implementadas, bem como o contrato com o prestador do serviço de Internet, devem ser devidamente equacionados.

Apesar da simplicidade em termos de instalação e configuração, sobretudo quando recorrendo ao WPS, o planeamento de uma estrutura de rede necessita uma análise aprofundada e requer conhecimentos relativos a um conjunto de vertentes que interagem entre sí, complementando-se, pelo que soluções mais complexas devem ser da responsabilidade de especialistas.

Este equipamento, incluindo um cabo de rede e o manual em inglês, que também pode ser descarregado da Internet, pode ser adquirido por um preço abaixo da quinzena de Euros, a que acrescem perto de 8 de portes a partir da Alemanha, resultando numa entrega rápida e um valor total abaixo dos 25 Euros.

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

O interior do Defender actualmente - 2ª parte

Image Hosted by Google A consola central e rádio CB do Defender

Também está bem visível, junto do espelho retrovisor, a câmara do tipo K5000 com sistema de estabilização de imagens e 8 "leds" para iluminação noturna, que permite gravar em formato HD, como 720P ou 1080P interpolados, bem como tirar fotos de alta resolução, e que é alimentada via USB através do sistema de mãos livres.

Do lado oposto, é visível o "kit" de primeiros socorros, bem como o inversor de corrente de 1000 W, onde pode ser ligado, por exemplo, um computador portátil, ficando fora da fotoo extintor e o tubo proveniente do sistema de hidratação, do tipo "camel back", com capacidade para 2.5 litros de água, destinado sobretudo a viagens de maior duração em locais mais quentes.

Image Hosted by Google O inversor e estojo de primeiros socorros

Dois equipamentos seriam bem vindos, concretamente uma consola para o tejadilho, evitando assim o actual acumular de pequenos objectos na prateleira junto do rádio, e uma "cubby box", de preferência em metal, capaz de armazenar em segurança alguns equipamentos de maior valor, mesmo que tal sacrifique o lugar central, muito pouco utilizado, mas estes têm-se mantido fora do orçamento disponível.

Esperamos que esta disposição de equipamentos inspire alguns dos nossos leitores, nomeadamente aqueles que possuem Defenders, a introduzir algumas alterações, devendo mencionar que as que introduzimos orçaram em cerca de 250 Euros, sendo perto de 120 para o Midland 48 Multi, que adquirimos em 2ª mão, e respectiva antena comprada nova.

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Repetidor "wifi" 7W211 da 7inova - 3ª parte

Image Hosted by Google Um repetidor da 7inova 7W211

Existe ainda a possibilidade de ser ligado directamente, via cabo de rede, à placa de rede Ethernet de um computador que não possua WiFi ou "hardware" que o substitua, ligando-se de forma transparente a um ponto de acesso sem fios, a partir do qual pode receber o endereço de IP.

O estado de funcionamento e o tipo de conexão estabelecida pode ser facilmente visualizado através do conjunto de 4 "leds" do equipamento, sendo toda a configuração, excepto o WPS e a reinicialização, para os quais existem butões específicos, feita por "software".

Para aceder à página interna do repetidor, pode-se utilizar um simples "browser" e o endereço 192.168.2.1, que normalmente se encontra dentro do intervalo de endereços da maioria das redes domésticas, acedendo-se assim ao écran de "login", a partir do qual se pode escolher o tipo de configuração e o modo simples ou avançado.

Naturalmente que muitos dos parâmetros apenas podem ser alterados recorrendo à configuração avançada, mas, mesmo quando estes não são necessários configurar, a visualização deste método de configuração ajuda a entender a forma de funcionamento e todas as possibilidades do equipamento, como o despiste de eventuais problemas, pelo que aconselhamos a sua visualização.

quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Repetidor "wifi" 7W211 da 7inova - 2ª parte

Image Hosted by Google Modos de funcionamento do repetidor7W211

Estão implementadas as normas de segurança 64/128-bit WEP, WPA, WPA2 e pode ser configurado de forma muito simples recorrendo a WPS, mas também pode ser acedido usando um simples "browser" e configurando manualmente os vários parâmetros de rede.

Este repetidor inclui uma porta RJ45, sendo possível usá-la para o conectar fisicamente a uma porta do "router", através de um cabo, enviando o sinal sem fios para a área em redor, de forma semelhante aquela que se experimenta quando se posiciona um equipamento perto do "router".

Caso se tenha um "router" com 4 portas RJ45, podem-se ligar directamente 4 destes repetidores, o que, adicionando o próprio "router", permite que existam 5 pontos a partir dos quais existe sinal "wifi", através dos quais os equipamentos se podem conectar de forma transparente a uma mesma rede.

Outro modo de funcionamento como "Access Point", ou AP, é inteiramente sem fios, devendo-se colocar o repetidor num local onde receba o sinal do "router" em boas condições, o qual será regenerado e reemitido, podendo funcionar conjuntamente com outros repetidores, em sequência, o que permite espalhar o sinal por largas áreas sem o recurso a cablagem.

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Repetidor "wifi" 7W211 da 7inova - 1ª parte

Image Hosted by Google Um repetidor da 7inova 7W211

As redes locais, muitas delas domésticas, que recorrem a tecnologias sem fios, ou "wifi", facilitam em muito a comunicação entre dispositivos, permitindo uma excelente mobilidade, mas podem ter o inconveniente de o sinal não chegar a todos os locais onde é necessário.

A existência de zonas sombra, algo que sucede com frequência em locais onde existem diversos pisos, as paredes são mais espessas ou em materiais específicos, ou onde as condições dificultam a propagação do sinal do "router", obriga a estudar soluções, que, normalmente, passam pela instalação de um ou mais repetidores de sinal.

Optamos por escolher um repetidor 7W211 fabricado pela 7inova, por implementar um conjunto de funcionalidades que correspondem às nossas necessidades, sendo possível de obter dentro do espaço europeu por um preço que consideramos bastante competitivo.

Este repetidor suporta os standards "wifi" mais comuns, incluindo o IEEE-802.11b, IEEE-802.11g e IEEE-802.11n, pelo que permite uma transmissão de dados de até 300 Mbits, dependendo, naturalmente, da estrutura de rede e das condições físicas e ambientais.

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

O interior do Defender actualmente - 1ª parte

Image Hosted by Google O "kit" de mãos livres com comando e telemóvel

Após algumas alterações e introduções de diversas alterações e adição de novos equipamentos, a maioria dos quais fomos descrevendo passo a passo, consideramos útil apresentar como se apresenta actualmente o interior do Defender, de forma a que exista uma visão de conjunto.

Tentamos, essencialmente, ter a maior funcionalidade possível sem que tal implique custos elevados, adicionando equipamentos de forma faseada, de modo a não sobrecarregar o orçamento, dando prioridade aos que melhoram a segurança do veículo e dos ocupantes relativamente aos que aumentem o conforto.

Image Hosted by Google A câmara, montada junto do retrovisor

Estão presentes e visíveis os rádios, seja o de comunicações, seja outro para uso recreativo, mas que serve de passagem para o sistema de mãos livres, instalado na tomada de isqueiro, podendo-se ver as várias ligações físicas, a que acresce a conexão via "bluetooth" com um telemóvel, para o qual existe um suporte.

A consola central foi substituida por outra, em metal, muito mais resistente e com maior rigidez, que permite instalar comandos adicionais, neste caso para iluminação suplementar, tendo ainda sido adicionado um pequeno tapete anti-derrapante para um telemóvel adicional, sendo que o inclinómetro vinha instalado quando adquirimos o Defender.

domingo, fevereiro 02, 2014

Land Rover Owners de Março de 2014 já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da Land Rover Owners de Março de 2014

Relativamente pouco tempo depois da edição de Fevereiro, chegou às bancas a edição de Março de 2014 da Land Rover Owners International, onde se propõe construir um veículo de alto desempenho com base num Discovery 2 onde a carroçaria é substítuida pela de um Defender, muito mais leve, por um custo de apenas 5.000 Euros.

Também não deixa de ser interessante o artigo que descreve o uso agrícola de um antigo Serie 2A, a opção por uma caixa automática num Defender 300 Tdi, algo que é raro entre nós, bem como o teste da nova versão do Evoque, agora equipado com uma caixa de 9 velocidades.

Outros artigos incluem um veículo de bombeiros de 6 rodas, construido a partir de um Range Rover, as alterações introduzidas pela JE Engineering num Defender 90 SVX, bem como aqueles que descrevem viagens e expedições num Inverno onde não neva a contento de todos quantos apreciam as paisagens e sensações que a neve provoca.

Merecem também atenção, tal como habitualmente, os artigos técnicos, incluindo a instalação de um "roll cage" num Defender ou o "upgrade" de luzes num Discovery, a publicidade temática, que complementa a apresentação e teste de novos produtos, ou o guia de compras de Defender, que traduz essencialmente a realidade britânica, incluidos numa edição que tem inúmeros motivos de interesse para os adeptos da marca.