quarta-feira, novembro 19, 2014

Filtro de água portátil - 1ª parte

Um sistema de filtragem de água portátil é um equipamento cada vez mais acessível e a ter em conta por todos quantos participam em expedições ou mesmo para quem habite em locais onde a qualidade da água seja suspeita e se queira precaver contra uma possível contaminação.

Este sistema tem a aparência de um pequeno cilindro, bebendo-se através dele o conteúdo de um recipiente de forma muito similar aquela quando se utiliza uma vulgar palhinha, bastando sorver a água para obter o efeito de filtragem ao atravessar o filtro contido no interior.

Naturalmente que, por não ter reservatório, este equipamento serve apenas como filtro, não tendo capacidade de armazenamento, excepto residual, sendo aconselhável utilizar água previamente vertida para um recipiente, preferencialmente transparente, de forma a que possa haver alguma verificação visual de qualidade.

No interior, um filtro de resina halogenada, em dois estágios, permite filtrar até 800 litros de água, tendo um período de validade de um ano, sendo eficaz contra a maioria das bactérias e germes existentes na água, filtrando partículas entre os 15 e os 125 microns.

Sem comentários: