segunda-feira, outubro 13, 2014

Simulacro de sismo para todos no dia 13 - 4ª parte

Este exercício, denominado por "A terra treme", baseia-se no "Shake out", originário da Califórnia, onde nasceu em 2008, e que se espalhou por diversos países, tendo envolvido 25.000.000 de pessoas, dos quais 70% em escolas, na sua edição de 2013.

Se em países onde os sismos são frequentes, as populações se encontram preparadas, tal como os sistemas de socorro e as próprias estruturas físicas, noutros, onde este fenómeno natural é raro, mesmo um sismo de fraca intensidade pode resultar em momentos de pânico e mesmo em acidentes, pelo que se deve testar o dispositivo que vai intervir e informar as populações quanto aos procedimentos a adoptar.

Para este dia 13, data que assinala o "Dia Internacional para a Redução de Catástrofes", dia no qual as Nações Unidas alertam para os problemas e consequências dos desastres naturais, estavam inscritas mais de 150.000 pessoas, um número muito superior aos 100.000 participantes no ano passado.

Mesmo para quem não participar, aconselha-se a efectuar os passos propostos, sobretudo no respeitante à prevenção, de modo a que, caso haja a necessidade de enfrentar um sismo, exista a preparação necessária para reduzir a possibilidade de acidentes graves.

Sem comentários: