domingo, outubro 12, 2014

Simulacro de sismo para todos no dia 13 - 3ª parte

Durante o sismo, devem ser adoptados os seguintes procedimentos:

Baixar-se ou ajoelhar-se, adoptando uma posição que evite quedas, mesmo que implique apoiar-se também nas mãos.

Proteger a cabeça e o pescoço com os braços, colocando-se sob uma mesa resistente, a ombreira de uma porta ou outro local estruturalmente resistente e não exposto a projecções.

Aguardar até ao sismo terminar, sem esquecer a possibilidade da existência de réplicas ou outras consequência após o tremor, algumas das quais podem não ser tão imediatas ou intuitivas como pode parecer e que dependem do local e circunstâncias exactas.

Após o sismo, e depois de esperar por eventuais réplicas, que, ocorrendo, seguem de perto o abalo principal, deve-se tomar as seguintes medidas:

Desligar gás, electricidade e água, não usar formas de fazer fogo, mesmo que como iluminação, ter cuidado com cabos caídos, vidros partidos e outros destroços perigosos, nunca utilizar elevadores, deslocar-se com precaução para um local seguro, evitando aproximar-se de edificações danificadas ou fendas no terreno.

Ter em atenção os conselhos das autoridades oficiais, adoptando o plano traçado para a eventualidade do sismo, reagrupando os elementos da família ou do núcleo de acordo com o planeado, sem esquecer animais de companhia, e reportando qualquer falta, quando esta se prolongue.

Sem comentários: