quarta-feira, setembro 17, 2014

"Open source vehicle" - 1ª parte

Para muitos dos nossos leitores, a expressão "open source" tem como imagem imediata os sistemas operativos abertos, dos quais o Linux será o exemplo mais conhecido, mas o mesmo conceito existe aplicado a outras realidades, surgindo agora o primeiro exemplo desta visão no sector automóvel.

O "Tabby" é um estrutura em "open source" destinada à construção de pequenos veículos, que podem ser montados em menos de uma hora, capazes de serem adaptados e personalizados pelos próprios utilizadores e que serão propulsionados por motores eléctricos, híbridos ou de explosão, de baixa cilindrada.

No entanto, a ideia mais revolucionária é a disponibilização para "download" dos planos, em diversos formatos, incluindo o AutoCAD, podendo os profissionais que pretendam um maior envolvimento neste projecto, obter os próprios "blueprints", com todos os detalhes que permitem aceder às próprias técnicas de produção.

Esta abertura, absolutamente inédita, juntamente com o fornecimento de componentes provenientes de várias fontes, a possibilidade de o cliente montar o seu próprio veículo, encomendado de acordo com as suas próprias especificações ou planos, numa infinita multiplicidade de modelos únicos.

Sem comentários: