segunda-feira, julho 14, 2014

Óculos com lentes polarizadas - 1ª parte

Especialmente durante o período de maior luminosidade, coincidente, normalmente, com o Verão, a escolha de óculos. com ou sem lentes graduadas, revela-se da maior importância, não apenas pela protecção que conferem. mas também pela que resulta do aumento da acuidade visual.

Naturalmente que a escolha de óculos depende em muito da situação específica e da intenção de uso, mas, para uma utilização mais genérica, os parâmetros de conforto e adequação, eventualmente aliados a alguma estética, prevalecem, com a primazia a ir no sentido do tipo e qualidade das lentes.

O recurso a lentes polarizadas como forma de controlar a luminosidade tem vindo a crescer, sendo hoje possível adquirir óculos com este tipo de lente por valores inferiores à dezena de Euros, sempre com o cuidado de verificar se aquilo que é anunciado pelo fabricante corresponde à realidade e possuem a qualidade pretendida.

Ao contrário das lentes escurecidas, cujo efeito é, como o próprio nome indica, reduzir a luminosidade, mas que permitem que reflexos ou pontos luminosos mais intensos continuem visíveis, as lentes polarizadas possuem uma película laminar plástica que absorve os reflexos, mantendo o contraste das cores, essencial para determinar a forma dos objectos.

Sem comentários: