sexta-feira, junho 27, 2014

Controle remoto de computadores via "Chrome Remote Desktop" - 1ª parte

O "Chrome Remote Desktop" é um produto gratuito, disponibilizado pelo Google, que permite controlar remotamente um computador a correr Windows, versão XP ou superior, Mac OS X, a partir da versão 10.6, ou Linux, recorrendo a um navegador ou "browser" Chrome.

Após descarregar a aplicação, através da "Chrome Web Store", procede-se a uma instalação simples e rápida, que dispensa conhecimentos técnicos, mas que requer alguma atenção em termos de parametrização, instalando todo o "software" necessário e escolhendo as credenciais de acesso.

Usar este produto implica ter conta no Google, algo bastante comum nos dias de hoje, e aceitar que o computador possa ser controlado remotamente, autorização que implica permissão a nível de administrador, sendo o controle de acesso baseado num sistema de "pins", que substituem as vulgares "passwords".

O cliente para "Android", disponível na "Play Store" permite controlar o computador pessoal através de um "smartphone", "tablet" ou "Chromebook", funciona de forma similar, com as limitações inerentes ao tamanho e resolução do écran, mas mantendo o essencial das funcionalidades e a mesma segurança.

Sem comentários: