segunda-feira, março 17, 2014

Pranchas de salvamento - 3ª parte

Image Hosted by Google Plano de uma prancha de salvamento em madeira

Também se pode adicionar, aparafusando, um par de calhas inferiores, eventualmente feitas no mesmo material, que facilitem o deslizamento da prancha em superfícies planas, para além de conferir uma maior resistência estrutural.

Finalizada, esta prancha mede perto de 180 cm de comprimento, 41 de largura e 2 de altura, o dobro incluindo calhas, caso presentes, ficando com um peso entre 7 e 8 kg, caso tenha ou não calhas, o que permite suportar uma carga de até 160 kg de peso.

Uma destas pranchas é fácil de acomodar numa viatura, eventualmente fixada sobre o tejadilho, dado o seu escasso peso e altura, e pode, para além de ser utilizada em salvamentos, servir como uma plataforma, que pode dar origem a uma simples mesa ou para outras funções na vida em campo durante uma expedição.

Embora o preço de uma prancha deste tipo vendida comercialmente não seja elevado, o facto é que pode não estar ao alcance de todos, enquanto este modelo, de realização doméstica, que requer poucas ferramentas e cujo material é, essencialmente uma placa em madeira, verniz e sistemas de fixação, pode ser feito por um valor extremamente baixo, pouco superior ao de uma simples mesa.

Sem comentários: