quarta-feira, março 12, 2014

Pranchas de salvamento - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma prancha de salvamento em madeira

As pranchas de salvamento, em diversos materiais, são muito usadas em operações de socorro, estando presentes em veículos de emergência durante missões de salvamento, devendo a sua presença ser devidamente equacionada em expedições em locais remotos.

Dado que a aquisição deste tipo de equipamento pode ser impossível, como resultado do custo inerente, com base num dos inúmeros modelos cortados a partir de uma simples placa de madeira, pode ser desenhada uma versão fácil de construir e transportar.

Estas pranchas podem ser cortadas em aglomerado de madeira, ou madeira prensada, com perto de 20 mm de espessura, e que deve ser isolada, para efeitos de preservação e como forma de permitir uma lavagem mais fácil, recorrendo a verniz sintético.

Estão recortadas 11 passagens, das quais uma, no topo, é para um cabo de reboque ou tracção, enquanto as 10 restantes se destinam à passagem de faixas de fixação e como pegas para efeitos de transporte, permitindo que até meia dúzia de socorristas, três de cada lado, possam carregar a prancha.

Sem comentários: