quarta-feira, março 05, 2014

Parlamento Europeu aprova implementação do sistema "eCall" - 1ª parte

Image Hosted by Google Esquema de funcionamento do "eCall"

O "eCall" ou "Emergency Call" consiste num sistema instalado em viaturas que, em caso de acidente, detectado pelos mesmos sensores que activam os "airbag", envia de forma automática um alerta para o 112, incluindo um conjunto de elementos que facilitam o envio do socorro.

No fundo, o "eCall" acaba por ser algo muito idêntico aos localizadores de modelo fixo que tantas vezes mencionamos, incluindo um módulo GPS, que fornece a localização, hora, direcção e velocidade, e um módulo GSM, que procede ao envio de dados através de uma rede móvel, sendo implementadas algumas funcionalidades adicionais.

Entre os dados a enviar encontram-se a localização exacta do veículo, a hora da ocorrência, o sentido de movimento, o número de ocupantes com base no número de cintos de segurança apertados, o tipo de combustível utilizado, podendo ser incluidas informações opcionais, caso existam sensores que permitam a sua recolha.

Estará igualmente disponível um botão de emergência, que ao ser premido envia os dados para a central de socorro e estabelecerá um contacto áudio, de forma idêntica a uma chamada para o 112, com a vantagem de um conjunto de informações já ter sido fornecida ao operador.

Sem comentários: