sábado, outubro 19, 2013

O "conto do vigário" dos nossos tempos - 12ª parte

Image Hosted by Google Écran de um sistema de tradução automático

O autor ou autora da carta, sugere ser de nacionalidade inglesa, tendo perdido a mãe e estando em conflito com o pai, teve um relacionamento que falhou, obviamente não por própria responsabilidade, e tem a possibilidade de obter ou vir a aceder a uma quantia importante, os 3.500.000 de dólares mencionados na mensagem, necessitando para tal da ajuda de alguém cuja seriedade não pode verificar.

Verifica-se que as frases são estranhas, inadequadas para quem nasceu num país anglófono ou nele viveu, e, como de costume, encontra-se num dos países mais suspeitos, a Nigéria, concretamente na capital, Lagos, onde, alegadamente, corre risco de vida, depois de, segundo diz, ter saído dos Estados Unidos nas estranhas circunstâncias previamente mencionadas.

Todos nos podemos interrogar qual a razão pela qual tantos cidadãos de países ocidentais, independentemente de alguns incidentes infelizes ou dificuldades, escolhem um país tão pobre e perigoso como a Nigéria para nele residir ou desenvolver alguma actividade, bem como as ligações com naturais daquele país africano, sendo difícil encontrar um motivo credível e honesto.

Obviamente, todo o esquema é obscuro e mal explicado, com menção a uma mala diplomática, que apenas pode ser aberta com um determinado código, e que seria entrega pelos diplomatas de uma dada companhia, algo completamente absurdo, dado que este estatuto é apenas conferido a funcionários de estados ou de organizações internacionais devidamente acreditadas e nunca a funcionários de empresas privadas.

sexta-feira, outubro 18, 2013

Anunciado o fim do Land Rover Defender - 1ª parte

Image Hosted by Google Um Land Rover Defender

Com base nas cada vez mais rígidas normas de segurança e de emissões poluentes em vigor na União Europeia, e há muito proíbida a importação nos Estados Unidos, a Land Rover anunciou o termo definitivo da produção do modelo Defender para o final de 2015.

Apesar de a Land Rover ter anunciado, sem entrar em detalhes, que já se encontra a trabalhar num sucessor, cuja chegada pode vir a ocorrer até 2019, quatro anos após o termo da produção do modelo actual, manter o mesmo conceito, de forma a conservar um conjunto de clientes e de segmentos de mercado, afigura-se difícil.

Assim, substituição do Defender será complexa, após o cancelamento do projecto DC100, construido maioritariamente em aço e que nada tinha a ver com o conceito original, podendo a Land Rover optar por recorrer à plataforma do Range Rover, em alumínio, o que viria colocar o sucessor do Defender noutro segmento de mercado, fora do alcance de muitos dos seus admiradores.

Baseado nos antigos Serie, oriundos do final dos anos 40, não obstante a sua muito significativa evolução, o Defender continua a manter a estrutura e os traços dominantes dos seus antecessores, com tudo o que tem de positivo e de negativo, defrontando-se com sucessivas dificuldades a nível legislativo, agravadas por políticas comerciais no mínimo discutíveis.

quinta-feira, outubro 17, 2013

Land Rover Owners de Novembro de 2013 já nas bancas - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma página da Land Rover Owners de Novembro de 2013

Outros artigos técnicos, como a preparação de um Defender 200 Tdi onde um motor 300 Tdi é instalado, com muito do que diz respeito à mecânica a aplicar-se ao todos os Land Rover que recorrem a esta motorização, onde as instruções são dadas, e devidamente ilustradas, passo por passo, são também de ler com atenção.

Muitos outros artigos, entre eles a evolução dos Range Rover ao longo da sua extensa história, a apresentação de diversos novos produtos, alguns dos quais surgem integrados na publicidade feita pelos próprios fabricantes, também justificam a nossa atenção, sendo possível encontrar várias novidades, sobretudo a nível de arrumação e distribuição de carga.

Este número de Novembro, que é composto por 220 páginas, tem muitos outros motivos de interesse, como a descrição de passeios, expedições e preparação de veículos, alguns devidamente adaptados ou transformados, e oferece muitas horas de leitura interessante aos adeptos da marca.

quarta-feira, outubro 16, 2013

Campanha "Não Deixe os Lobos sem Abrigo" atingiu 62%

Image Hosted by Google Cartaz da campanha "Não deixe os lobos sem abrigo"

De acordo com uma actualização que recebemos, a Campanha "Não Deixe os Lobos sem Abrigo" conseguiu obter 62% de um total de 157.000 Euros, necessários para adquirir o terreno de 17 hectares de terreno onde o Grupo Lobo desenvolve o projecto Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI).

Este valor, para além do terreno, inclui ainda as despesas da transação, estando em falta perto de 60.000 Euros para que o CRLI possa permanecer nas actuais instalações, no concelho de Mafra, onde tem desenvolvido um importante trabalho na preservação desta espécie.

Sabendo que este é um período de crise, e perante a falta de apoio de entidades oficiais, partilhamos este apelo no sentido de ajudar a evitar o desaparecimento do último grande predador existente no nosso País, perseguido ao longo de gerações e cujo "habitat" natural tem vindo a desaparecer.

Para além da campanha, a visita ao CRLI, a aquisição de bens na sua loja, o contributo através de trabalho voluntário e a própria divulgação do esforço para preservar os lobos, são contributos importantes, indispensáveis para que os lobos se mantenham num espaço que há muito os acolheu.

terça-feira, outubro 15, 2013

Guia de condução fora de estrada da Haynes

Image Hosted by Google A capa do guia de condução fora de estrada da Haynes

O novo guia de condução fora de estrada da Haynes é um manual escrito por especialistas e destinado a todos quantos queiram aprender a conduzir fora de estrada de forma segura e eficaz em quaisquer condições climáticas e mesmo sobre os terrenos mais difíceis, que incluem neve, areia ou pedras soltas.

Estão incluidas numerosas fotos, ilustrações e diagramas explicativos, dando enfase à preparação dos veículos, às diversas técnicas de controle, bem como aos problemas mais comuns com que uma condução fora de estrada se defronta, ajudando a fazer face, com confiança, a situações complicadas.

O livro, de capa dura, com 27.2 x 21.2 x 1.8 cm, tem um total de 208 páginas escritas em inglês e profusamente ilustradas, foi publicado a 5 de Setembro deste ano pela editora J H Haynes & Co Ltd e tem como referências ISBN-10 0857333739 e ISBN-13 978-0857333735.

Compilado com a ajuda da Land Rover Owners International, o preço de capa deste interessante livro é de 25.99 Libras, pouco mais de uma trintena de Euros, a que acrescem portes de envio, podendo, no entanto, ser encontrado por preços inferiores e com portes gratuitos em livrarias "on line", como a Amazon inglesa.

segunda-feira, outubro 14, 2013

Land Rover Owners de Novembro de 2013 já nas bancas - 1ª parte

Image Hosted by Google A capa da Land Rover Owners de Novembro de 2013

Já se encontra nas bancas a edição de Novembro de 2013 da Land Rover Owners International, e desta vez o destaque vai para os produtos da Line-X que revestem, neste caso, um Defender 130, protegendo de forma muito eficaz a carroçaria, através de camadas sucessivas de um polímero de alta resistência.

O produto da Line-X é um polímero à base de resinas, composto por dois componentes misturados num equipamento específico, aplicado por "spray" a uma temperatura que varia entre os 80 e os 100º, secando numa dezena de segundos, criando uma camada de poucos milímetros de espessura que acresce em perto de 40 quilos o peso de um Defender 130.

Esta é uma forma extremamente eficaz de proteger um veículo, resistindo a impactos com alguma severidade, impermiabilizando a carroçaria, evitando a sua corrosão, mantendo o aspecto por um periodo indefenido, pelo que, sendo um investimento superior ao de uma pintura normal, não pode deixar de ser tida em conta por quem faça uma utilização mais exigente da sua viatura.

Outro artigo que nos interessa particularmente é o que versa o melhoramento do desempenho dos Td5, através da substituição do "intercooler" por um de maiores dimensões, de um novo filtro de ar e do sensor da massa de ar, e de uma reprogramação a nível de electrónica, o que confere uma muito maior potência.

domingo, outubro 13, 2013

Promoções para automóvel no Lidl

Image Hosted by Google Um macaco hidráulico

Vão estar disponíveis, a partir de 5ª feira, dia 17 de Outubro, nas lojas da cadeia Lidl, um conjunto de equipamentos destinados aos veículos automóveis, alguns deles vocacionados para quem efectua pequenas reparações, outros de utilização mais comum, abrangendo a maioria dos proprietários de veículos.

Entre os mais específicos, estão um macaco hidráulico, com capacidade de elevação até aos 2.000 quilos, pelo preço de 24.99 Euros, um par de tripés com a mesma capacidade e elevação até aos 36 centímetros, por 12.99 Euros, bem como um compressor de 10 bar, com débito de 35 litros por segundo, com um preço de 19.99 Euros.

Outros, mais genéricos, são as capas de protecção para automóveis e motos, as capas para os bancos, auto-rádio, cabide, tapetes, escovas para os limpa vidros, "spray" anti-furos, massa de limpeza das mãos, assento para crianças, escova para limpeza interior do para brisas e carregador de bateria.

Recomendamos que se verifique se cada produto é compatível com o fim ou o veículo a que se destina, dado que, mesmo os descritos como universais, nem sempre o são, sendo exemplo disso o facto de os tripés serem insuficientemente altos para os todo o terreno com maior altura ao solo.