sábado, julho 13, 2013

Óculos do Google deverão estar disponíveis no final do ano - 2ª parte

Image Hosted by Google Funcionamento dos óculos do Google

No entanto, mais do que um "gadget" futurista, o "Google Glass" pode representar uma perigosa intrusão na privacidade, mas que não podemos considerar como revolucionária, dado que é possível obter resultados semelhantes usando, por exemplo, um telemóvel de 3ª ou 4ª geração.

Os óculos do Google mais do que implementar novas funcionalidades que ponham em causa a privacidade, conferem-lhe uma dimensão e um uso prático diferente, porque o utilizador controla muito mais facilmente todo o processo, mas muitos "smartphones" podem enviar directamente vídeo e proceder ao respectivo "upload", sendo esta funcionalidade existente em muitas câmaras, desde que ligadas a um "router" móvel ou "hotspot" portátil.

No fundo, os "Google Glass" miniaturizam, melhoram, facilitam o uso, mas não permitem nada, em termos de violação de privacidade, que não seja possível fazer com outros meios, pelo que muitos dos alertas derivam sobretudo do formato dos mesmos e do nome "Google" a eles associados.

São, no entanto, mais intrusivos do que os sistemas de mapas digitais, mesmo os que incluem imagens ao nível da rua, mas onde elementos identificadores, como as faces das pessoas ou matrículas dos automóveis, são encobertos, agravando o facto de as imagens poderem ser vistas em tempo real e com informação posicional.

sexta-feira, julho 12, 2013

Óculos do Google deverão estar disponíveis no final do ano - 1ª parte

Image Hosted by Google Funcionamento dos óculos do Google

Os previamente anunciados óculos desenvolvidos pelo Google, que actualmente estão disponíveis sob a forma de protótipos por mais de um milhar de Euros, deverão chegar ao mercado por um preço muito inferior perto do final do corrente ano.

Estes óculos possuem um conjunto de funcionalidades únicas, com uma ligação permanente à Internet, acedendo a informação "on line", o envio automático de vídeo, incluindo som, que pode incluir a disponibilização em redes sociais ou o controle por voz, entre outros.

Naturalmente que o uso destes óculos muda em muito a perspectiva do utilizador, ao aliar o mundo real ao virtual, recebendo e enviando informação sempre que necessário, o que permite, por exemplo, a um cirurgião transmitir o que vê durante uma operação, ou um condutor visualizar um mapa de estradas enquanto conduz.

Extremamente fácil se usar, discretos, distinguindo-se apenas pelo pequeno rectangulo na parte superior da lente direita, junto da haste, estes óculos podem passar desapercebidos perante a esmagadora maioria dos que observem o seu portador, muitos dos quais podem nem sequer identificar aquilo que estão a observar.

quinta-feira, julho 11, 2013

Tubo de macro para a Lomo "Konstruktor" para ser impresso em 3D

Image Hosted by Google A "Konstruktor" com o tubo de macro

Apresentamos no passado uma câmara Lomo para montar, a "Konstruktor" sendo que agora surge uma interessante inovação, que recorre à tecnologia de impressão em 3D para adicionar um tubo de extensão, que permite um modo "macro" neste equipamento.

Com esta extensão, a "Konstruktor" pode focar objectos a apenas 80 mm, em vez dos 500 mm na configuração de origem, o que permite obter fotos completamente diferentes, mas não será para esta possibilidade, mas para a tecnologia usada na construção do tubo que vai o destaque.

Image Hosted by Google O tubo de macro da "Konstruktor"

Esta é a primeira vez que vemos uma impressão 3D a ser usada na área da fotografia, e estamos certos que esta tecnologia vai ser usada muito em breve nas mais diversas áreas de actividade, permitindo construir peças no próprio local onde esteja disponível uma impressora, sem custos adicionais para além do material e serviço.

Quem tiver uma "Konstruktor" e quiser este tubo tem apenas que descarregar o modelo tridimensional, proceder à impressão em negro das duas peças de que é composto, ou pintando-o caso não seja impresso nesta cor, após o que as duas peças são coladas entre sí, resultando num bloco pronto para ser adicionado ao equipamento original, ficando preso por um sistema de encaixe rotativo.

quarta-feira, julho 10, 2013

O "Under Seat Storage Case XD" da Garrison Outfitters para Defender - 2ª parte

Image Hosted by Google O "Under Seat Storage Case XD" da Garrison Outfitters para Defender

A instalação é extremamente simples, sendo que o acesso ao conteúdo, que pode ser o de um estojo de primeiros socorros ou um conjunto de ferramentas, implica sempre remover a parte inferior do assento, o que, podendo ser pouco prático nalguns casos, também torna a localização bastante discreta.

O preço, com garantia vitalícia, é de 99.00 libras, incluido VAT, ou IVA em Inglaterra, a que acrescem portes para Portugal, sendo este equipamento distribuido pela MUD UK, um revendedor e distribuidor de peças e equipamentos para todo o terreno.

Este não é um produto barato, e caso se pretenda uma destas bolsas sob cada assento, o valor vai ultrapassar os 250 Euros, acrescentando um espaço de arrumação discreto num local que, de outra forma, não teria grande utilidade, mas a nossa opção, iria para uma consola de tejadilho ou para uma "safe box", caso pretendessemos gastar uma quantia semelhante.

terça-feira, julho 09, 2013

Número 31 da revista Land Portugal já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da revista Land Portugal

Já se encontra nas bancas o número 31 da revista Land Portugal, agora com uma periodicidade trimestral, com o destaque a ir para o novo Range Rover Sport, um modelo em que a marca aposta para o segmento dos todo o terreno ou SUV de luxo.

Este número tem um total de 90 páginas, comemorando os 55 anos da Land Rover, tal como acontecera com o número anterior, e, pela sua especificidade no âmbito nacional, nomeadamente a nível da divulgação ou noticiação de eventos, continua a merecer o interesse dos adeptos da marca.

Capa para bancos com bolsas - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma capa com bolsas

São fornecidas 7 bolsas, com diferentes dimensões e configurações, que permitem armazenar desde estojos de primeiros socorros a ferramentas, passando por diversos utensílios e mesmo alguma carga, com a vantagem de ser possível adicionar novas bolsas de outros fornecedores.

Apesar de previstas para os "Jeep", estas capas podem ser utilizadas em muitos outros veículo, existindo para os assentos dianteiros e traseiros, ambas seguras da mesma forma, recorrendo a um sistema de cintas que são extremamente ajustáveis, compatibilizando com vários modelos.

Cada uma destas capas custa perto de 80 Euros, incluindo um ano de garantia a que acrescem portes a partir dos Estados Unidos e, quase inevitavelmente, direitos alfandegários, estando disponível em negro, verde militar, amarelo escuro ou num padrão de camuflagem, designado por ACU.

Obviamente que o valor não é particularmente baixo, mas a relação qualidade/preço é francamente interessante, e oferece um interessante espaço de arrumação, com uma excelente flexibilidade, e que fica facilmente acessível aos ocupantes dos assentos traseiros.

segunda-feira, julho 08, 2013

Folheto relativamente a restrições à circulação

Image Hosted by Google Folheto relativamente a restrições à circulação

Porque sabemos que tem especial interesse para os praticantes de todo o terreno, disponibilizamos as ligações para o folheto do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) relativamente às restrições à circulação em áreas florestais.

Sem dispensar a consulta da legislação em vigor, este folheto resume a política do ICNF sobre o acesso às áreas que tutela, sobretudo nas épocas críticas de fogos florestais e quando as condições são mais favoráveis à sua ocorrência, devendo a informação ser complementada pelos dados meteorológicos constantes do "site" da Protecção Civil.

Tal como mencionamos anteriormente, por diversas vezes, esta política é errada, não contribuindo em nada para a prevenção, comprometendo a sustentabilidade económica de muitas zonas florestais, ao limitar o acesso a turistas, sem com isso ajudar a evitar os fogos, dado que os incendiários sentem a falta de presença como verdadeiro incentivo.

Mesmo a questão de projecções dos escapes carece de provas, restanto a negligência dos ocupantes das viaturas, que, no entanto, podem penetrar nas mesmas áreas a pé ou usando meios sem motor, onde os comportamentos de risco podem ocorrer independentemente do meio de deslocação utilizado.

Capa para bancos com bolsas - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma capa com bolsas

As capas para bancos com bolsas da SmittyBilt permitem adicionar algum espaço de arrumação no interior dos veículos, aproveitando o espaço disponível atrás de cada banco para transportar diversos tipos de carga ou de objectos.

O conjunto é feito em poliester Denier 600, forrado em PVC, resistente a raios ultra-violeta usando fechos de tipo militar, com grande resistência, obedecendo a critérios rigorosos de qualidade e seguindo, em muitos casos especificações militares.

A instalação é extremamente simples, com o ajuste feito através de correias, que facilitam o ajuste e garantem que esta capa não se vai deslocar, sendo que após estar devidamente fixa, se podem ir adicionando, no local pretendido, as bolsas fornecidas com o conjunto.

É de salientar que as bolsas são fixas através do sistema "molle", um padrão muito usado em fardamento miltar, o que significa que, para além daquelas que são fornecidas, outras que sigam o mesmo "standard" também podem ser utilizadas.

domingo, julho 07, 2013

Gatochy, 5 anos depois...

Image Hosted by Google Gatochy, sempre presente...

O dia 07 de Julho é sempre lembrado como aquele em que, no ano de 2008, Gatochy partiu, precisamente pela 01:15, hora a que publicamos este texto, após uma vida feliz, mas complicada, parte por questões de saúde, parte devido a uma personalidade muito peculiar, que durou pouco mais de 13 anos.

Sobre algumas características da personalidade de Gatochy, já nos pronunciamos no passado, mas esta adepta das novas tecnologias, com uma especial predileção pelo sistema de aquecimento dos "scanners", capaz de um pensamento elaborado e algo tortuoso, deixou uma marca impar, nem sempre positiva, nas vidas de todos quantos com ela se cruzaram.

Esperamos que um dia os vários volumes do "Diário de Gatochy" ainda possam vir a ser publicados, do que resultaria, certamente, uma justa homenagem para esta gatita única, com uma visão do Mundo muito particular, que certamente lhe valeria muitos admiradores e uma mão cheia de inimigos, algo com que esta pequena felídea sempre contou ao longo da vida.

Entretanto, fica a recordação e a saudade desta gatita ímpar, senhora de uma coragem e combatividade raras, apenas suplantadas pelo ciúme e pelo ódio visceral contra qualquer ríval, mesmo que apenas essa rivalidade existisse na sua fantástica imaginação.