sábado, julho 06, 2013

Bolsas de carga para Series ou Defender

Image Hosted by Google Bolsas de carga para Series ou Defender

Uma forma interessante de aumentar o espaço de arrumação nos Serie ou Defender "soft top" é colocar um conjunto de bolsas que permitem acomodação de carga, algo muito parecido com alforges, suspensos na mesma estrutura que suporta a lona.

A "Undercover Covers" é uma empresa inglesa que produz este tipo de equipamento, disponibilizando conjuntos de sacos, feitos em lona, cada um com dois espaços principais de armazenamento, que são pendurados na estrutura da capota, sendo fixos através de um conjunto de correias, de modo a que fiquem presos com solidez.

Naturalmente que estes sacos ou bolsas não se destinam a transportar grandes pesos, seja porque a estrutura de origem não foi prevista para isso, seja porque estamos a fazes elevar o centro de gravidade do veículo, contribuindo para algum desequilíbrio, agravado pela inevitável oscilação dos sacos que se projectam para o exterior das curvas.

O preço, na ordem da centena de Euros para cada lado, não deixa de ser um pouco elevado, mesmo tendo em conta a funcionalidade oferecida e a qualidade do material, mas confere um aspecto algo rústico a um Land Rover descapotável, que fica ainda mais interessante caso voltados para o exterior, o que, obviamente, tem implicações legais.

sexta-feira, julho 05, 2013

Novas versões do "Google Maps" e do "Digg reader"

Image Hosted by Google Écran do novo Google Maps

Recentemente o Google começou a implementar um conjunto de novas funcionalidades no "Maps", o seu sistema de mapas digitais, dando origem a uma nova versão, ainda em fase de teste, para a qual podem ser solicitados convites que permitam o acesso.

A nova versão ainda apresenta algumas falhas, nomeadamente em termos da visualização tridimensional de trajectos, e mesmo na sua escolha, sendo estes os primeiros que detectamos, podendo ser revertido o processo, de forma a utilizar a versão anterior do "Google Maps".

Image Hosted by Google Écran do novo "reader" da Digg

Com o fim do "Google Reader", muito usado para ler "blogs", torna-se necessário uma alternativa que permita uma migração simples, sem perda de informação, e que não implique um periodo de adaptação prolongado, pelo que sugerimos o "reader" da Digg.

Tal como no caso do "Google Maps", é necessário solicitar um convite para acesso, mas da experiência que temos, a resposta é rápida, em perto de 24 horas, e o "reader" do Digg substitui sem problemas o do Google, mantendo o mesmo tipo de funcionalidades.

quinta-feira, julho 04, 2013

Morreu Doug Engelbart, o inventor do "rato" para computadores

Image Hosted by Google Douglas Engelbart

Morreu na passada 4ª feira o engenheiro e pioneiro da informática Douglas Engelbart, que inventou o "rato", esse pequeno periférico que hoje todos conhecemos e, nas suas mais diversas formas, certamente utilizamos.

Formado em engenharia electrotécnica, Doug Engelbart foi investigador no Stanford Research Institute, contribuindo em muito para o desenvolvimento da informática tal como a conhecemos, com trabalhos inovadores na área da videoconferência e teleconferência, da Internet, nessa altura a Arpanet, e do correio electrónico, das "janelas" e das próprias ligações de hipertexto.

No entanto, foi a invenção do "rato", que na sua versão original não passava de uma simples caixa feita em madeira com duas rodas de metal, uma das 21 patentes que originou, que celebrizou Doug Engelbart no mundo da informática.

Titular da medalha nacional de tecnologia, a mais alta distinção do sector, Doug Engelbart foi um percussor, um dos protagonistas na já longa história da informática, deixando uma marca única, mesmo que muitos desconheçam quem esteve na origem de algo que usam todos os dias.

Projecto dos localizadores entra em fase de teste

Image Hosted by Google o GPS Gate no servidor

Após uma longa saga, protagonizada pela falta de um CD do Windows Server 2003 Small Business Edition, que acabamos por substituir pela versão Premium, finalizamos a instalação do servidor que servirá de base à plataforma de gestão dos localizadores.

Para além do Windows Server 2003, com Internet Information Server, é necessário instalar o MySQL, bem como diverso "software" de suporte, como as versões 2.0 e 4.0 do .Net e todas as actualizações do sistema, após o que a versão servidor do GPS Gate foi instalada e configurada.

Um último passo é redirecionar o tráfego externo dirigido para a rede, através de um IP que, após testes será fixo, para um equipamento específico, neste caso aquele onde corre o GPS Gate, após o que se podem adicionar e configurar os localizadores que serão monitorados.

Agora, e dependendo da disponibilidade possível, iremos proceder aos testes do sistema, sendo que com base nos resultados e nos custos de implementação, manutenção e exploração, bem como do interesse dos nossos leitores, avaliaremos da possibilidade de disponibilizar um serviço que permita monitorar localizadores, que poderão ser fixos em viaturas, ou móveis, para pessoas e objectos.

quarta-feira, julho 03, 2013

O "Under Seat Storage Case XD" da Garrison Outfitters para Defender - 1ª parte

Image Hosted by Google O "Under Seat Storage Case XD" da Garrison Outfitters para Defender

A Garrison Outfitters produz uma bolsa rígida para colocar sob os assentos dos Land Rover Defender, que designa por "Under Seat Storage Case XD", aumentando assim os locais de arrumação deste veículo, que tendem a pecar por escassos, sobretudo nas versões comerciais.

O exterior rígido é feito no mesmo material das solas das botas de escalada, com revestimento em borracha, sendo de tal forma resistente que a Garrison Outfitters oferece uma garantia vitalícia, o que revela a confiança que tem neste equipamento.

A bolsa fecha através de um fecho éclair de grande resistência e no interior está uma bolsa em rede, também fechada por um fecho éclair e um elástico de retenção para objecto cilíndrico, como uma caneta ou lanterna.

Todo o material de instalação é fornecido, incluindo velcro da 3M, sendo complementadamente mantida em posição por uma haste metálica, que a prende na parte inferior do assento, de modo a que este continue a ser ajustável sem problemas.

terça-feira, julho 02, 2013

Óculos com lentes polarizadas em policarbonato - 2ª parte

Image Hosted by Google Óculos com lentes polarizadas em policarbonato

Também o resto do conjunto é sólido, incluindo o conjunto de hastes e todos os parafusos de fixação, sendo facilmente ajustáveis, de modo a que o utilizador se sinta confortável e tenha a melhor visibilidade possível.

Com um peso de 88 gramas e dimensões aproximadas de 16 cm x 4 cm x 4 cm, possuem lentes com perto de 6 x 4 cm e hastes com perto de 14 cm, estando disponíveis em dois modelos ligeiramente diferentes, sendo um inteiramente negro e outro com zonas em cinzento.

Image Hosted by Google Efeito das lentes polarizadas em policarbonato

Existem inúmeros modelos, pelo que o preço varia enormemente, mas o modelo que usamos, o qual vem acompanhado de um estojo que pode ser usado à cintura, pano de limpeza e um cartão de teste, que permite aferir das suas características de polarização, custa perto de 9 Euros, incluindo portes para Portugal a partir da Ásia.

O balanço do uso prolongado destes óculos é francamente positivo, protegendo dos raios solares, e mesmo em termos de impactos, de forma mais adequada do que os Ray Ban, podendo, eventualmente, perder em termos de estética, algo que será sempre subjectivo, mas o seu baixo custo comparativo pode facilmente fazer pender a balança para este modelo designado como "Police" pelo fabricante.

segunda-feira, julho 01, 2013

Óculos com lentes polarizadas em policarbonato - 1ª parte

Image Hosted by Google Óculos com lentes polarizadas em policarbonato

No ano passado decidimos adquirir e testar uns óculos polarizados, com lentes em policarbonato, de entre os muitos modelos que se podem adquirir no EBay a preço módico, que acabaram por substituir os muito mais dispendiosos Ray Ban em termos de uso corrente.

As lentes polarizadas, para além da função normal de escurecimento de muitos óculos, diminuem substancialmente reflexos e brilho, reduzindo o esforço e a fadiga da visão, para além de filtrar emissões ultra-violeta, tornando a condução mais segura.

As lentes em policarbonato, para além de ser resistentes aos riscos e mesmo a marcas de pequenos impactos, são bastante resistentes, protegendo de forma adequada os olhos, razão pela qual este material é utilizado em óculos de protecção de uso militar.

Naturalmente que este tipo de óculos não oferecem o mesmo grau de protecção de um modelo concebido para uso militar, como os Bolle, cujas lentes são bastante mais espessas, mas são francamente mais leves, fáceis de utilizar e, obviamente, com uma estética bem menos agressiva, sendo mais adequados a uma utilização comum.

domingo, junho 30, 2013

Janelas panorâmicas da Masai para Defender - 2ª parte

Image Hosted by Google Janelas panorâmicas da Masai num Defender

Este conjunto substitui as peças originais MUC3766, substituida pela MWC4734, e MUC3767, por sua vez substituida pela MWC4735, e inclui primário, pasta de silicone que serve de vedante, um cartão com medidas e as respectivas instruções de instalação, também disponíveis em vídeo.

A Masai pode fornecer o serviço de instalação, mas espera-se que o próprio proprietário o possa efectuar em poucas horas, não necessitando de meios ou ferramentas complexas, mas sendo aconselhável que esta tarefa seja realizada por mais do que uma pessoa, dada a dimensão das peças a colocar e a necessidade de efectuar os devidos ajustes.

O preço deste conjunto ultrapassa os 500 Euros, um valor elevado, mas que valoriza muito o Defender onde for instalado, contribuindo em muito para uma maior luminosidade e melhor visibilidade para o exterior, sem comprometer a segurança e privacidade.

Caso esteja ao alcance dos nosso leitores, esta será uma opção a ter em conta, existindo modelos para os Defender 90 e 110, contribuindo para um maior conforto para quem viajar na parte traseira e dando um aspecto completamente diferente ao veículo, com o senão de, em caso de impacto, poder sofrer danos que, na peça original seriam menos evidentes ou mais facilmente reparáveis.