sábado, junho 01, 2013

Sistema de carga dividida na Matt Savage - 1ª parte

Image Hosted by Google O sistema de carga dividida na Matt Savage

Os sistemas de carga dividida ou repartida são essenciais como forma de gerir um conjunto de baterias que suportam, para além das funções inerentes ao veículo onde estão instaladas, equipamentos eléctricos adicionais, evitando que se verifique um descarregamento excessivo da bateria principal.

O modelo de 30 Amperes disponibilizado pela Matt Savage destina-se a veículos que operem a 12 volts e é de fácil instalação, usando cablagem de 30 Amperes e não requerendo ligação directa ao alternador, sendo accionado ou desligado pela variação de voltagem da bateria.

Assim, quando o alternador está a carregar, o sistema de "relays" faz a passagem de carga para a bateria secundária, sempre dando prioridade à bateria principal, de modo a que esta nunca seja comprometida, deixando de passar carga se a bateria principal está sob carga elevada, como quando o ar condicionado está ligado e o motor a baixa rotação.

Quando o alternador deixa de fornecer energia, o que acontece sempre que o motor é desligado, a bateria secundária é desconectada, de modo a que se esta for utilizada para equipamentos adicionais, como computadores portáteis, luzes, etc, a bateria principal nunca seja afectada.

sexta-feira, maio 31, 2013

De novo, o UBACS - 2ª parte

Image Hosted by Google O UBACS genuino em negro

É também nos braços que se encontram os bolsos de largas dimensões, bem como faixas em velcro, que se destinam a insígnias, identificações ou informações, com as mangas a terminar com um botão que determina o seu aperto junto dos pulsos.

Com propriedades anti-estáticas, protegendo dos raios ultra-violetas, recorrendo a tecidos confortáveis, com a suavidade do algodão e a secura do poliéster, permeável ao ar o que facilita a ventilação do corpo, o UBACS apresenta, para quem precise de uma peça de vestuário com esta configuração, uma bom valor qualidade/preço.

Para saber se o UBACS é genuino, basta ver a etiqueta no interior, com um número do tipo NSN 8415-99-219-7229, mas, quando tal não é possível, existem detalhes, como a ausência de botões nas mangas, as mangas não removíveis, botões e não velcro nos punhos para ajuste, tecido não elástico na zona do corpo, velcro para insígnias na horizontal e não na vertical, entre outros, que estão presentes nas unidades feitas para o Ministério da Defesa inglês.

Os preços das versões em padrão camuflado tendem a começar pela vintena de Euros, em estado novo, incluindo portes para Portugal, enquanto as de uma única cor, como o negro, atingem valores mais elevados, podendo chegar ao dobro, o que resulta da sua menor disponibilidade e de serem mais discretos quando usados na vida civil.

quinta-feira, maio 30, 2013

Sistema de remoção rápida de volante - 2ª parte

Image Hosted by Google Um sistema de remoção rápida de volante da NRG

Dado ser um produto que fica num local sensível, essencial para a segurança, a construção é de extrema qualidade e rigor, sem folgas, mantendo o volante na posição exacta, e tem um tratamento contra riscos e corrosão que o protege contra humidade e impactos.

O conjunto inclui todos os acessórios, parafusos e chaves necessários para a instalação, que, sendo simples, deve ser feita ou por um profissional, ou por quem tenha conhecimentos suficientes para efectuar a operação correctamente, mantendo os níveis de segurança adequados.

É de salientar que, sendo um conjunto introduzido entre o volante e o respectivo suporte, existe uma deslocação do volante na direcção do condutor em perto de 25 mm, o que tem, naturalmente, implicações a nível da posição de condução, devendo-se verificar se desta alteração não resulta qualquer tipo de inconveniente.

Os preços, com portes incluidos, começam pelos 40 Euros, incluindo portes, e, sendo um sistema anti-furto simples e com alguma capacidade de dissuassão, não deixa de introduzir um componente não homologado no veículo, podendo incorrer em problemas legais quem se decida por este tipo de sistema.

quarta-feira, maio 29, 2013

De novo, o UBACS - 1ª parte

Image Hosted by Google O UBACS genuino em negro

Já apresentamos o "Under Body Armour Combat Shirt", designado popularmente por UBACS, num texto anterior, mas a utilidade desta peça de vestuário, disponível sobretudo em padrões camuflados, mas também em negro, destinado a unidades especiais e à polícia, justifica que a ele voltemos.

O UBACS foi concebido para ser utilizado sob os coletes balísticos, mas na realidade pode ser usado com qualquer colete, complementando a protecção do corpo com a dos braços, resultando num vestuário modular, constituido por peças autónomas, que oferece uma flexibilidade interessante.

A área central, que protege o corpo, é em tecido Coolmax, que elimina rapidamente a transpiração, sendo leve e resistente, constituindo, para além de uma camada que evita que o colete assente sobre a pele, sobretudo suporta as mangas, feitas em algodão de grande resistência.

Nas mangas, que são o fundamental do UBACS, estão inseridas almofadas amovíveis, que protegem ombros e braços contra quedas e impactos, podendo-se encontrar reforços no tecido que fica mais exposto, tornando as áreas mais vulneráveis bastante mais resistentes.

terça-feira, maio 28, 2013

Sistema de remoção rápida de volante - 1ª parte

Image Hosted by Google Um sistema de remoção rápida de volante

Nalguns países os sistemas rápidos de remoção de voltantes, inicialmente destinados a competição por permitirem o acesso a habitáculos de dimensões reduzidas, têm vindo a popularizar-se, como forma de protecção anti-furto, surgindo cada vez mais modelos a preços competitivos.

Este modelo não requer qualquer tipo de soldadura, destinando-se a ser aparafusado entre o volante e o respectivo suporte, sendo compatível com um grande número de marcas conhecidas, como a Sparco, Momo ou OMP, mas sem suportar o antigo sistema "Mountney".

A forma de uso é extremamente simples, bastanto proceder ao encaixe, com um movimento de rotação, e pode ser removido muito facilmente, pressionando um botão, libertando assim um volante que pode ser de 6 furos ou multi furos.

Existe ainda um sistema de conexão eléctrica, que pode, por exemplo, ser utilizado para uma buzina, mas que no caso de muitos modelos de volante não terá qualquer tipo de uso, sendo de recordar que este tipo de solução se destina a volantes sem "airbag".

segunda-feira, maio 27, 2013

Hoje, gerador no Lidl por 219.99 Euros

Image Hosted by Google Um gerador a gasolina

Nos tempos que correm, e mesmo tendo em conta o preço do combustível, a opção por um gerador em locais remotos e de uso temporário pode fazer todo o sentido, evitando pagar alugueres ou serviços por longos períodos em que não são usados.

A partir de hoje está disponível nas lojas da cadeia Lidl, pelo preço de 219.99 Euros, um gerador de 2.800 W da Parkside, accionado por um motor a 4 tempos, com 208 cm3, e que tem um consumo, a 2/3 da carga máxima, de 1.36 litros de gasolina por hora.

Este modelo, que fornece energia eléctrica a 230 volts, 50 Hz, tem 3 anos de garantia, possui proteção de arranque contra a falta de óleo e inclui indicador de abastecimento, pega articulável e rodas, para além de circuitos de protecção e conectores igualmente protegidos.

Esta é apenas uma de muitas alternativas, com os modelos a gasóleo a apresentarem menores custos de operação, mas implicando um investimento inicial mais elevado, sendo ainda se escolher uma potência adequada para os fins a que o gerador se destina, podendo esta ser uma opção para um abrigo ou pequena casa de campo de utilização sazonal.

domingo, maio 26, 2013

Em curso, a preparação da plataforma de gestão de localizadores

Image Hosted by Google Um Compaq DC 5700

Não obstante continuar em falta o CD 1 da versão Premium Edition do Small Business Server 2003, de que continuamos a necessitar, o projecto de implementar uma plataforma para gerir localizadores continua a evoluir, tendo sido adquirido, para testes e uma primeira fase de implementação, um Compaq DC 5700.

Optamos para este tipo de solução por equipamentos de marcas conhecidas, como a Compaq ou IBM, não por terem um desempenho superior ao de computadores de outros fabricantes, ou montados com componentes diversos, mas devido à estabilidade e suporte técnico que nos é proporcionado.

Neste caso, adquirimos no EBay um Compaq DC 5700 E6300, com um processador Intel de dois núcleos a funcionar a 1.86 MHz, 2 Gb de memória RAM e um disco primário SATA de 80 Gb, que terá instalado exclusivamente o "software" desta plataforma, podendo ser complementado com novos discos para gravação de registos.

Após a chegada do equipamento, serão dados diversos passos em simultâneo, que incluirão a instalação e testes de todo o "software", preparação das instalações, bem como os testes finais, já com a solução defenitiva, apontando-se para a segunda quinzena de Junho para ter a solução operacional.