sábado, maio 11, 2013

Em breve, a campanha do "Pirilampo Mágico" de 2013

Image Hosted by Google O "Pirilampo Mágico" de 2013

A campanha "Pirilampo Mágico" de 2013 decorre entre os dias 13 de Maio e 04 de Junho em todo o País, para angariar fundos para as CERCIs, Cooperativas de Solidariedade Social que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

A organização da campanha pertence à FENACERCI, que conjuga os esforços e recursos das várias cooperativas associadas, em parceria com a RDP - Antena 1, repetindo assim uma acção que tem vindo a decorrer ao longo de anos e é essencial para a sustentabilidade de numerosas instituições.

Nesta época de maiores restrições, onde os apoios do Estado são escassos, e mesmo sabendo que a vida está difícil para todos, convidamos os nossos leitores a colaborar, adquirindo um Pirilampo e divulgando a campanha junto de quem possa ajudar.

sexta-feira, maio 10, 2013

Opções de suportes para "jerry cans"

Temos vindo a apresentar diversos modelos de suportes para "jerry cans", com configurações muito distintas, para uma única ou mais unidades, como alternativas que possam ser estudadas e selecionadas pelos nossos leitores, mas todas estas opções se revelam algo dispendiosas.

O preço, que ronda os 30 Euros para um suporte individual, mas aumenta muito substancialmente no caso de suportes múltiplos, parece, em muitos casos exagerado, pelo que será de considerar a possibilidade de conceber e produzir um modelo que corresponda às especificações mais solicitadas.

Obviamente, que existem factores a ter em conta, em termos de acomodação, de número de unidades e da sua capacidade, do custo e técnica de fabrico, da sua forma de instalação na viatura que serão determinantes, mas pretende-se tentar obter um modelo que satisfaça a maioria, com a melhor relação qualidade preço possível.

Com base nas especificações mais solicitadas, pretendemos obter desenhos e valores, de forma a que se possa, caso possível e interesse, passar a uma fase de produção, pelo que esperamos receber contributos dos nossos leitores no sentido de apurar do seu interesse e necessidade seja por correio electrónico nmcabecadas@gmail.com, seja num inquérito que pensamos disponibilizar em breve.

quinta-feira, maio 09, 2013

Suporte lateral para "jerry-can"

Image Hosted by Google Um suporte lateral para "jerry-can"

Para além dos diversos modelos de suporte para "jerry cans" que temos vindo a apresentar, existe um modelo que se destina a ser colocado lateralmente nos Land Rover Defender, ficando posicionado junto do angulo traseiro, a partir da janela lateral da caixa de carga.

Este modelo da Front Runner apoia-se na goteira superior, que circunda o tejadilho, e prende-se na janela e no angulo posterior, pelo que é apenas compatível, sem adaptações, com os Defender que possuam esta janela com abertura de correr, algo que nem sempre acontece nas versões comerciais.

Este suporte destinado aos "jerry cans" de 20 litros, feito em metal pintado electrostaticamente, é de instalação simples, necessitando de parafusos e rebites roscados, designados em inglês por "rivnut", para uma montagem correcta, a qual pode ser realizada pela maioria dos proprietários de um Defender, normalmente habituados a este tipo de trabalho.

O preço é, infelizmente, a parte mais desagradável desta opção, rondando a centena de Euros, a que acrescem portes, mas também não podemos excluir algumas questões legais, dado que transportar combustível no exterior de um veículo, num local exposto, e que ultrapassa os contornos do mesmo, pode não ser bem visto pelas autoridades e resultar numa situação pouco agradável.

quarta-feira, maio 08, 2013

Bandoleiras de um ponto para câmaras fotográficas - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma bandoleira de um ponto adaptável a uma câmara

Desta forma, o peso do equipamento transportado atenua-se, facilitando a distribuição do peso, e pode-se libertar rapidamente a câmara, agindo sobre o sistema de fixação do gancho, permitindo uma utilização fácil e sem entraves da máquina.

Este modelo, existente em negro e verde, pesa apenas 143 gramas, e permite ajustar o comprimento entre os 61 e os 94 cm, com a zona elástica a pode variar entre os 30 e os 40.6 cm, de forma a que a sua dimensão seja universal, acrescendo a pequena extensão do gancho metálico.

Naturalmente que para usar este sistema de retenção a câmara deve ter um local de prisão adequado, sugerindo-se as argolas em metal que possem ser colocadas no mesmo local onde se introduz o parafuso do tripé, que pode ser adquirido por um valor muito baixo.

O preço, com portes incluidos, fica abaixo dos 4 Euros, um valor agradável, sobretudo quando comparado com sistemas mais específicos para equipamentos fotográficos, tendo a vantagem de uma grande resistência, e sendo apenas penalizado por não incluir uma superfície almofadada.

terça-feira, maio 07, 2013

Bandoleiras de um ponto para câmaras fotográficas - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma bandoleira de um ponto adaptável a uma câmara

Existem diversos sistemas de retenção para máquinas fotográficas, sobretudo para as DSLR, que para além das alças ou correias mais convencionais incluem modelos com um gancho, destinados a serem usados a tiracolo e permitem uma utilização e mesmo libertação rápida da câmara.

Para além dos modelos dedicados às máquinas fotográficas, disponíveis em lojas da especialidade, é possível recorrer a uma simples bandoleira de um ponto, um sistema de retenção táctico utilizado em operações militares ou policiais, que tem uma aparência e forma de utilização semelhante à de modelos mais específicos.

A principal diferença entre modelos para máquinas fotográficas e os destinados a uso militar é o material, que neste último caso tende a ser nylon de alta densidade, a eliminação de alguns extras, como acabamentos ou alguma superfície almofadada, bem como a exclusão de parte ou fechos em plástico de menos resistência.

A bandoleira é contruida em nylon de alta densidade, extremamente sólido, seguro e fácil de utilizar, possuindo um elástico, tipo corda de "bungee jumping", que confere elasticidade e amortece alguns impactos, terminado num gancho fechado, com clip, em metal.

segunda-feira, maio 06, 2013

Univers Land comemora os 30 anos do Defender

Image Hosted by Google A capa da Univers Land dos 30 anos do Defender

A "Univers Land" é uma revista de origem francesa e periodicidade trimestral dedicada aos Land Rover, relativamente pouco conhecida em Portugal, ao invés da Land, tendo no seu último número dedicado parte das suas páginas ao 30º aniversário do Defender.

Possivelmente, será difícil de encontrar esta revista em Portugal, mas a mesma econtra-se à venda na Internet, sendo, provavelmente, a forma mais prática de adquirir um exemplar que interessa especialmente a quem possua ou aprecie o Defender.

Novamente, estojo de primeiros socorros no Lidl

Image Hosted by Google Um estojo de primeiros socorros e triângulo

Já anunciamos diversas promoções de conjuntos de primeiros socorros no Lidl e vários leitores inquiriram acerca de novas oportunidades para adquirir este tipo de equipamento para as respectivas viaturas, pelo que voltamos a este assunto uns dias antes de uma nova promoção.

Este estojo de primeiros socorros está de acordo com a norma DIN 13164 e inclui um total de 37 peças, entre as quais as mais comuns, como pensos, adesivos, ligaduras, etc, permitindo atender à maioria das solicitações simples que ocorrem em pequenos acidentes.

Este estojo, acompanhado de um triangulo de pré-sinalização, estarão disponíveis nas lojas Lidl a partir da próxima quinta feira, dia 09 de Maio, pelo preço de 9.99 Euros, um pouco mais do que o do estojo anterior, mas agora incluindo o triangulo.

domingo, maio 05, 2013

Land Rover fez 65 anos

Image Hosted by Google Publicidade dos primeiros Serie I

A Land Rover fez 65 anos no dia 30 de Abril, merecendo esta pequena homenagem uma marca cuja maioria dos veículos produzidos ainda se encontra a circular, algo que não acontece com nenhum outro fabricante com esta idade e número de veículos produzidos.

Integrado nestas comemorações a Land Rover anunciou o lançamento do Land Rover LXV, um modelo baseado no Defender 90 Hard Top, equipado com o motor de 2.2 litros, que inclui uma personalização especial, com produção limitada a 65 unidades e custo unitário de 28.765 libras esterlinas, perto de 35.000 Euros.

Image Hosted by Google O Defender LXV

O LXV está disponível em cinco carroçarias diferentes, nas cores "Santorini Black" e "Fuji White", e vem equipado com jantes em liga leve desportivas "Sawtooth" de 16 polegadas, bancos em couro exclusivos com encostos de cabeça com as letras LVX gravadas e uma costura cor de laranja, que também se encontra no volante e consola central, para além de logos exteriores LXV.

O Defender é, indiscutivelmente, o modelo que personifica um maior número de tradições da marca, sendo o herdeiro directo dos Serie, pelo que a sua escolha para comemorar este aniversário faz todo o sentido, lamentando-se que esta edição comemorativa não seja disponibilizada no cada vez mais debilitado mercado português, onde a Land Rover enfrenta sérias dificuldades.