sábado, março 30, 2013

"Kit" de recondicionamento de regulador de pressão de combustível - 2ª parte

Image Hosted by Google Um regulador de pressão de 4 bar para motores Td5

São fáceis de encontrar no EBay e em lojas da especialidade reguladores de alta qualidade, com o corpo em alumínio maquinado, por preços que, com o "kit" de juntas e "o-rings", pode ficar pelos 40 Euros, o que pode corresponder a entre um quarto e um quinto de um regulador completo para um motor Td5.

Dado que os "o-rings" são padrão, de 25 e 10 mm, estes reguladores podem ser usados em mais de um modelo de motor, existindo versões com diferentes pressões, que pode variar entre os 2.7 e os 5 bar, sendo os mais habituais nos Td5 os de 4 bar.

No entanto, existem modelos ajustáveis através de uma simples porca, que permitem fazer variar a pressão entre os 3 e os 5 bar, e que, em conjunto com uma reprogramação adequada da gestão electrónica, permite um desempenho superior ao obtido recorrendo ao regulador com válvula original.

Naturalmente que, sendo possível, aconselhamos o recondicionamento, mantendo as peças que sofrem um menor desgaste, e que raramente darão algum tipo de problema, optando-se sempre por substituir as juntas e "o-rings" na altura em que se mude a válvula, dado que são os elementos de maior desgaste.

sexta-feira, março 29, 2013

"Kit" de recondicionamento de regulador de pressão de combustível - 1ª parte

Image Hosted by Google O esquema do regulador de pressão dos motores Td5

Uma das conhecidas e recorrentes falhas nos motores Td5, utilizados nos Defender e nos Discovery, é a nível do regulador de pressão de combustível, sendo frequente a perda de gasóleo através das juntas, o que implica a sua reparação.

Por outro lado, caso a pressão baixe dos 4 bar a que deve ser mantida, será de esperar uma diminuição a nível do desempenho, que, nos casos mais críticos, podem resultar na impossibilidade de por o motor em funcionamento ou num funcionamento irregular.

A substituição, para além de dispendiosa, implica escolher o modelo certo, dado que os reguladores dos motores P15, mais recentes, são diferentes em termos de tubagens, não obstante terem o mesmo tipo de fixação e encaixarem no mesmo local dos modelos mais antigos ou modelos pré EU3.

Este regulador para além de poder ser substítuido, o que sai caro e normalmente implica a perda de algumas peças ainda em boas condições, pode ser recondicionamento, recorrendo a "kits" que incluem juntas, "o-rings" e a válvula, existindo no mercado modelos com melhor desempenho do que as instaladas de origem.

quinta-feira, março 28, 2013

Resultados do concurso "Acredita Portugal" adiados

Image Hosted by Google Anúncio do apuramento para a 3ª Fase

Foi adiado para o final da semana, em data concreta ainda por determinar, o anúncio dos resultados da 3ª fase do concurso de projetos promovido pela "Acredita Portugal".

O fim-de-semana de avaliação dos 100 projetos vai ter lugar nos dias 20 e 21 de Abril, onde cada equipa ou participante terá de apresentar o seu projeto a um júri constituído por cinco elementos das respetivas áreas.

Tal como dissemos anteriormente, esperamos que desta vez possamos dar novidades mais positivas e tenhamos sido apurados para a fase seguinte.

terça-feira, março 26, 2013

Estudo de viabilidade de projecto de localização - 2ª parte

Image Hosted by Google Clicar na imagem para aceder ao inquérito para o estudo de viabilidade do projecto de localização

Este estudo, que inclui um pequeno inquérito, destina-se a averiguar do interesse dos nossos leitores neste tipo de serviço, em que situações ou circunstâncias o utilizariam, bem como o tipo de equipamento preferido, preços considerados os mais adequados, e todas as informações necessárias para efectuar um planeamento de acordo com o pretendido por eventuais aderentes.

Numa altura em que um conjunto de riscos tem vindo a aumentar, e prevemos que a evolução nesta conjuntura de crise seja pouco favorável, disponibilizar uma solução de seguimento e localização, capaz de enviar alertas em caso de necessidade, parece-nos particularmente útil e capaz de ser recebida de forma positiva.

Agradecemos aos nossos amigos e leitores que preencham o pequeno inquérito que colocamos nos SurveyMonkey, que nos será particularmente útil para concebermos o estudo de viabilidade e o plano de negócios, solicitando também que nos enviem sugestões, caso as tenham, de modo a melhorarmos o projecto.

Pretendemos analisar os resultados deste pequeno inquérito de apenas 10 questões, o número máximo permitido pela versão gratuita do SurveyMonkey, a partir do final da semana que se segue à Páscoa, pelo que agradecemos que nos enviem as vossas respostas até ao dia 05 de Abril e o divulguem entre os vossos contactos, de forma a que os resultados sejam o mais representativos possível.

segunda-feira, março 25, 2013

Estudo de viabilidade de projecto de localização - 1ª parte

Image Hosted by Google Clicar na imagem para aceder ao inquérito para o estudo de viabilidade do projecto de localização

Estamos a avaliar a possibilidade de implementar uma plataforma que efectue a gestão e monitorize os alertas provenientes de localizadores dedicados e mesmo de outros equipamentos nos quais tenha sido instalado o "software" necessário.

Existem diversos segmentos de mercado que poderão ter interesse, incluindo proprietários de veículos, automóveis e motorizadas, estas muito vulneráveis a furtos, cuidadores de idosos, pais e encarregados de educação de menores, gestores de frotas, entre outros, que pensamos poder estarem interessados neste tipo de solução.

A nossa proposta vai incluir, para além do fornecimento do equipamento, com ou sem instalação, conforme o modelos seja fixo numa viatura ou móvel, bem como um valor para o serviço, a pagar anualmente, calculado numa base de incidência mensal.

Assim, a adesão ao serviço irá incluir um valor de adesão, que inclui o preço do equipamento, o qual será propriedade do contratante, bem como um valor anual, o qual será cobrado no momento da adesão e, seguidamente, a cada ano.