sábado, fevereiro 02, 2013

Bolsa com "kit" de primeiros socorros - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma bolsa com "kit" de primeiros socorros

A bolsa, em tecido e fechada com um fecho éclair, mede apenas 13.5 x 10.5 x 3 cm e pesa, com o conteúdo incluido, apenas 52 gramas, podendo ser facilmente acomodada seja no porta luvas, seja num bolso ou numa mochila, podendo-se ainda optar por um sistema que a permita prender num local visível e de fácil acesso.

Dado o seu peso, quase insignificante, uma solução prática é recorrer a um sistema de velcro, com aproximadamente cinco centímetros de largura, colando uma das faixas, normalmente autocolantes, mas que pode ser reforçada com cola de contacto, nas costas da bolsa, e a outra numa superfície plana, acessível e visível do veículo.

Desta forma, a bolsa pode ser muito facilmente removida, bastando agarrá-la e puxá-la, e recolocada no seu local habitual pressionando a contra a faixa de velcro colocada no veículo, evitando-se assim demoras no acesso ao seu conteúdo.

O preço, incluindo portes a partir da Ásia, fica abaixo dos dois Euros e meio, e não sendo o melhor conjunto disponível, é dos mais acessíveis, pelo que a sua aquisição, ou de um modelo mais completo, é amplamente justificada e a sua presença em cada veículo deveria ser obrigatória.

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Bolsa com "kit" de primeiros socorros - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma bolsa com "kit" de primeiros socorros

Sempre consideramos que um pequeno "kit" de primeiros socorros devia ser obrigatório no interior de cada viatura, pelo que decidimos adquirir um para instalar no Defender, dado ser o veículo que é mais frequentemente utilizado fora de estrada ou em locais mais remotos.

Naturalmente que um "kit" para um veículo tende a ser de menores dimensões do que um para utilização doméstica, sendo ainda de ter em conta que frascos com líquidos podem entornar, vidros podem-se partir, e tudo o que necessite de protecção térmica deve ser evitado, incluindo aqui medicamentos.

Assim, a opção por um "kit" para um veículo, deve ter em conta todos estes condicionalismos, sem perder flexibilidade e a possibilidade de ser transportado com facilidade, poder ser colocado em local visível, e estar devidamente identificado, mesmo para quem não conheça previamente a sua presença, factores que nos levaram a optar por um modelo que pode ser facilmente adquirido no EBay.

Neste "kit" está incluida uma pinça, tesoura, ligaduras, adesivos, pensos, cotonetes, sempre em pequenas quantidades, que vão até às 8 unidades, naquilo que é o conjunto de primeiros socorros mais básicos e que não inclua frascos com líquidos.

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Land Rover Owners de Março de 2013 já nas bancas - 1ª parte

Image Hosted by Google A capa da LRO de Março de 2013

Chegou ontém aos locais de venda habituais, o número de Março de 2013 da Land Rover Owners International (LROI), com o nosso país, através do Clube Escape Livre, sedeado na Guarda, a ter novamente destaque, algo que deve ser sempre de realçar.

Com dois números sucessivos onde Portugal se encontra presente como destino dos praticantes do todo o terreno, a LROI assume-se como um meio de divulgação a nível internacional que supera muitos dos meios institucionais, os quais deviam aprender a desenvolver acções publicitárias dirigidas a mercados específicos, para os quais o nosso país possui especiais atractivos.

A secular rota de Santiago, que abrange parte de Portugal e termina em Espanha, é um dos intinerários mais conhecidos na Península Ibérica, percorrido por peregrinos ou simples viajantes, que assim descobrem um conjunto de paísagens únicas e uma espiritualidade inerente a este percurso de descoberta.

Esta interessante conjugação e complementaridade pode, e deve, ser explorada, dado que o nosso País encerra um enorme conjunto de locais de interesse, a nível paisagístico, cultural e outros, que facilmente podem atrair turistas, aproveitando assim recursos existentes, muitos dos quais não se encontram minimamente aproveitados.

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Defender pronto só para a semana...

Image Hosted by Google O Pirata sobre o Defender

Devido a questões de disponibilidade por parte da oficina onde preparamos o Defender, bem como os restantes Land Rover que utilizamos, o planeamento para esta semana, que incluia alguns trabalhos, não se pode concretizar, sendo adiado para o início da próxima semana.

Muito provavelmente, será necessário mais do que um dia para concluir todos os trabalhos previsto, que incluem a troca do "intercooler", para o que serão necessárias adaptações, a instalação de faróis suplementares e a nova consola central, como prioridades, mas que serão seguidos de outros acessórios.

Entre o que pretendemos instalar está um sistema de câmara de marcha atrás, com écran que também permitirá visualizar as fotos obtidas pela Canon EOS, um localizador, programação de um novo comando do imbobilizador, bem como proceder a algumas pequenas reparações, resultantes do uso diário do Defender.

Este adiamente implica também que alguns trabalhos previstos para o Discovery terão que ser igualmente adiados, já que não é possível imobilizar os dois veículos em simultâneo, sobretudo porque os trabalhos, sendo na mesmo oficina, implicam o mesmo tipo de disponibilidade que para o Defender.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Caixas militares plano - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma caixa militar Plano

Devido ao seu tamanho, e ao peso que podem transportar, estas caixas têm rodas que facilitam a deslocação, e que podem ser facilmente substituidas caso se danifiquem, sendo facilmente empilháveis, com uma estrutura que facilita o seu encaixe umas sobre as outras.

Estas caixas estão disponíveis em cores negra ou num padrão camuflado, e têm dimensões externas de 95.8 x 46.3 x 35.5 cm, pesando 4.25 kg, e têm um preço que começa perto dos 60 Euros, a que acrescem portes, sendo possível negociar pequenos descontos para quantidades.

Quando comparada com uma "Wolf Box", que tem dimensões de 52 x 40 x 24 cm, ou mais 6 cm de altura caso se opte por uma tampa diferente, as Plano têm um volume três vezes superior, o que confere não apenas uma muito maior capacidade de transporte, mas também a possibilidade de acomodar equipamentos de dimensão muito superior, tendo como desvantagem uma maior dificuldade em termos de acomodação.

As Plano, pelo seu formato, serão uma boa opção para quem tenha uma grade no tejadilho, onde podem ser facilmente acomodadas, sendo que neste caso, apesar de duas vezes mais caras que as "Wolf Box", o espaço de armazenamento sai mais barato, dada a sua capacidade tripla, a que acresce a estabilidade e sistemas de retenção, que permite uma fixação muito segura.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Caixas militares plano - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma caixa militar Plano

Em textos anteriores abordamos alguns modelos de caixas de transporte, construidas em diversos materiais e que podem ser particularmente úteis em expedições, tendo aqui destaque as "Wolf Box", sendo agora a vez de um modelo de raiz militar e de muito maiores dimensões.

As caixas de transporte Plano Military Storage Trunk tornaram-se populares entre as forças armadas inglesas em serviço no Afeganistão, vindo substituir as antigas Gorilla, como forma de armazenar equipamentos ou peças no interior dos veículos de combate.

A construção obedece a especificações militares, pelo que as Plano são extremamente resistentes, podendo ser utilizadas em quaisquer condições atmosféricas, possuindo três orifícios para cadeados, dobradiça moldada ao longo de todo o comprimento, bem como pegas moldadas na caixa.

Também estão presentes orifícios de ventilação, pegas para fixação de correias de segurança e quatro fechos de alta resistência, permitindo transportar no seu interior cargas pesadas sem o risco de a caixa se abrir.

domingo, janeiro 27, 2013

50 Gb de espaço no Mega

Image Hosted by Google Um écran do Mega

Os sistemas de armazenamento "on line" ou na "cloud", têm vindo a multiplicar-se, permitindo aos respectivos utilizadores aceder aos seus dados de forma independente do dispositivo de acesso, desde que disponham de uma ligação à Internet.

Recentemente foi a anunciado o Mega, um herdeiro do Megaupload, o qual, mesmo em fase de teste, já disponibiliza 50 Gb de espaço de armazenamento "on line", bastanto para tal proceder a uma simples inscrição, após o que se pode utilizar imediatamente este novo recurso.

O "interface" é simples e intuitivo, permitindo o envio rápido de ficheiros que ficarão armazenados nas pastas criadas pelos utilizadores, que podem gerir facilmente o seu conteúdo, com o Mega a aconselhar o Google Chrome, algo que compreendemos face a algumas falhas utilizando o Internet Explorer 10, que utilizamos.

Apesar de algumas falhas de comunicação, seja no "upload", seja na criação de pastas, todos os procedimentos têm sido rápidos e eficazes, sendo que parte das falhas pode ser imputável à versão "beta" do nosso "browser", ele também em fase de testes.