sexta-feira, janeiro 25, 2013

Pneus novos no Defender - 2ª parte

Image Hosted by Google O Defender com os pneus novos

Em termos de comportamento, naturalmente que só depois de testes mais prolongados poderemos tirar algumas conclusões, sabendo, desde já, que o diametro dos pneus que instalamos é muito semelhante ao dos que utilizados até agora, mas que a largura é interior em perto de 5 centímetros.

No respeitante ao posicionamento dos novos pneus, a parede interior destes fica ligeiramente mais afastada, enquanto a parede exterior fica um pouco mais próxima, do que resulta ficarem mais envolvidos pelas abas, algo que sempre pretendemos, dado que os pneus que utilizamos saiam um pouco do contorno da carroçaria.

Image Hosted by Google Vista traseira do Defender

Naturalmente, com os novos pneus, mesmo com a mesma profundidade nas jantes, o aspecto do Defender muda, dado que o volume dos novos pneus é menor, correspondendo essencialmente à largura, já que o diametro em pouco diminuiu, sendo este um compromisso inevitavel caso se pretenda circular com pneus homologados, neste caso concreto os 265/75R16.

Brevemente adicionaremos mais fotos, com maior detalhe, de modo a que os nossos leitores possam aferir melhor do aspecto final do Defender com os novos pneus, algo que sabemos ser interessante para todos quantos procuram jantes com um "offset" compatível com as abas mais largas vendidas para este modelo da Land Rover.

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Pneus novos no Defender - 1ª parte

Image Hosted by Google Os pneus novos no Defender

Nem todas as oficinas ou locais de venda de pneus efectuam a troca de pneus que não sejam adquiridos no local, pelo que as opções em Lisboa são mais reduzidas do que pode parecer à primeira vista, tendo-se optado pelo "Doutor dos Pneus" em frente do cemitério de Benfica.

O valor pago, correspondente a trocar os dois conjuntos, incluindo desmontar o conjunto actual e montar o novo, o que inclui montar, calibrar e desmontar pneus das jantes, ficou num total de 40 Euros, um valor perfeitamente aceitável face ao trabalho realizado, que, não sendo complexo, é algo moroso.

Image Hosted by Google Os pneus novos no Defender

Por contigências em termos de disponibilidade de equipamento, a direcção não foi alinhada na altura, o que será feito após alguns testes de estrada que permitam também verificar se a calibragem está correcta, de forma a que todo o conjunto fique nas melhores condições.

Este passo era absolutamente necessário, dado que só a partir daqui iremos proceder a todo um conjunto de novos melhoramentos a realizar na oficina do Alexandre Ideias, perto da Beloura, o que implica algumas deslocações que queremos efectuar com o Defender dentro da legalidade.

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Caixa estanque de pequenas dimensões

Image Hosted by Google Uma caixa estanque em plástico

Uma caixa estanque, mesmo que de pequenas dimensões, é algo particularmente útil no interior de um veículo de todo o terreno, sobretudo quando se desloque em locais onde a possibilidade de entrar água esteja presente, podendo ser útil para acomodar diversos items.

Esta caixa é feita em plástico de alta resistência, possui um fecho seguro, e tem medidas externas de 196 x 110 x 42 mm e o interior pode ter diversas configurações, com espuma de alta densidade que protege os items colocados no seu interior.

O preço deste tipo de caixas, originariamente destinadas a armazenar equipamentos de pesca, começa pela dezena de Euros, podendo no seu interior ser armazenado um conjunto de primeiros socorro, um telemóvel, cartões de memória, ou outros items sensíveis e de pequenas dimensões.

Caso se pretenda utilizar para transportar material de socorro, sugerimos que seja adicionado um autocolante que identifique a caixa como sendo de primeiros socorros e colocada num local visível e de fácil acesso no interior da viatura, mesmo que tal implique alguma pequena modificação que, em caso algum, deve comprometer a estanquicidade da caixa.

terça-feira, janeiro 22, 2013

Poupar nalgumas improvisações - 6ª parte

Image Hosted by Google Um comando remoto com 5 metros

Também se deve ter em atenção a capacidade de suportar pesos substancialmente superiores aos da máquina a utilizar, já que, caso seja utilizado em movimento, o peso desta aumenta devido a forças de aceleração, a que se junta, quando no exterior, o atrito resultande do ar, que também tende a desviar a câmara.

Naturalmente, que se podem adquirir cabeças de tripé muito mais baratas, a partir dos 3 Euros, mas a solidez e as características podem não corresponder ao pretendido, podendo mesmo colocar em risco a câmara fotográfica, caso haja uma falha ou não corresponda ao anunciado.

Tal como anteriormente, sugerimos o recurso a um sistema de comando remoto que permita accionar e controlar a câmara a partir do interior do veículo, sendo de recordar que os populares sistemas de infravermelhos implicam uma linha de visão directa para o receptor, algo que, na maioria dos casos, será impossível de obter.

Assim, um comando com fio, e com uma extensão suficiente, dado que a maioria apenas tem perto de um metro de cabo, o que obviamente não chega para operar uma câmara posicionada no tejadilho a partir do centro do veículo, será o mais adequado e aquele que, por ser imune a interferências, oferece maiores garantias de sucesso.

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Poupar nalgumas improvisações - 5ª parte

Image Hosted by Google Uma cabeça Benro BH0

Na parte central do corpo em alumínio, destinado a servir de pega, e, portanto, de alta resistência, pode ser adicionado um suporte para uma câmara fotográfica, recorrendo à cabeça de um tripé convencional, de modelo orientável, que terá que ser devidamente fixado.

O processo mais simples é, naturalmente, furar o suporte, de forma a que um parafuso o atravesse, onde será aparafusada a cabeça do tripé, havendo modelos de cabeça com provisão para mais que um parafuso, o que aumenta a segurança e a solidez da fixação.

Um suporte de sucção, resistente e de boa qualidade, construído em alumínio, pode ser adquirido por uma vintena de Euros, com a cabeça de tripé a custar outro tanto, se for de boa qualidade, com rotação de 360º e sistema de travamento.

Uma característica que pode ser interessante, é um sistema de libertação rápido da câmara, que permite colocar e remover a máquina com maior facilidade e sem mover a cabeça de tripé, sendo igualmente de ter em conta a existência de um sistema de nivelação por bolha.

domingo, janeiro 20, 2013

Poupar nalgumas improvisações - 4ª parte

Image Hosted by Google Um sistema de sucção duplo

Apresentamos já alguns sistemas que permitem fixar uma câmara fotográfica num veículo, descrevendo alguns dos modelos comercializados por empresas da especialidade, os quais tendem a ser dispendiosos e podem ser substituidos por equipamentos construidos a partir de componentes francamente menos dispendiosos e fáceis de obter.

Elemento essencial de um sistema de fixação é o sistema de sucção por alavanca, que permite criar um vácuo no seu interior, obtendo assim uma aderência que obriga a uma força substancial para ser removido, sendo possível adquirir este tipo de peça em diversas lojas de bricolage.

O objectivo primário, e que presidiu ao desenvolvimento, deste sistema de sucção é o transporte de vidros, como espelhos, janelas ou parabrisas, mas permite segurar de forma segura qualquer objecto relativamente plano e com superfície lisa.

Tal como permite segurar ou levantar objectos de até 80 quilos, graças a um mecanismo duplo de sucção, com copos em borracha de 115 mm, accionado por alavancas, todo o sistema pode ficar solidamente fixo a uma superfície lisa, como o tejadilho de uma viatura, sendo dificilmente amovível.