domingo, julho 28, 2013

Posição de antena num Defender na LRO - 1ª parte

Image Hosted by Google Imagem da antena num Defender na LRO

Um artigo relativamente ao reposicionamento de uma antena de rádio CB na Land Rover Owners International (LROI), escrito por Neil Watterson, merece um comentário, dado que a opção do editor desta revista nos parece pouco adequada ao fim primário a que se destina este tipo de equipamento.

Na colocação de uma antena existem vários factores a ter em conta, para além da protecção do equipamento e de evitar que este provoque ruídos incómodos, sendo sempre de previlegiar a optimização das condições de recepção, que dependem de alguns factores básicos.

Todos sabemos que uma antena, quando posicionada num local alto, como o tejadilho ou o próprio capot, para além de vulnerável em caso de impactos durante a prática do todo o terreno, provoca ruidos parasitas, podendo ainda vir a colidir com alguns obstáculos, como tectos mais baixos, provocando barulhos incómodos.

A opção do editor da LROI foi colocar a antena sobre o suporte da matrícula, fixando-a através de um suporte de escape, em borracha, que foi reutilizado, numa solução de baixo custo, que posiciona a antena num local algo protegido, sobretudo durante deslocações, mas que é inconveniente a nível de condições de recepção.

Sem comentários: