terça-feira, maio 14, 2013

Controle de câmaras digitais via Digicamcontrol - 1ª parte

Image Hosted by Google Um écran do Digicamcontrol

O Digicamcontrol é um "software" grátis desenvolvido para controlar remotamente, via conexão USB com um computador pessoal baseado na plataforma Windows, uma câmara digital, tendo sido desenvolvido a pensar nos modelos DSLR da Nikon.

O "software" corre em plataformas Windows, sendo necessário instalar o .NET Framework 4.0 e efectuar todas as extensas actualizações que o "Windows Update" sugere, o que aumenta substancialmente o tempo necessário para ter o programa a funcionar.

O objectivo é o de controlar câmaras sofisticadas recorrendo ao computador, o que permite um acesso mais simples às opções disponíveis, evitando tocar no equipamento, que pode assim ficar completamente imóvel, imune a pequenos movimentos que podem comprometer fotos a curta distância.

Aliás, é mesmo a pensar em macros ou fotos em estúdio que o "software" foi desenvolvido, inicialmente com base no "Windows Image Aquisition" ou WIA, mas que depois evoluiu para um para o "Software Development Kit" ou SDK da Nikon e, finalmente, para o "Media Transfer Protocol" ou MTP.

Sem comentários: