sexta-feira, abril 26, 2013

Parque da Peneda-Gerês vai receber sistema de detecção de fogos - 1ª parte

Image Hosted by Google Um incêndio florestal em Portugal

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou que será implementado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) um sistema de sensores, capazes de identificar o fumo de origem orgânica proveniente de fogos florestais, o qual deverá estar operacional este Verão.

Segundo informação da ANPC, um conjunto de 13 câmaras com sensores, colocadas em locais estratégicos e com capacidade de detectar fogos a distâncias de até 15 quilómetros, de deverá estar operacional a 01 de Julho, coincidindo com o início da "Fase Charlie" de combate aos incêndios florestais.

Cada equipamento, para além do sensor óptico, inclui uma câmara de alta resolução, com rotação horizontal de 360 graus e elevação vertical entre 45 a 90 graus, para além de sensores atmosféricos capazes de fornecer em permanência informações relativas a temperatura e humidade do ar, direcção e velocidade do vento, e pluviosidade.

Os equipamentos ficam distribuidos pelos distritos de Viana do Castelo, com 7 unidades, de Braga, com 4, e de Vila Real, com 2, todos dentro do perímetro do PNPG, funcionando como sistema de alerta e como auxílio no planeamento de operações, sobretudo a nível de primeira intervenção.

Sem comentários: