domingo, janeiro 13, 2013

Objectiva Holga para Canon EOS - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma Canon EOS 20D com objectiva Holga

A lomografia é um estilo ou técnica fotográfica que deriva das conhecidas máquinas Lomo, que recorrem ao sistema "pinhole", as quais foram produziadas no bloco de Leste, como forma de disponibilizar equipamentos a muito baixo preço, colocando-as ao alcance das suas populações.

Embora se continuem a produzir equipamentos segundo estes princípios, que recorrem aos conhecidos filmes de 35 mm, um efeito semelhante pode ser obtido a partir de câmaras digitais quando se possa instalar uma objectiva que permita um efeito semelhante.

Existem diversos modelos de objectivas para obter o efeito das máquinas Lomo e destinadas a câmaras digitais, na sua maioria funcionalmente idênticas, apenas com um sistema de encaixe próprio e específico para cada máquina, sendo os mais conhecidos os produzidos pela Holga.

O Holga HL-C tem uma distância focal de 60 mm e uma abertura f8, com o orifício de 0.25 mm, tem sistema de focagem manual, e é compatível, neste caso, com todas as Canon EOS, tendo apenas 38 x 57 mm e um preso de 38 gramas, havendo versões para marcas como a Nikon, Olympus ou Sony Alpha, entre outras.

Sem comentários: