sábado, dezembro 29, 2012

Conjunto de óculos ESS ICE

Image Hosted by Google Um conjunto de óculos ESS ICE

Já apresentamos no passado os óculos ESS ICE, que conferem protecção balística, e são vendidos num "kit" que inclui um conjunto de três lentes e os acessórios de fixação necessários, para além de uma bolsa de transporte, o que permite ter apenas um destes óculos permanentemente disponíveis.

No entanto, no EBay, e mesmo em lojas "on-line" podem-se encontrar peças soltas destinadas a este modelo e, no limite, destinadas a outros, mas que sejam minimamente compatíveis, permitindo assim ir completando os vários conjuntos resultantes de cada lente.

Mesmo algumas peças provenientes de óculos de baixa qualidade são, nalguns casos compatíveis, sendo exemplo o suporte do nariz e o elástico de fixação, aconselhando-se a que as hastes sejam do modelo original, como forma de garantir a solidez do conjunto.

Desta forma, cada par de óculos, completo, pode facilmente ficar abaixo da dezena de Euros, ficando-se assim com óculos escuros, de aumento de luminosidade, e transparentes, para protecção, sempre de alta qualidade e capazes de resistir a impactos severos.

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Sacos de dormir de emergência - 2ª parte

Image Hosted by Google Um saco de dormir de emergência

Estes sacos de dormir podem ser utilizados como complemento de modelos mais convencionais, podendo servir de revestimento externo destes, caso estejam disponíveis, conferindo, para além de uma maior protecção térmica, uma certa estanquicidade.

Está incluida uma bolsa de transporte, essencial para acomodar este saco-cama no mais pequeno espaço possível, bem como, nalguns modelos, instruções de uso, com o conjunto a custar a partir de uma dezena de Euros, com os modelos de melhor qualidade a ultrapassar o dobro deste valor.

Tratando-se de um equipamento pessoal e reutilizável, salvo circunstâncias excepcionais, este é um item que aconselhamos a incluir num "kit" de sobrevivência ou a manter dentro de viaturas utilizadas em expedições, dado que pode ser decisivo em climas frios, sobretudo quando existe a necessidade de permanecer estático.

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Sacos de dormir de emergência - 1ª parte

Image Hosted by Google Um saco de dormir de emergência

Como forma de manter o calor corporal em situações de emergência, já descrevemos diversos cobertores de emergência, um equipamento de baixo custo, normalmente descartável, que aconselhamos a manter em veículos ou transportados em expedições, sugerindo agora sacos de dormir com uma concepção semelhante.

Essencialmente, acaba por ser algo muito semelhante aos já mencionados cobertores de emergência, mas com o formato de saco de dormir, o que ajuda em termos de protecção e da impermeabilização, conferindo maior protecção e conforto ao utilizador, ajudando-o a suportar melhor situações críticas.

Estes sacos, quando extendidos, medem perto de 210 cm de comprimento e 90 de largura, são extremamente leves, pesando perto de 200 gramas, e, quando dobrados, podem caber no bolso de um blusão, de forma a poderem ser transportados com facilidade.

Para efeitos de localização, estão disponíveis em cores bastante visíveis, como o laranja, azul forte ou vermelho, e são construidos em "mylar", de grande resistência, com camada em polietileno revestido com alumínio, de forma a melhorar o isolamento térmico, conservando e reflectindo o calor corporal.

Alimentador de parede ACK-E2 para Canon - 2ª parte

Image Hosted by Google Um alimentador de parede ACK-E2 para Canon

Este alimentador inclui as funções de protecção contra tensão excessiva, curto-circuito e sobre-aquecimento, todas a nível da unidade central, na qual se conecta o adaptador que entra na câmara, existindo modelos diferentes para outros modelos de EOS.

O carregador é universal em termos eléctricos, suportanto entre 100 e 220 V, mas pode precisar de um adaptador para ser compatível com o formato da tomada, e tem uma corrente de saída de 8.1V a 2A, e tem dimensões de apenas 17 x 8 x 5 cm, pesando perto de 170 gramas.

Este alimentador é compatível com um grande número de modelos da linha Canon EOS, entre as quais a 20D, as Rebel XT, como são conhecidas diversas EOS fora da Europa, e custa a partir de uma dezena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

No entanto, é de notar que nem todos os alimentadores compatíveis são iguais, podendo haver variações de preço e qualidade, com alguns dos "kits" a incluir mais opcionais, normalmente dispensáveis, pelo que, mais uma vez, se aconselha uma pesquisa atenta dos modelos disponíveis no mercado.

quarta-feira, dezembro 26, 2012

Alimentador de parede ACK-E2 para Canon - 1ª parte

Image Hosted by Google Um alimentador de parede ACK-E2 para Canon

Para quem utiliza com alguma intensidade uma máquina fotográfica dentro de portas, onde existe alimentação eléctrica a 220 V, o uso de um alimentador que se possa ligar a uma tomada e evite a necessidade de recorrer a baterias faz todo o sentido.

O modelo ACK-E2, da Canon, cumpre estas funções em muitas das EOS, sendo extremamente simples de utilizar, bastando, com a câmara desligada, introduzir no seu interior a extremidade semelhante a uma bateria convencional, que obviamente não pode ser utilizada em simultaneo, fazendo sair o cabo de ligação pela entrada disponível para o efeito.

Image Hosted by Google Um alimentador de parede ACK-E2 para Canon

Seguidamente, sempre com a câmara desligada, liga-se o alimentador a uma tomada de parede, que na Europa será de 220 V, após o que se pode operar a câmara sem recear ficar sem carga na bateria, ficando a mesma confinada, devido ao comprimento das ligações, a uma distância de até 3 metros da tomada.

terça-feira, dezembro 25, 2012

Feliz Natal de 2012

Image Hosted by Google Feliz Natal de 2012

Tal como em anos anteriores, com o aproximar desta época festiva, queremos agradecer aos nossos amigos e leitores a sua presença e incentivo ao longo deste ano, agora prestes a terminar, e desejar a todos um Natal muito feliz.

Este ano foi, para a maioria de nós, mais duro e complicado do que os anteriores, com o País mergulhado numa profunda crise, onde, para além de todas as dificuldades, se manifesta o desânimo crescente perante situações de flagrante injustiça.

Image Hosted by Google Feliz Natal de 2012

Infelizmente, as previsões pessimistas tornaram-se reais, quando não foram ultrapassadas, e muitas foram as dificuldades que todos tivemos que enfrentar ao longo de um ano que, para a maioria, não deixará recordações gratas, agravadas pelas sombrias prespectivas para o ano que se avizinha.

É também nestes períodos de maiores dificuldades que temos a obrigação de nos lembrar daqueles que mais precisam de nós, e são-o em cada vez maior número, e de lutar por um Mundo mais solidário, com menos injustiças, onde todos tenham uma oportunidade de ser feliz.

Para todos, os nossos mais sinceros votos de umas Festas muito felizes.

segunda-feira, dezembro 24, 2012

Aproxima-se do fim um ano complicado... - 3ª parte

Image Hosted by Google Um botão de contribuição do Paypal

No entanto, dado que esta é uma situação que nos tem penalizado, nomeadamente a nível dos recursos disponíveis, e porque pretendemos que exista equilíbrio, de forma a que não seja necessário investir continuamente no "blog", optamos por aceitar doações via Paypal, dado ser um processo simples e rápido.

Assim, colocamos na "blog" um novo botão, que permite, a quem assim o pretender, contribuir para a sustentabilidade que pretendemos manter, sem que esta se torne demasiadamente penalizadora para quem mantém este espaço em funcionamento, algo que, no período que atravessamos, é essencial.

Naturalmente que todas as contribuições serão voluntárias e nunca imporemos qualquer tipo de contributo para o acesso a um espaço que pretendemos que seja sempre livre e de acesso público, dado que é nosso interesse ter o maior número possível de leitores.

Esta foi uma opção complicada e delicada, dado que nunca no passado tinhamos optado por algo semelhante, mas a conjuntura a isso obriga, sob pena de nos vermos na contingência de reduzir ou limitar o trabalho que aqui realizamos, algo que, passados estes anos de trabalho e esforço, não gostariamos de nos ver obrigados a fazer.

domingo, dezembro 23, 2012

Aproxima-se do fim um ano complicado... - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma Canon EOS 20D

Entre os projectos que continuaremos a tentar realizar encontra-se o de fotografar locais e monumentos abandonados, para o qual nos equipamos, adquirindo alguns equipamentos e acessórios fotográficos que adicionamos aos veículos e outro material disponível, bem como a publicação do "Diário de Gatochy", que, para além do interesse pessoal, seria uma fonte de financiamento para outras actividades.

Poucos leitores terão a noção do custo total dos testes e experiências que aqui realizamos, isto sem ter em conta o dispêndio de tempo para efectuar todo este trabalho, mas o mesmo importa em mais de uma centena de Euros mensais, com o total anual a aproximar-se dos dois milhares de Euros, o que, no período que atravessamos, sem apoios ou patrocínios, se torna virtualmente incomportável.

Ainda assim, iremos continuar a dar o nosso melhor no sentido de manter este espaço activo e periodicamente actualizado, efectuando testes, sempre que possível, disponibilizando informações e sugerindo soluções, tentando dar o nosso modesto contributo para ultrapassar alguns dos problemas com que muitos de nós se deparam.

Obviamente que nunca tentamos, nem tentaremos rentabilizar este "blog", e mesmo as ligações para espaços ou "sites" comerciais são gratuitas, baseando-se no interesse que os mesmos possam ter para os nossos leitores e na confiança que depositamos nestas entidades, empressas ou instituições, sendo a única ligação que ainda tem algum retorno, a dos anúncios do Google.