sábado, dezembro 08, 2012

Para complementar as 350D, uma Canon EOS 20D - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma Canon EOS 20D

O sistema de focagem automática encontra-se entre aqueles onde a 20D tem maior vantagem, com os 9 pontos de focagem e o pequeno "joystick" a facilitar o seu uso, sendo muito mais eficaz em condições de baixa luminosidade do que a da 350D, com a vantagem acrescida de ser mais fácil de operar.

Quando foi apresentada, a EOS 20D custava mais de milhar e meio de dólares, sendo um modelo evoluido e perto do segmento profissional, pelo que implementa um conjunto de funcionalidades interessantes, mesmo para os dias de hoje, beneficiando de uma enorme fiabilidade e resistência, tornando-a adequada para ser usada em situações mais radicais, como o todo o terreno.

No EBay, curiosamente, temos visto as EOS 20D a serem vendidas por valores inferiores às das 350D, pelo que foi com alguma surpresa que conseguimos obter uma destas câmaras por uma centena de Euros, incluindo uma memória de 4 Gb, bateria, carregador e a própria caixa original, um valor que consideramos atractivo face ao desempenho desta máquina fotográfica.

Temos, mais uma vez, que chamar a atenção para a descrepância de preços a que são vendidos estes equipamentos, com variações que podem ser de mais de 100%, e que atingem valores francamente altos no mercado nacional, pelo que sugerimos uma pesquisa atenta e alguma paciência para obter os preços mais favoráveis.

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Para complementar as 350D, uma Canon EOS 20D - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma Canon EOS 20D

Como complemento das Canon EOS 350D que usamos nos nossos projectos, adquirimos um EOS 20D, do mesmo fabricante, que possui praticamente a mesma resolução, mas um conjunto de características diferentes, entre as quais um corpo em liga de magnésio, bastante mais resistente do que o das 350D.

Naturalmente que optamos por um modelo que partilhe as mesmas objectivas e alguns acessórios, entre os quais, infelizmente, não se incluem baterias e respectivo carregador, o que permite flexibilidade, mantendo os custos tão baixos quanto possível.

Comparada com a EOS 350D, a 20D oferece um melhor desempenho, seja em termos de velocidade e das características que oferece, seja mesmo a nível de resolução, com os 8.2 megapixels a resultarem em ficheiros maiores e imagens de melhor qualidade, com vantagens na maioria das situações, tendo como contra um maior volume e peso, que a pode tornar menos prática.

O sensor da 20D é ligeiramente maior, mas é a nível de sensibilidade, da muito melhor capacidade de tirar fotos de noite, do sistema de controle, mais sofisticado, de uma velocidade de obturador muito superior, melhor desempenho do "flash" e maior rapidez de funcionamento.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Substituição de computador resultou em atrasos nas publicações

Image Hosted by Google Um IBM ThinkCentre M55

A necessidade de substituir o computador que utilizamos habitualmente, cujo sistema operativo fora instalado há vários anos e apresentava sinais de degradação, resultando numa lentidão significativa, teve impacto no trabalho que desenvolvemos.

Entre estas consequências, o ritmo de publicação deste "blog" foi afectado, dado que a necessidade de preparar um novo computador, instalando "software" e migrando dados implica sempre uma disponibilidade significativa.

Como equipamento de susbstituição recorremos a um dos IBM ThinkCentre adquiridos no EBay, cujo preço fica pela centena de Euros, sem incluir o écran, e que oferecem um desempenho aceitável para o tipo de utilização que fazemos.

Esperamos que muito brevemente, após estabilizar esta situação, possamos retomar o ritmo habitual de publicações, mantendo os conteúdos e estilo habituais.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

"Somos por eles"

Image Hosted by Google Divulgação da campanha

Nesta época de crise, e num período especialmente difícil, como é o Natal e fim do ano, a disponibilidade financeira de muitos portugueses diminui substancialmente, e com isso surgem situações de carência de alimentação ou de abandono de animais de estimação.

Esta não é uma situação nova, mas a actual conjuntura agravou-a e muitas instituições de apoio aos animais abandonados, como a União Zoófila, enfrentam grandes dificuldades, o que coloca em risco o cada vez maior número de animais que aí se encontram.

Existem diversas formas de ajudar, sendo uma delas telefonar para o número 760501015, no valor de 60 cêntimos mais IVA, adquirir items no "site" da instituição, incluindo autocolantes de divulgação da campanha, pulseiras, items para animais, etc, ou fazer uma doação.

Igualmente necessário é promover a adopção dos animais que aí se encontram e, se possível, acompanhá-los, dado que carecem de companhia e contacto humano, que os ajude a recuperar confiança e encontrarem-se nas melhores condições para serem adoptados, pelo que as formas de ajuda são inúmeras e todas bem vindas.

domingo, dezembro 02, 2012

Máquina fotográfica tipo Lomo em "kit" - 2ª parte

Image Hosted by Google As peças do "kit" de máquina fotográfica

Este modelo possui duas lentes, uma delas destinada a fotografar, enquanto a outra se destina a visualização e efectuar o enquadramento, sendo mecanicamente muito simples, fácil de utilizar, compacta e de baixo peso, para além de pedagogicamente interessante.

A abertura é f/11, a velocidade de 1/125 segundos e a focagem é de 50 cm até infinito, usando os filmes de 35mm ISO 200 ou ISO 400 disponíveis no mercado, que ainda podem ser encontrados e revelados na maioria das lojas da especialidade.

A montagem é simples, estando ao alcance de todos, requerendo sobretudo atenção no seguimento das instrucções, sendo de prever que, com uma hora de trabalho, se possa colocar um rolo e efectuar as primeiras experiências, no que, para muitos, pode ser uma autêntica viagem ao passado.

Fornecida numa caixa com 280 x 210 x 55mm, com um peso de 371 gramas, dos quais 335 corresponde à câmara, esta pode ser fornecida em diversas cores, incluindo sempre o manual de montagem e uma pequena chave de parafusos, com o preço a ficar perto dos 8 Euros.