sábado, dezembro 01, 2012

Máquina fotográfica tipo Lomo em "kit" - 1ª parte

Image Hosted by Google Um "kit" de máquina fotográfica

Apesar de a fotografia analógica ter vindo a perder adeptos, o seu encanto e originalidade permanece inalterável, surgindo câmaras de modelos alternativos, destinadas a obter efeitos específicos, as quais podem ser adquiridas a um preço muito baixo.

Entre estas câmaras, as que usam uma técnica específica, conhecida como "lomografia", têm um lugar próprio, por serem de muito baixo custo e permitirem um conjunto de efeitos que as diferencia das demais, razão pela qual existe uma comunidade que adoptou este tipo de equipamento e partilha as fotos com elas obtidas.

Se as Lomo originais, de origem russa, podem atingir preços elevados, outras câmaras são extremamente acessíveis, podendo-se encontrar, por menos de uma dezena de Euros, modelos em plástico para montar, com as quais se podem obter fotos interessantes.

A "Lomo Recesky TLR 35mm", uma imitação da GakkenFlex, é um modelo que se identifica como "Twin Lens Reflex Retro Camera", sendo uma pequena câmara para montar pelo próprio utilizador e que usa os rolos de 35mm com sensibilidade ISO 200 ou 400, sendo aconselhável esta última.

sexta-feira, novembro 30, 2012

LRO de Janeiro já nas bancas

Image Hosted by Google A capa no número de Janeiro da Land Rover Owners

Já se encontra nas bancas a edição de Janeiro de 2013 da Land Rover Owners International e desta vez o destaque vai para o guia de aquisições do Defender Td5, aquele que consideramos como sendo o que possui o melhor motor instalado neste modelo da Land Rover.

Para quem possui um destes excelentes veículos, este artigo, só por sí, justifica a aquisição da revista, dado que aborda desde a compra às características, passando pelo desenvolvimento do modelo e respectivas variantes e evoluções até aos melhoramentos que nele se podem introduzir.

A conclusão deste artigo é simples, adquiram rapidamente um Td5, antes que os preços subam demasiado, dado este ser um modelo com características únicas e com um excelente desempenho, sobretudo depois de modificados alguns componentes.

Este número da LRO inclui, obviamente, muitos outros artigos e motivos de interesse ao longo das secções habituais, mas é para quem possua um Defender ou tenha em vista a sua aquisição que será mais útil por concentra-se bastante nes veículo icónico para a marca.

quinta-feira, novembro 29, 2012

Carregador de emergência para telemóveis - 2ª parte

Image Hosted by Google Um carregador de emergência para telemóveis

A voltagem de operação, fornecida pelas pilhas, varia entre os 2.0 e os 4.2V, sendo os 3V fornecidos por duas baterias de 1.5 o mais habitual, e a de saida é de 5.0V a 500mA, o padrão a nível de alimentação via conector USB.

Para além da sua função primária, este carregador pode ser utilizado como uma vulgar lanterna de bolso, tendo uma pequena lâmpada "led" para o efeito, que proporciona uma luminosidade razoável e adequada a iluminar objectos a pequenas distâncias.

Este carregador mede apenas 8.2 x 3.6 x 2 cm e pesa somente 23 gramas, a que acresce o peso de duas pilhas AA, pelo que é fácil de transportar num bolso ou ter como reserva onde não se disponha de outra forma de carregamento, e está disponível em negro, branco, verde, azul, amarelo, rosa e laranja.

O preço de um deste carregadores, sem pilhas, quando em promoção, ronda o Euro e meio, incluindo portes a partir da Ásia, existindo numerosos outros modelos, com diferentes configurações, alguns dos quais, mais dispendiosos, são acompanhados de diversos cabos, destinados a diferentes modelos de equipamentos.

quarta-feira, novembro 28, 2012

Carregador de emergência para telemóveis - 1ª parte

Image Hosted by Google Um carregador de emergência para telemóveis

Existem diversos sistemas para carregar um telemóvel quando o transformador que o acompanha não está disponível ou se este não pode ser utilizado, tal como quando falta a corrente eléctrica, sendo os mais conhecidos os que permitem a ligação à tomada de isqueiro de um veículo.

No entanto, quando essa possbilidade é inexistente, uma alternativa é dispor de um carregador de emergência, que funcione com vulgares pilhas eléctricas, e, mesmo que seja incapaz de uma recarga completa do dispositivo, permita efectuar e receber algumas chamadas.

A maioria dos modelos de baixo custo que conhecemos destinanm-se a carregar equipamentos via um conector USB, pelo que é necessário ter disponível um cabo USB, tipicamente semelhante ao que é utilizado para transferência de dados e que normalmente vem incluido com os telemóveis.

Para usar um destes carregadores, e centrando-nos no modelo que ilustra este texto, basta colocar no seu interior duas pilhas do tipo AA, dispor de um cabo USB com a terminação compatível com o equipamento a carregar e ligar o alimentador no botão existente para o efeito.

terça-feira, novembro 27, 2012

Adicionamos ligações para os "sites" de financiamento dos nossos projectos

Acrescentamos duas ligações para os "links" de financiamento dos projectos que pretendemos concretizar, de forma a que fiquem mais acessíveis, e de forma mais permanente, na estrutura deste "blog", podendo assim manter os nossos leitores mais ao corrente de qualquer evolução.

Ao mesmo tempo, removemos algumas ligações antigas, que deixaram de fazer sentido, de forma a que os nossos leitores se possam concentrar sobretudo naquelas que estão mais de acordo com a actualidade e com os objectivos que nos propomos alcançar.

Relembramos que temos o projecto de publicar o "Diário de Gatochy", para o qual temos uma proposta editorial que implica um investimento da nossa parte, bem como o projecto "Entre fantasmas e memórias...", que visa fotografar, descrever e publicar sob a forma de livro parte do património abandonado existente em Portugal.

A todos quantos contribuirem, seja directamente, seja divulgando estes projectos e respectivas ligações, enviamos desde já os nossos mais sínceros agradecimentos, sendo que qualquer esclarecimento pode ser feito através do endereço nmcabecadas@gmail.com.

segunda-feira, novembro 26, 2012

Nova tampa elevada para a "Wolf Box" da Flatdog

Image Hosted by Google A tampa para a Wolf Box

Para aumentar a capacidade da popular "Wolf Box", a Flatdog disponibilizou uma nova tampa, que eleva o interior deste modelo de caixa de armazenamento empilhável, destinada a expedições, em 6 cm.

Assim, a "Wolf Box" passa a ter dimensões aproximadas de 52 x 40 x 30 cm, aumentando a sua capacidade em quase 20%, mas deixando de ser compatível com alguns dos modelos de sacos originais, feitas à medida da altura com a tampa de modelo raso presente desde o lançamento desta caixa.

Com esta configuração, a "Wolf Box" vem suprir uma das sua falhas, a de uma altura escassa, mas também vem fazer concorrência ao recentemente apresentado modelo "Croc Box", do mesmo fabricante, que tem 40 x 33 x 35 cm, e que, agora, tem apenas mais 5 cm de altura que a sua antecessora, tendo um volume muito inferior.

O preço, feitas as conversões, ronda a dúzia de Euros, a que acrescem portes e sugerimos ao fabricante que venda as "Wolf Box" também sem a tampa original ou com a nova tampa, de modo a que os futuros clientes possam ter flexibilidade na compra, sem pagar uma tampa que não pretendem utilzar.

domingo, novembro 25, 2012

Conjunto de bolsas para objectivas

Image Hosted by Google Um conjunto de bolsas para objectivas

O transporte de objectivas de máquina fotográfica deve ser feito com precaução, dado tratar-se de equipamentos sensíveis, que podem ser facilmente danificados, e cujo preço é elevado, pelo que o investimento em bolsas de protecção faz todo o sentido.

As bolsas são em neoprene negro de alta qualidade, um material semelhante aos fatos de mergulho, protegendo as objectivas de impactos, de poeiras e da humidade, possuindo um cordão para fechar e um gancho que permite prender a bolsa num cinto ou num colete.

O conjunto inclui uma bolsa pequena, com 8 x 10 cm, uma média, com 10 x 14 cm, uma grande, de 10 x 18 cm e uma ainda maior, com 10 x 22 cm, cobrindo assim a maioria dos modelos de objectivas existentes no mercado.

O preço destes conjuntos varia enormemente, partindo de pouco mais de 7 Euros para um conjunto de 4 unidades, com portes a partir da Ásia incluidos, sendo um bom investimento para proteger as sempre dispendiosas objectivas fotográticas, que assim ficam bem mais protegidas, mesmo quando transportadas em sacos concebidos para o efeito.