sábado, setembro 22, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 6ª parte

Image Hosted by Google Um colete táctico utilizável na vida civil

Neste campo, uma alternativa são os coletes e blusões militares, normalmente de boa qualidade e preço baixo, bem concebidos e versáteis, mas que podem ter um aspecto demasiado agressivo, sobretudo se incluirem bolsos que se identifiquem com o transporte de armamento, e serem num padrão conotado com forças militares.

No entanto, por vezes encontram-se boas alternativas provenientes de excedentes, em tecido liso, que tende a ser azul escuro, verde, negro ou amarelo escuro, os quais podem, sem dificuldade, passar por versões civis, com a vantagem de custarem uma fracção do preço, como o exemplo que apresentamos a ficar abaixo da vintena de Euros.

Image Hosted by Google Uma casaco multifunções

Também se encontram disponíveis casacos multi-funções, com múltiplos bolsos, mangas removíveis e, nalguns casos com capuz, existindo modelos em diversos tipos de tecido, sendo alguns deles impermeáveis, outros mais leves, destinados ao Verão ou tempo quente.

Se bem que os modelos mais sofisticados, destinados especificamente ao foto jornalismo, sejam dispendiosos, nos leilões do EBay podem ser encontrados exemplares a preços bastante acessíveis, que, com portes, podem ficar abaixo da trintena de Euros e oferecem a grande maioria das funcionalidades dos modelos mais dispendiosos.

sexta-feira, setembro 21, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 5ª parte

Image Hosted by Google Um saco para Canon EOS

Apesar de ser um extra, é essencial ter um meio para transportar os equipamentos, devidamente acondicionados, havendo duas opções básicas a ter em conta, sendo a primeira uma mala ou saco apropriado e a segunda um colete com múltiplos bolsos.

Ambos têm vantagens e desvantagens, com o saco ou mala a acomodar com maior segurança a totalidade dos equipamentos, protegendo-os devidamente dos elementos e de impactos, enquanto um colete permite uma maior liberdade de movimentos, essencial quando se pretende fotografar em locais de acesso mais difícil.

Image Hosted by Google Um colete para Canon EOS

Obviamente, e não havendo restrições orçamentais, uma combinação dos dois será o mais adequado, podendo-se optar por um saco de menor valor de forma a poder adquirir um colete, cujos preços começam pela vintena de Euros, mas que, para modelos de melhor qualidade, facilmente atingem o dobro.

Existem ainda, mas bem mais dispendiosos, casacos com múltiplos bolsos, alguns com mangas amovíveis e com capuz, que, para além de acomodar numerosos acessórios, protegem quem o veste de forma muito mais completa, sendo possível adquirir um dos modelos existentes por valores que partem da meia centena de Euros, mas que facilmente atingem o dobro.

quinta-feira, setembro 20, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 4ª parte

Image Hosted by Google Um carregador para veículo para Canon EOS

Outro opcional que aconselhamos, é o carregador com ligação a tomada de isqueiro, que permite carregar as baterias durante o trajecto, algo que se torna essencial quando o objectivo é fotografar objectos em viagem.

Estes carregadores têm um preço baixo, na ordem dos três Euros, incluindo portes a partir da Ásia, complementando bem os modelos destinados a ser usados em instalações de 220 V, podendo ser usados com os conversores de 220 para 12 V, os quais também são extremamente baratos.

Image Hosted by Google Um sistema de disparo remoto para Canon EOS

Útil em circunstâncias específicas, mas sobretudo quando qualquer pequeno movimento físico pode afectar a qualidade das fotos ou quando o objecto a fotografar se pode assustar, o que sucede com alguns animais, um disparador remoto, sem fios, pode ser uma opção a ter em conta.

Existem inúmeros modelos, com operação por infra vermelhos, um sistema que foi popular, sendo disso exemplo o RC-6 da Canon, que funciona a distâncias perto de 5 de metros e permite o disparo imediato ou temporizado, o qual pode ser adquirido por menos de um par de Euros, incluindo portes.

quarta-feira, setembro 19, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 3ª parte

Image Hosted by Google Uma memória de 8 Gb para Canon EOS

Também é essencial dispor de uma memória razoável, tendo a escolha ido no sentido das de 8 Gb, as quais podem ser adquiridas por uma dezena de Euros, incluindo portes para Portugal com envio a partir da Ásia.

Estas "Compact Flash Memory Card" destinada a diversos modelos de máquinas digitais, do tipo CF 1, oferecem uma boa relação qualidade/preço e consomem pouca energia, sobretudo quando a máquina não está em operação, o que contribui para uma maior duração da bateria.

Image Hosted by Google Correia para Canon EOS

Para segurar a câmara em torno do pescoço, uma correia de fixação é essencial, sendo inúmeros os modelos disponíveis, tendo acabado por optar por um feito em neoperene, ajustável, e com o logotipo da Canon, que pode ser adquirido por um par de Euros, com portes incluidos.

O neoperene, um material usado, por exemplo, nos fatos de mergulho, é resistente, elástico, com capacidade de abosrção de impactos, tornando-se seguro, confortável e fácil de usar, pelo que será uma escolha a ter em conta por parte de quem tenha orçamentos limitados.

terça-feira, setembro 18, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 2ª parte

Image Hosted by Google Um adaptador de Nikon para Canon EOS

Dado que ainda dispomos de uma objectiva Nikor 28-80, destinada às Nikon analógicas, a qual tem uma boa qualidade, decidimos que a mesma seria utilizável, sendo para tal necessário recorrer a um adaptador, os quais estão disponíveis em quantidade no EBay.

Usando esta combinação, perdem-se algumas funcionalidades, dado que, mesmo com alguma electrónica, este adaptador apenas permite focagem manual, mas com a luz de confirmação a surgir, bem como modo AV, (Aperture Priority), com EXIF fixo a 50mm f2.0.

Em termos físicos, estes adaptadores parecem simples, com roscagens duplas, adaptadas aos modelos em causa, e uma electrónica básica, que faz o retorno do sinal para a câmara, de modo a que esta não entre em erro, mas não implementam funções sofisticadas, as quais ficam desactivadas.

Existem numerosos modelos de adaptador, mas para aqueles que possuem este tipo de electrónica e feito em cobre com revestimento cromado, o valor rondará os 8 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, podendo-se, com um pequeno investimento, rentabilizar objectivas de outro modo perdidas.

segunda-feira, setembro 17, 2012

Acessórios para a Canon EOS 350D - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma objectiva Sigma

Um dos projectos a que queremos dar andamento implica dispor de algum equipamento fotográfico profissional ou semi-profissional, tendo-se optado, devido à disponibilidade e relação qualidade/preço pelas câmaras digitais Canon EOS 350D.

Naturalmente que, para que o conjunto fique completo, são necessárias objectivas, baterias e carregador, memórias, equipamentos de transporte, tripé, só para mencionar alguns dos essenciais, dado que a lista, incluindo opcionais, será quase infinita.

Uma das primeiras objectivas pelas quais optamos foi uma Sigma, destinada às EOS com focagem automática, 3.5-5.6, 28/200 mm, adquirida em 2ª mão no EBay alemão por 65 Euros, a que acresceram 8 de portes para Portugal.

Trata-se de uma objectiva bastante flexível em termos de utilização, que permite obter boas fotos mesmo a distâncias razoáveis, sendo compatível com a fixação e sistema de focagem automática da Canon, o que facilita a operação.

domingo, setembro 16, 2012

População portuguesa pode diminuir um milhão em 15 anos - 3ª parte



Com letra da poetisa galega Rosália de Castro, música de José Nisa, que também adaptou a letra, e interpretado por Isabel Silvestre, o "Cantar da Emigração" ganha uma nova actualidade, traduzindo bem a realidade portuguesa neste ano de 2012.