sexta-feira, agosto 17, 2012

Protecções para a neve em fibra de vidro

Image Hosted by Google Uma protecção para a neve

Apresentamos no passado uma protecção para evitar a entrada de neve e outros detritos no sistema de ventilação dos Defender, a qual era em metal, de origem militar, tal como utilizado nos modelos Wolf, as quais atingem preços elevados.

Este tipo de protecção, de instalação extremamente simples, é essencial em zonas onde cai neve, tem valores muito diversificados, podendo os mesmo ser relativamente altos, pelo que procuramos uma alternativa a um preço mais aceitável, sem perder resistência e funcionalidade.

Ao contrário de outros modelos, como as versões militares em metal, estas protecções são feitas em GRP "glass reinforced plastic" ou fibra de vidro de grande resistência, vindo polido de forma a poder ser usado imediatamente ou pintado, após aplicado primário.

O preço, incluindo portes para Portugal, é de 40 Libras, perto da meia centena de Euros, válido para o modelo para condução à esquerda e à direita, sendo compatível com todos os Defender 90, 110 e 130 nas suas várias versões.

quinta-feira, agosto 16, 2012

Códigos QR em viaturas - 4ª parte

Image Hosted by Google Um projecto de código QR no Defender

Escolhemos este programa, que consideramos extremamente rápido e eficaz, porque para além da leitura em tempo real permite a partilha atavés de correio electrónico, no Facebook ou Twitter, integra-se no "browser" e mapa, permite adicionar os contactos provenientes dos códigos no livro de endereços, para além de possibilitar a criação e partilha de códigos QR e integração destes em cartões de visita.

Em andamento, em filas de trânsito paralelas, a leitura é igualmente possível, tal como quando a velocidade é muito baixa, como numa curva apertada, mas de outra forma, com este equipamento, a leitura falha se a partir de uma posição fixa.

Um código de maiores dimensões torna-se francamente mais difícil de colocar na maioria dos veículos, exceptuando-se os que possuem uma caixa de carga plana, sendo que neste caso a distância de leitura aumenta, tal como a velocidade a que pode ser lido o código, mas numa proporção francamente inferior à do aumento no tamanho.

No entanto, quando complementado com decoração adicional ou integrado num conjunto, um código QR de grandes dimensões aplicado num veículo que, já por sí, chama a atenção, como um Defender, sobretudo se modificado, pode ser uma solução interessante e a ter em conta.

quarta-feira, agosto 15, 2012

Novas actualizações disponibilizadas pela Microsoft

Image Hosted by Google Écran do Windows 8

A Microsoft disponibilizou mais um conjunto de actualizaçõe destinadas aos seus sistemas operativos, incluindo a nível da segurança, as quais são consideradas como críticas, devendo ser instaladas com a brevidade possível.

Estão abrangidos produtos como o Internet Explorer, com "updates" cumulativos, para além do sistema operativo base, bem como para produtos como o Office e o sistema de "anti-spyware" do próprio Windows, que necessita de actualizações periódicas.

A forma de instalação depende da configuração de cada equipamento, mas caso a actualização não se tenha efectuado nos próximos dias, aconselhamos a recorrer ao sistema manual e forçar o sistema a actualizar-se, dado que está em causa a segurança do mesmo face a diversos tipos de vulnerabilidades.

terça-feira, agosto 14, 2012

Mais um bombeiro morre no combate às chamas - 3ª parte

Image Hosted by Google Bombeiros no combate a um fogo em Portugal

Aliás, é patente que, ao invés de outros anos, a importância dada aos fogos parece ser menor, vivendo-se uma certa resignação, como se esta fosse apenas mais uma tragédia a juntar a tantas outras que parecem surgir de forma contínua e inevitável.

Se compararmos com anos recentes, nos quais a área ardida foi inferior, a falta de relevo dado aos fogos, com excepção dos que ocorreram na Madeira e Algarve, parece-nos evidente, secundarizados por um conjunto de notícias relacionadas com a crise e por um conjunto de eventos desportivos, nomeadamente os Jogos Olímpicos.

Eventualmente, quando os diversos relatórios pedidos pelo Governo forem disponibilizados e as mais que certas contradições forem debatidas, a problemática dos fogos voltará aos meios de comunicação social, mas presumivelmente o cerne da questão será o conflito entre as partes e não a substância do problema.

Certo é que será necessário apurar os factos que levaram o próprio comandante nacional de operações de socorro a admitir falhas, mesmo que tenha posteriormente recuado, e, sobretudo, sejam tomadas medidas no sentido de evitar que situações similares se repitam, o que implica, mais que tudo, um melhor ordenamento do território e acções preventivas, dado que, por muito eficaz que seja o combate, este não oferece soluções milagrosas.

segunda-feira, agosto 13, 2012

Mais um bombeiro morre no combate às chamas - 2ª parte

Image Hosted by Google Bombeiro no combate a um fogo em Portugal

Este fogo inclui-se no total de 956 que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na última semana, do que resulta uma média diária de 136 fogos, alguns deles de grandes dimensões e que se prolongaram vários dias.

Para combater estes fogos, que atingiram o pico na passada quinta-feira, como 152 incêndios registados, foram mobilizados 18.373 efectivos, apoiados por 4.907 veículos, com os meios aéreos disponíveis a efectuar 388 missões operacionais.

Segundo os últimos dados provisórios disponibilizados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), a área ardida mais do que triplicou relativamente ao período homólogo de 2011, com um total de 67.052 hectares devastados até ao dia 31 de Julho.

Apesar de assustadoras, mesmo que com números inferiores aos de alguns dos piores anos da última década, a frieza destes números não revela toda a tragédia humana, nem o impacto económico que esta devastação provoca num País já muito afectado pela crise económica e financeira que atravessa, e que se vê ainda mais afectado pelos numerosos incêndios deste ano.

domingo, agosto 12, 2012

Mais um bombeiro morre no combate às chamas - 1ª parte

Image Hosted by Google O veículo ardido

No combate aos fogos em Figueiró dos Vinhos, a 09 de Agosto, perdeu a vida mais um bombeiro, tendo o auto-tanque Mercedes que conduzia, um veículo com largas décadas de vida, sido completamente consumido pelas chamas.

Durante o percurso após um reabastecimento de água, o veículo despistou-se, tendo ardido na sua totalidade e morrendo o seu único ocupante, o bombeiro Vitor Joaquim, de 54 anos, que há muito fazia parte da corporação de voluntários local.

Em primeiro lugar, lamentamos profundamente o sucedido e apresentamos as nossas sentidas condolências aos familiares do bombeiro falecido e a todos os bombeiros portugueses, que sofrem pela perda deste seu camarada em circunstâncias tão trágicas quando cumpria uma missão.

Seguidamente, esperamos que as causas deste incêndio, bem como as circunstâncias específicas em que ocorreu o acidente sejam devidamente investigadas, não apenas para encontrar eventuais responsáveis, mas também para que, desta tragédia, se extraiam dados que diminuam o risco no futuro.