sábado, agosto 04, 2012

Sistema térmico para viaturas - 1ª parte

Image Hosted by Google Um sistema térmico para viaturas

Existem no mercado inúmeros equipamentos com capacidade de arrefecer ou aquecer bebidas ou alimentos e que podem ser instalados em viaturas, recorrendo ao sistema eléctrico do mesmo para o seu funcionamento.

Será sempre de optar por modelos que tanto possam manter temperaturas baixas como altas, de modo a que o seu uso seja mais flexível e adaptado às várias necessidades e estações do ano, aconselhando-se que possam ser facilmente acondicionados no interior da viatura, de modo a estarem acessíveis durante os trajectos.

Também é recomendável que o isolamento permita manter a temperatura durante um período razoável mesmo sem alimentação do veículo, que não seja barulhento, possa ser instalado entre os bancos ou no chão e possua fixações adequadas, facilitando a sua prisão a uma estrutura existente.

Igualmente importante é que o equipamento possa ser facilmente desmontado ou removido e levado para outro local, como uma tenda ou um outro local de alojamento, pelo que deve ser facilmente transportavel, sendo possivel, com um adaptador que custa 2 a 3 Euros, ligá-lo a uma simples tomada eléctrica de 220 volts.

sexta-feira, agosto 03, 2012

Outlook.com sucede a Hotmail

Image Hosted by Google Écran do novo "Outlook.com"

A Microsoft apresentou o sucessor do Hotmail, o Outlook.com, que usa o nome dos populares programas de correio electrónico que produz, oferecendo assim um novo "interface", mais funcional, que sucede ao conhecido Hotmail.

É intenção da Microsoft combater outras plataformas, como o Gmail, que tem vindo a ganhar quota de mercado e a ser o preferido de um cada vez maior número de utilizadores, sobretudo porque o universo do Google tem vindo a integrar cada vez mais funcionalidades e serviços gratuitos.

A nova plataforma da Microsoft inclui a integração com as redes sociais, permitindo interacção directa e receber alertas, permite um fácil acesso à versão "web" do Office e, futuramente, verá as funcionalidades do Skype a serem integradas.

Os utilizadores do Hotmail irão puder manter os seus endereços, bem como os conteúdos das contas, migrando mensagens, endereços e todo o repositório de informação a elas associado, de forma a que possam passar a utilizar a nova plataforma sem problemas na transição.

quinta-feira, agosto 02, 2012

Códigos QR em viaturas - 3ª parte

Image Hosted by Google Um conjunto para impressão

Os valores, para meia dúzia de unidades idênticas, começam pela quinzena de Euros, sendo de prever mais uma dezena para o caso de se pretender uma folha com um metro quadrado na qual cabem vinte e cinco autocolantes iguais, e que será uma opção a ter em conta numa vertente mais empresarial. Um código QR com 18 cm de lado, que adquirido em conjuntos de 25 unidades fica pelo valor individual de um Euro, pode ser lido a uma distância de 3 metros utilizando um comum Samsung Galaxy Mini, GT-S5570, no qual instalamos o programa gratuito "QR Reader for Android" da Tapmedia de forma imediata, com o veículo parado. Para quem prentende menos unidades, mantendo uma dimensão semelhante, aconselhamos a compor uma imagem com um conjunto de 4 QR Codes diferentes, formando um quadrado maior, do que resulta uma matriz com 3 x 3 autocolantes, cuja dimensão individual ronda, depois de separados, os 16 cm de lado. Assim, no mesmo metro quadrado temos a possibilidade de colocar um total de 36 autocolantes, incluindo 4 códigos diferentes, perdendo apenas em termos de dimensão individual 2 cm por lado, o que, não sendo o ideal, pelo menos ajuda a controlar custos.

quarta-feira, agosto 01, 2012

Novo catálogo Terrafirma disponível a pedido

Image Hosted by Google Um "roof rack" vendido pela Terrafirma

Já pode ser solicitado, através do "site" do fabricante, cujo "link" consta da imagem que ilustra este texto, o novo catálogo da Terrafirma, onde se podem encontrar inúmeras peças e acessórios destinados aos Land Rover.

É de notar que muitas destas peças ou equipamentos são produzidos por outros fabricantes e distribuidos pela Terrafirma, que assim complementa a sua linha de produtos de forma a oferecer no seu catálogo soluções completas, capazes de satisfazer a maioria dos detentores de Land Rovers.

Para obter o catálogo basta preencher o impresso disponibilizado "on line" e esperar pela respectiva entrega, algo que demora perto de uma semana, o tempo do correio económico a partir de Inglaterra nesta época do ano.

segunda-feira, julho 30, 2012

Seca afecta 85% do País - 2ª parte

Image Hosted by Google Seca em Portugal

Apesar de não se terem atingido extensões de área ardida ao nível dos trágicos 2003 e 2005, este é um ano complicado, verificando-se que continuam a verificar-se grandes flutuações, com anos em que a devastação é várias vezes superior à de anos com menor número de fogos. Tal indicía que a prevenção continua a falhar, sendo os factores climáticos, aliados a uma regeneração expontânea e desordenada das áres devastadas, determinantes para a variação da área ardida em cada ano, que varia imensamente, mesmo que o dispositivo seja sensivelmente equivalente. Conclui-se que, mais uma vez, a prevenção e ordenamento do território, ou a falta destas, acaba por ser o factor essencial na evolução da área ardida e nas dificuldades que se verificam a nível do combate, o qual, independentemente da sua eficácia, se revela incapaz de controlar atempadamente as situações mais críticas. Em plena crise, a redução ou mesmo o completo abandono das acções de prevenção, opção de muitas autarquias e entidades públicas que assim visam reduzir custos, resulta em consequências graves, com prejuizos e compensações cujo total em muito excedem os investimentos que deixaram de se realizar, acabando o balanço final por ser francamente negativo, mesmo do ponto de vista financeiro.

No Verão adquire-se para o Inverno

Image Hosted by Google Um capacete para desportos de Inverno

Em época de Verão, quando a maioria pensa nas actividades de lazer típicas do período de maior calor, é altura de pensar no Inverno e investir com alguma antecedência em equipamentos que, nesta altura do ano, se podem adquirir por um valor francamente baixo. Assim, adquirimos no EBay, por um valor inferior a uma quinzena de Euros no total, um par de capacetes para desportos de neve, como "sky", "snowboard", ou outros, da marca "No Fear", em estado novo, apenas sem embalagem original. Este é um modelo em plástico ABS de alta resistência, múltiplas entradas de ar, com interior almofadado e ajustável, sistema de ajuste rápido na rectaguarda, fixação para óculos de neve, uma correia de fixação com fecho de abertura fácil, tendo certificação CE EN1077. Este tipo de capacete, que aos poucos se vai tornando obrigatório para muitas actividades, tem valores de venda recomendados que rondam os 40 a 50 Euros, pelo que, comparado com o valor de aquisição, falamos de uma poupança substancial, só possível nesta época do ano.

domingo, julho 29, 2012

Seca afecta 85% do País - 1ª parte

Image Hosted by Google Seca em Portugal

Perto de 85% do território nacional está sob o efeito da seca, com 56% sob seca extrema, uma situação grave quando ainda não chegou o início de Agosto, tipicamente um mês seco, onde o agravar da seca é de prever. O relatório de Acompanhamento e Avaliação dos Impactos da Seca aponta para uma situação grave, com as bacias hidorgráficas muito abaixo do nível normal e uma precipitação mensal 60% abaixo da média, resultando numa secura dos solos que se torna preocupante, para além de vulnerabilizar o País. É de salientar que em muitas zonas do Sul do País não se verificou qualquer precipitação recente, sendo nestas incluidas áreas que recentemente arderam, o que demonstra a vulnerabilidade e o perigo resultante desta situação. A ligação entre fogos e seca é por demais evidente, dado que um potência o outro e vice-versa, acabando por se entrar num ciclo vicioso cujo impacto na vida das populações é bem patente nas imagens a que todos temos assistido ao longo destes últimos dias.