sábado, junho 09, 2012

Suporte para câmara DV ZZ

Image Hosted by Google Um suporte para câmara DV ZZ

Instalar uma câmara fotográfica ou de filmar num veículo exige um suporte apropriado, mas quando o veículo em causa é um Land Rover Defender, o para brisas muito vertical implica um modelo de suporte muito específico. A maioria dos suportes que testamos só com adaptações permite instalar uma câmara nos Defender, sendo o modelo DV ZZ uma das raras excepções que encontramos a um preço acessível, o qual ronda os 4 Euros, incluindo portes a partir da Ásia. Com uma base com sistema de vácuo, accionado e libertado por uma alavanca, um corpo em plástico ABS negro de grande resistência e parafuso padronizado, de forma a ser compatível com a maioria das câmaras, o DV ZZ é leve e fácil de instalar. A característica fundamental é, no entanto, o conjunto de articulações reguláveis e seguras que permite orientar a câmara da forma pretendida e distanciá-la do para-brisas, independentemente do modelo da câmara usada, apenas com limitação no peso desta, algo particularmente raro entre os suportes que encontramos no EBay.

sexta-feira, junho 08, 2012

Novo "intercooler" para o Defender - 1ª parte

Image Hosted by Google Um "intercooler" da Forge

Não estava nos projectos que anunciamos para este Verão, mas o facto de dispormos de um "intercooler" da Forge Motorsport, de grande dimensões e elevada qualidade destinado ao Defender, levou-nos a proceder às alterações necessárias para a sua instalação. Este "intercooler", adquirido no EBay por um valor que ronda a centena de Libras, o que, incluindo portes se cifrou em perto de centena e meia de Euros, não tem a configuração pretendida, dado que os bocais estão nas extremidades, orientados lateralmente, e não virados para trás, tal como os originais do Defender. Os "intercoolers" da série 300 têm um núcleo de 600 x 295 x 60 mm, neste caso com entradas e saídas de 51 mm, tendo o tipo 04 tem dimensões exteriores de 780 x 320 x 80 mm, uma largura grande e resultante dos bocais serem nas extremidades. Assim, e dado que os bocais têm a dimensão correcta, a adaptação necessária é proceder ao corte dos mesmos, tapando o orifício resultante com uma chapa em alumínio, e abrir orifícios de ambos os lados, orientados no mesmo sentido, onde serão soldados os bocais originais.

quinta-feira, junho 07, 2012

Reguladores para turbo compressores - 2ª parte

Image Hosted by Google Um regulador para turbo

O modelo da Mumby Developments, cujo preço ronda as duas dezenas de Euros, suporta até 45 PSI, utiliza um sistema de mola com uma esfera em aço inoxidável, cuja posição é regulável por um parafuso, assegurando assim a pressão pretendida. O sistema usado, para além da função inicial, também atrasa o sinal de activação da "wastegate", de modo a que a pressão seja mantida mais tempo, reduzindo o conhecido "turbo lag", a demora de actuação do turbo de que resulta uma quebra temporária da potência. Também o sistema de encaixe dos tubos apresenta diferenças, com uma configuração que facilita a colocação das tubagens e evitando que estas se soltem após presas com abraçadeiras metálicas, algo sempre possível no caso de superfícies tubulares lisas. Estamos a falar de uma diferença de preço na ordem da dezena de Euros, eventualmente um pouco mais se for necessário adquirir separadamente tubagens, mas a diferença de qualidade dos equipamentos e o quão sensível é a questão da regulação de pressão num turbo, não nos deixa dúvidas quanto à opção pelo produto da Mumby.

quarta-feira, junho 06, 2012

Reguladores para turbo compressores - 1ª parte

Image Hosted by Google Um regulador para turbo

O uso de sistemas de regulação externos para turbo compressores, muitos dos quais podem ser obtidos por valores muito baixos no EBay, é bastante popular, mas muitos destes equipamentos não primam pela maior qualidade, avariando-se com facilidade. Não obstante serem anunciados como de alta resistência, suportanto até 30 PSI, e construidos em alumínio maquinado, nem sempre a fiabilidade e durabilidade dos modelos adquiridos por uma dezena de Euros corresponde ao esperado, sendo que, no caso de compras na Ásia, a substituição é complicada. Também o sistema de regulação é menos preciso, com a pressão a ser difícil de fixar e manter, podendo vir a desregular-se com o uso, do que pode resultar um desgaste excessivo do motor, sendo este um caso em que o barato pode sair efectivamente muito caro. Dado que se verificam estes problemas e algumas avarias, a nossa opção, agora mais convictamente, vai mesmo no sentido do modelo da Mumby Developments, fabricado em Inglaterra, e cujo "feedback" no EBay atinge os 100% de satisfação.

terça-feira, junho 05, 2012

Feira de trocas de material Land Rover

Image Hosted by Google Distribuidor para Land Rover

Realiza-se no campo de jogos da Atalaia, na Lourinhã, uma feira de trocas de material Land Rover, onde estarão disponíveis peças novas e usadas, organizada pelo Clube Land Rover de Portugal e no local, para além das peças para venda e troca, haverá locais de convívio com refeições ligeiras e bar. Este evento decorre entre as 10:00 e as 20:00 do dia 23 de Junho e tem entrada gratuita, mas deve ser realizada uma inscrição prévia através do "site" do clube organizador, onde também se encontram mais detalhes referentes a esta feira. Num altura de restrições, esta é uma oportunidade de obter algum material a preço mais acessível, bem como realizar algum capital vendendo peças que se tendem a acumular, muitas das quais já sem perspectivas reais de uso futuro.

segunda-feira, junho 04, 2012

Microsoft vai permitir "upgrade" para Windows 8 a preço simbólico

Image Hosted by Google Écran do Windows 8

Com o aproximar do lançamento de um novo sistema operativo, pode verificar-se uma quebra nas vendas de equipamentos, com os potenciais compradores a aguardar que este seja incluido na sua nova aquisição. Para o contrariar, a Microsoft vai permitir a actualização dos computadores com Windows 7 genuino adquiridos a partir de 07 de Junho para o Windows 8, pagando apenas um custo simbólico que será de 14.99 Euros. Este programa abrange mais de 130 países, entre os quais Portugal, e decorrerá até Fevereiro de 2013, incluindo as versões Home Basic, Home Premium, Professional ou Ultimate, sendo necessário proceder ao registo "on line" do sistema operativo adquirido. Este anúncio surge após a disponibilização da "Release Preview" do Windows 8, uma das últimas antes da versão defenitiva chegar ao mercado e ser adoptada como padrão, dando origem ao longo processo de actualizações e migrações.

domingo, junho 03, 2012

Monumentos e paisagens no "Street View"

Image Hosted by Google Aldeia histórica de Goyama no Japão

O Google incluiu no "Street View", a visualização de mapas ao nível da rua e em formato tridimensional, um conjunto de 132 monumentos, distribuidos por 18 países, tendo utilizado o mesmo tipo de tecnologia já conhecida para o efeito. Estes monumentos abarcam grande parte da História da Humanidade, incluindo monumentos antigos, como Stonehenge, passando pela Roma Antiga e abrangendo maravilhas naturais, sempre acompanhados de textos descritivos. Para os amantes de História e da Natureza, esta nova funcionalidade vai-se revelar do maior interesse, tal como para quem pretenda visitar os locais e queira preparar a visita com maior detalhe, fazendo o reconhecimento prévio dos detalhes mais importantes.