sexta-feira, junho 01, 2012

Mais alguém quer um Intex "Seahawk 2"?

Image Hosted by Google Um bote pneumático "Seahawk 2"

Decidimos encomendar um bote pneumático "Seahawk 2" da Intex, e, de forma a poupar um pouco nos portes, adicionamos uma segunda unidade para um amigo, podendo ainda ser adquirida neste pacote um terceiro barco e respectivos remos. O objectivo é, naturalmente, que os custos de envio, que para uma unidade rondam os 14 Euros, só para o bote, caiam para metade, do que resulta um benefício para todos os envolvidos nesta aquisição, dado que o bote e respectivos remos, sem portes custa perto de 40 Euros. Por razões óbvias, e porque cada bote pesa perto de 8 kg, esperamos contar com alguém de Lisboa, sendo que, para evitar atrasos e obter um valor concreto nos portes, a resposta deverá ser dada até ao final do próximo fim de semana, concretamente até Domingo, dia 03 de Junho. Nessa altura, saberemos o valor defenitivo, ajustaremos os detalhes e procederemos à respectiva encomenda, esperando que esta chegue na semana seguinte, dado que o tempo de trânsito a partir da Alemanha ronda uma semana.

quinta-feira, maio 31, 2012

Bombeiros de Lisboa ameaçam suspender transporte de doentes não urgentes - 3ª parte

Image Hosted by Google Um incêndio florestal em Portugal

Esta pode ser uma situação em que o barato sai caro ou, como dizia um conhecido treinador, caro é o que é ruim, ou seja, aquilo que pagamos e, no final, acaba por resultar em prejuizos que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos que suportar. Também o imposto de um Euro e cinquenta cêntimos, correspondente ao vencimento por cada hora em que um bombeiro está integrado no Dispositivo Especial da Protecção Civil resultou em descontentamento, levantando-se a possibilidade da não participação nas operações de combate aos fogos. Esta conflitualidade, que resulta de cortes orçamentais que penalizam não apenas o desempenho operacional, mas as já baixas compensações a nível financeiro, naturalmente que levantam descontentamento e, infelizmente, também aumentam o nível de risco das operações de combate aos fogos, para as quais toda a concentração e meios adequados são essenciais.

quarta-feira, maio 30, 2012

Pedido de sangue grupo B negativo

Image Hosted by Google Sacos de sangue

Por motivo de doenca grave, esta hospitalizado à espera de ser operado. Ainda nao o foi porque tem um sangue raro. Sangue: B- (B-). Pede-se a quem tenha este tipo de sangue que contacte com urgencia: Luis de Carvalho -931085403. Se nao puderes ajudar, por favor divulga **** Nao custa nada passar.. HOJE POR ELE AMANHA (oxalá nao precises) POR TI ...

"Zoom" 8X para telemóveis - 2ª parte

Image Hosted by Google Um "zoom" 8X para telemóveis

O suporte para o telemóvel, compatível como modelos com 44 a 70 mm de largura, pesa apenas 23 gramas e tem 50 mm de comprimento, apertando o equipamento e permitindo posicionar correctamente a objectiva de modo a ficar alinhada com a câmara do mesmo. Para além da objectiva e do suporte, incluem-se uma correia que ajuda a prender ou segurar o conjunto, e um pano de limpeza, bem como instrucções de utilização. Nalguns pacotes inclui-se um mini tripé metálico, com uma dimensão retraída de 140 mm e extendida de 190 mm, com um parafuso de rosgem universal de 1/4 de polegada, pelo que pode, com limitações devido às suas dimensões e resistência, ser usado com outras máquinas fotográficas. Convém comparar os preços, dado que estes variam imensamente, começando em pouco mais de meia dúzia de Euros, sem incluir o tripé, passando pelos oito, com tripé, e com vendedores a praticar valores duas vezes mais altos, o que será um exagero, mesmo tendo em conta as funcionalidades deste acessório.

terça-feira, maio 29, 2012

"Zoom" 8X para telemóveis - 1ª parte

Image Hosted by Google Um "zoom" 8X para telemóveis

Os telemóveis, mesmo os mais dispendiosos, apresentam algumas dificuldades nas fotografias que requeiram ampliação, dado que as suas dimensões excluem o "zoom" óptico, restando a possibilidade de um processo digital cujos resultados são inferiores aos pretendidos. A alternativa é optar por um sistema externo opcional, com formato universal, para telemóveis cuja largura vai até aos 70 mm, e que permite ampliar opticamente a imagem, de forma a que não se recorra ao "zoom" digital que muitas câmaras incluem. A Bushnell é conhecida pelos instrumentos ópticos que fabrica, incluindo desde binóculos a miras telescópicas, aliando um baixo custo a uma qualidade e durabilidade perfeitamente aceitáveis, pelo que os seus produtos se encontram em todo o Mundo. Este objectiva, que tem apenas 30 x 75 mm eum peso de 46 gramas, tem uma focagem vai desde um mínimo de 3 metros até ao infinito, com uma ampliação de 8X e um angulo de visão de 16º, permitindo ainda se usado como um telescópio, caso não se tire nenhuma foto.

Bombeiros de Lisboa ameaçam suspender transporte de doentes não urgentes - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma ambulância de transporte de doentes

O alargar desta actividade, que pode ser efectuada por particulares, desde que certificados, os quais podem praticar valores inferiores aos de profissionais, dado que não será desta actividade que, em princípio, depende o seu sustento, pode resultar também numa menor qualidade do serviço prestado e, no limite, ter implicações a nível de segurança. Com este alargamento, dificilmente será mantido o mesmo nível de controle e de exigência actuais, tornando-se a mesma complexa, morosa e, quase certamente, pouco eficaz, não sendo de espantar que veículos ligeiros, pouco confortáveis e em condições de segurança dúbias venham a ser utilizados no transporte de doentes. Mesmo questões simples como acessibilidades, nomeadamente a nível de entradas e saídas, podem levantar questões complicadas, não sendo difícil de intuir que, no período de crise que atravessamos, o critério do preço venha a ser o mais utilizado, mesmo sacrificando condições básicas exigíveis neste tipo de actividade. No limite, mesmo admitindo que o Estado vai poder poupar, os efeitos colaterais em termos de perda de postos de trabalho, com os encargos resultantes, as consequências para a saúde dos utentes, resultantes da perda de qualidade do serviço, as possíveis vítimas que poderão resultar da diminuição das condições de segurança, entre outras, podem resultar no dispêndio de montantes difíceis de contabilizar, mas que recairão sobre o próprio Estado.

segunda-feira, maio 28, 2012

Bombeiros de Lisboa ameaçam suspender transporte de doentes não urgentes - 1ª parte

Image Hosted by Google Uma ambulância de transporte de doentes

Os bombeiros de Lisboa ameaçam parar com o transporte de doentes não urgentes, dado que o valor pago, entre o Euro e meio e os dois Euros e meio por quilómetro, é insuficiente para suportar os custos desta actividade. Esta decisão pode afectar meia dúzia de concelhos, entre os mais populosos do País, levando a uma situação de ruptura numa zona onde residem mais de um milhão de habitantes, que correm o risco de se ver confrontados com a necessidade de recorrer a outros meios, mais dispendiosos, para se deslocarem a tratamentos. A redução de 40% nos subsídios atribuidos vem comprometer seriamente não apenas o transporte de doentes não urgentes, mas a sustentabilidade de todo o dispositivo criado para o efeito, podendo resultar no seu desmantelamento e despedimento de pessoal que o integra. É de lembrar que alterações recentes, nas quais se inclui a possibilidade de o transporte de doentes não urgente ser efectuado por veículos particulares, desde que obedeçam a alguns critérios, bem como a redução dos valores, veio comprometer esta actividade, essencial para a viabilidade económica das corporações.

domingo, maio 27, 2012

Artigo do Galileoscope no Facebook

Image Hosted by Google Um Galileoscope

Para todos os que se interessam por fotografia e pretendem acompanhar o projecto de utilizar o Galileoscope, uma luneta astronómica, conjuntamente com uma máquina fotográfica, compilamos os textos que publicamos neste "blog" numa nota que disponibilizamos no Facebook. Desta forma, os textos e fotos dispersos em 7 textos no "blog", ficam concentrados num único, o que facilita a leitura e a consulta por parte de quem pretenda seguir este método para fotografar com máquinas que não possuem uma teleobjectiva. Algum atraso na publicação desta nota no Facebook, cujas ligações estão na foto e respectiva legenda, originou alguma demora na publicação deste texto, que deveria ter sido disponibilizado às 00:00, tal como habitualmente, facto pelo qual pedimos desculpa aos nossos leitores.