sábado, maio 26, 2012

Revista "Trial" de Maio/Junho já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da "Trial" de Maio/Junho

Já se encontra disponível a edição de Maio e Junho da revista "Trial e aventura 4x4", que abordando o todo o terreno de forma genérica, inclui secções sobre Land Rover e um conjunto de talões de desconto em produtos e serviços. Estão incluidos artigos sobre diversos temas, merecendo especial destaque os que abordam actividades realizadas em território nacional, bem como os artigos técnicos que abordam escolhas de pneus e de extintores, entre outros. Também o artigo sobre o conjunto de equipamentos a ter presente num 4x4, algumas das rotas e percursos para este Verão que se aproxima, o ensaio do Defender de 2012, bem como provas de competição serão do interesse da maioria dos leitores, tal como a apresentação de novos equipamentos. Por um preço de 4.50 Euros, um valor médio em relação aos praticados em Portugal, a "Trial" oferece diversos motivos de interesse, bem como um conteúdo e composição equilibradas, que justificam a sua aquisição.

sexta-feira, maio 25, 2012

Plano de aquisições para este Verão - 3ª parte

Image Hosted by Google Jantes com "offset" de -35

Os pneus para estas jantes, a maior dimensão entre os que estão homologados, foram adquiridos há uns meses, por um valor que rondou os 150 Euros, tendo a sua instalação sido sucessivamente adiada dada a dificuldade em encontrar este modelo de jante. Infelizmente, verifica-se uma manifesta caça à multa, com incidência nalguns tipos de veículos, entre os quais os todo o terreno têm uma posição de destaque, sendo o uso de um conjunto de pneus e jantes não o homolgados punidos com uma coima que atinge os 250 Euros. Naturalmente que outros equipamentos seriam do nosso interesse, como o recentemente apresentado "roof rack" da MM 4x4 ou uma tenda de tejadilho da Paddock, só para mencionar dois dos que melhor enquadramento teriam na utilização que pretendemos fazer do Defender, mas questões orçamentais impedem-nos de ir mais longe. Apesar de o Discovery ter sempre estado à altura do solicitado e desempenhado o seu papel da melhor forma, é inegável que o Defender é o veículo destinado a este tipo de actividades de exploração, pelo que os investimentos serão prioritariamente neste veículo, começando, naturalmente, com a resolução de todas as questões legais.

quinta-feira, maio 24, 2012

Plano de aquisições para este Verão - 2ª parte

Image Hosted by Google Um colete salva vidas

Como excepção, podemos apontar para o compressor, cuja utilidade é mais genérica, e que chegando antes pode, desde logo, começar a ser utilizado, e sugerimos encomendar o bote e as pás em conjunto, poupando assim a nível dos custos de transporte. O total deste conjunto pode rondar os 120 Euros, incluindo a totalidade dos portes, um valor que, não sendo baixo, consideramos ser em conta tendo em conta as possibilidades oferecidas, bem como a utilização de alguns equipamentos noutras actividades ou circunstâncias, do que resulta uma maior rentabilidade. Igualmente essencial numa altura em que parece existir pouca tolerância relativamente ao uso de pneus não homologados e o valor das multas aumenta, é a aquisição de jantes 16x8, com "offset" negativo para os pneus 265/75R16 do Defender. Entre o modelo que encontramos em Portugal, por um valor unitário de 72 Euros, com "offset" -25, e o que descobrimos em Inglaterra por 53 Libras, com "offset" -35 que ultrapassa em pouco os 60 Euros, tendo em conta o total e os portes optamos por estas últimas.

quarta-feira, maio 23, 2012

Inclinómetro para Android - 2ª parte

Image Hosted by Google Écran de um inclinómetro para Android

Seguidamente, introduzem-se os valores correspondentes aos angulos máximos aceitáveis, em dois níveis, os quais servirão, caso ultrapassados, para accionar o alarme, alertando o condutor para o perigo de capotamento, sendo possível, nalguns programas, seleccionar o próprio modelo do veículo. Quando devidamente posicionado no veículo, a informação é facilmente legível, mas o equipamento tem que estar perfeitamente posicionado e o suporte ser sólido, de forma a que os angulos não se alterem, induzindo o condutor em erro. Naturalmente que esta solução tende a ser mais sensível que um inclinómetro convencional, dado que reaje mais rápido, sendo mais sensível à trepidação que modelos mecânicos, onde a inércia e atrito atenua as variações. Dado existirem inúmeros programas gratuitos, compatíveis com diversos modelos de dispositivos, aconselhamos a que seja dada prioridade a estes, optando apenas por uma versão paga se esta incorporar funcionalidades inexistentes nas versões não pagas, o que só acontecerá em casos muito específicos.

Plano de aquisições para este Verão - 1ª parte

Image Hosted by Google Um bote Intex Seahawk 2

Com o Verão a aproximar-se rapidamente, decidimos complementar as capacidades do Defender com algum material que permita algumas actividades aquáticas em rios e albufeiras, adquirindo assim um conjunto de items que incluem um pequeno bote insuflável. A escolha do bote recaiu sobre o Intex Seahawk 2, pelos motivos expostos em textos recentes, para o qual foi igualmente necessário adquirir um pequeno compressor, destinado a proceder ao enchimento, bem como um par de remos e coletes de flutuação. Todo este conjunto de equipamentos foi detalhado em textos recentes, pelo que não nos alongaremos na descrição individual, mas chamamos a atenção para o facto de o compressor e coletes serem provenientes da Ásia, enquanto o bote e remos vêm da Alemanha. Assim, e dado que a utilização do bote depende de equipamentos cuja entrega é mais morosa, podendo demorar perto de um mês, contra uma semana para a embarcação, caso se opte por desfazar as encomendas, tal deve ser tido em conta, de forma a que os vários items cheguem na mesma altura.

terça-feira, maio 22, 2012

Inclinómetro para Android - 1ª parte

Image Hosted by Google Écran de um inclinómetro para Android

As características dos dispositivos Android, que incluem diversos sensores capazes de avaliar o angulo em que se encontram ou a aceleração a que são submetidos, permitem o seu uso como inclinómetro ou "land meter", substituindo equipamentos construidos especificamente para o efeito. Existem numerosos programas funcionalmente equivalentes, com características diferentes, mas que na maioria se equivalem, pelo que o "GForce and Inclinometer Car" é apenas um exemplo de entre os que se encontram disponíveis, entre programas gratuitos e pagos. A maioria destes programas requer uma calibragem, extremamente simples, para a qual basta um toque no écran táctil quando o equipamento está perfeitamente na vertical e imóvel, ficando a mesma memorizada e pronta para utilizações futuras. Aconselhamos a ter o cuidado de ser rigoroso, dado que um pequeno desvio, imperceptivel num pequeno dispositivo móvel, se projecta de forma significativa num veículo cujas dimensões são francamente maiores, podendo resultar num erro grosseiro e perigoso.

Compressor portátil de 12V - 2ª parte

Image Hosted by Google Um compressor portátil de 12V

A ligação à tomada de isqueiro inclui fusível de protecção, podendo operar ininterruptamente até aos 40 minutos, debitando 36 litros de ar por minuto, o que permite encher um pneu de automóvel em cerca de 3 minutos, dependendo do modelo. Estão incluidos adaptadores para pneus e equipamentos desportivos, bem como o cabo de ligação a uma tomada de isqueiro, com uma extensão de 3 metros, bem como o tubo de borracha, devidamente terminado para injecção de ar, com uma extensão de 1 metro. Entre o modelo de linha branca e o RAC 700 as diferenças são pequenas, faltando no primeiro o comando na válvula, a caixa de transporte, e apresentando ligeiras diferenças de acabamento, mas o que mais chama a atenção é o facto de custar menos de metade do modelo de marca, ao qual se equivale funcionalmente. O preço deste modelo é extremamente variável, mas é possível adquirí-lo por menos de uma trintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, podendo incorrer em direitos alfandegários, sendo uma opção a ter em conta das as suas características e durabilidade.

segunda-feira, maio 21, 2012

Novas grades de tejadilho da MM 4x4

Image Hosted by Google A grade de tejadilho da MM 4x4

A MM 4x4 apresentou um novo modelo de grade de tejadilho destinada aos Defender 90, a que sucederão modelos para os Defender 110 e Discovery, e que complementa a anterior oferta do modelo da Bearmach, mantendo o mesmo preço de 280 libras, a que acresce VAT e portes. Construida em tubo de aço dobrado, com fixações de alta resistência e pintadas em negro, estas grades possuem abertura para tecto de abrir, existente nalguns Defender 90, bem como fixações para faróis e antenas na parte posterior e anterior. A grade divide-se em duas partes, para efeitos de transporte e armazenamento, estando previsto para o futuro a disponibilização de uma escada de acesso, essencial para uma utilização plena, e que está incluido no "roof rack" da Bearmach. Esta é uma opção interessante, seja pelo preço, seja pelas características, revelando uma concepção e construção cuidadas, uma grande polivalência, e uma elevada robustez, competindo favoravelmente com muitas das opções mais dispendiosas disponíveis num mercado em franca expansão.

Compressor portátil de 12V - 1ª parte

Image Hosted by Google Um compressor portátil de 12V

Um compressor é um acessório útil em diversas situações, não apenas no enchimento de pneus, mas também no de diversos equipamentos desportivos ou de lazer, substituindo com vantagem as bombas manuais, as quais podem necessitar de largos minutos para realizar uma tarefa simples. Existem inúmeros modelos, com preços completamente dispares, mas aconselha-se sempre um que possua o corpo em metal, manómetro de pressão, adaptadores múltiplos e em metal e que garantam um mínimo de 150 psi, sempre com alimentação a 12 volts, de modo a poder ser ligado a um veículo automóvel. A relação preço/qualidade, dentro dos critérios estabelecidos levou-nos a analizar diversas possibilidades, tendo a opção recaido num modelo de linha branca muito semelhante aos RAC 700, o qual custa perto do dobro do compressor que escolhemos. Este compressor mede apenas 15 x 12 x 8 cm, não incluindo acessórios, pesa perto de 2 kg, tem pés anti-vibração em borracha, podendo também ser aparafusado num veículo, dependendo da utilização pretendida, possui uma pega para transporte e tem manómetro com graduações múltiplas, incluindo psi, kg/cm2 e bar.

domingo, maio 20, 2012

O Intex Seahawk 2 - 3ª parte

Image Hosted by Google O Intex Seahawk 2

Também é necessário prever o custo dos coletes de salvamento, essenciais em actividades náuticas, e que devem ser seleccionados de acordo com os tripulantes, escolhendo modelos que garantam flutuabilidade, segurança e ajustes correctos, sem o que a segurança será ilusória. O preço de um Seahawk 2, incluindo portes, ronda a meia centena de Euros, a que acresce o valor dos remos, extremamente variável, e de uma bomba, que sugerimos ser um pequeno compressor eléctrico a usar ligado à tomada de isqueiro de um veículo, pelo que operar esta embarcação em condições de segurança vai ultrapassar a centena de Euros, podendo não ficar longe dos 150, dos quais apenas um terço é o preço do bote. Abordamos a questão dos coletes de salvamento num texto anterior, mantendo-se válido o conteúdo dado ser bastante recente, sendo que proximamente publicaremos textos sobre compressores de baixo custo, mas polivalente, de forma a poderem ser utilizados não apenas no enchimento de um bote, mas também dos pneus de um veículo. Assim, a relação qualidade/preço deste modelo resulta extremamente favorável, competindo com modelos francamente mais dispendiosos e oferecendo características e capacidade compatível com uma classe superior, o que o torna uma excelente opção para quem pretenda um bote insuflável.