sábado, fevereiro 18, 2012

Controle manual para turbo - 2ª parte

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Exemplo de um controle manual para turbo

Desta forma, sem outras alterações, controla-se a abertura da válvula de escape ou "wastegate", que passa a actuar mais tarde, mantendo uma pressão mais alta e regular, a que corresponde um aumento de potência, mas também um maior desgaste do motor.

Naturalmente que, não obstante ser de instalação muito simples, a mesma deve ser feita por um profissional ou alguém com conhecimentos e com instrumentos que permitam medir a pressão, de modo a evitar valores demasiadamente elevados, que prejudiquem o motor e comprometam a sua longevidade.

Os preços, incluindo portes, começam na dezena e meia de Euros para modelos que suportam até 30 PSI e vão até a uma vintena para os que aguentam uma pressão até aos 45 PSI, acrescendo um pouco mais para tubagens em silicone e outros acessórios no caso de algumas versões mais caras.

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Controle manual para turbo - 1ª parte

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Exemplo de um controle manual para turbo

Já abordamos no passado os controles manuais para os turbo compressores, mas o facto de se prever a instalação de um destes sistemas no Discovery 300Tdi leva-nos a relembrar este tema e actualizar os valores de venda.

Existem numerosos sistemas para controlar manualmente um turbocompressor, mas a maioria baseia-se no mesmo princípio e segue um sistema de funcionamento comum, não obstante existirem diversas variações e níveis de qualidade.

O material pode ser alumínio de alta qualidade ou cobre, com molas e esfera interior em aço, sendo de observar atentamente as conexões, onde as tubagens encaixam, devendo-se dar preferência aos encaixes mais longos, onde o aperto é mais simples e eficaz.

O sistema de regulação é extremamente simples, recorrendo-se a uma chave "allen" para rodar o parafuso que mantém no interior uma mola e a esfera que reduz o fluxo de gases, responsável por regular a pressão do mesmo.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Instruções para anulação da EGR em 300 Tdi

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As instruções para anulação da EGR em 300 Tdi

Já mencionamos diversas vezes a remoção das EGR em motores Td5 e 300 Tdi, sendo que agora aprensentamos as instruções que acompanham um dos "kits" disponíveis para este último tipo de motor, neste caso o da Allmakes 4X4.

Na ligação da foto, encontra-se a digitalização das instrucções, com texto em inglês, mas cujas imagens proporcionam indicações suficientemente precisas para que se possa proceder à instalação deste "kit" mesmo sem leitura do texto..

Para quem apenas adquiriu a "blanking plate", estas instruções também incluem o local onde esta deve ser colocada, dado que é um dos componentes incluidos no "kit", sendo a diferença que quando se instala apenas esta peça, todas as restantes se mantêm, limitando-se a alteração a cortar o fluxo de gases.

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

GPS TerraTrip para Android

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Écran do GPS TerraTrip para Android

Desenvolvido pelo João Simões e apresentado no Fórum da LandMania, o GPS TerraTrip para Android é uma pequena aplicação gratuita que implementa um conjunto de funções de navegação nos sistemas, telefones inteligentes ou "tablets", que usem esta plataforma do Google.

O écran é muito simples, de forma a facilitar a leitura mesmo quando se efectua uma deslocação em terreno irregular, com opções de configuração intuitivos, usando-se dados num formato CSV, que podem incluir um "roadbook".

Dado que não se encontra no "Android Market", descarregar e instalar esta aplicação implica dar permissões para que se aceite instalar aplicações de fontes desconhecidas, o que pode implicar configurar o dispositivo.

Sendo uma aplicação em fase de evolução, para além de opiniões, todos os testes serão benvindos, contribuindo para que esta melhore e atinja um nível que a coloque em paridade com o que de melhor está disponível no mercado Android.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Canal TT Verde na televisão

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Canal TT Verde na televisão

Já está disponível, acessível através do MEO, o canal de TV do TT Verde, sendo o mesmo acessível através da tecla verde do comando e inserindo o número 688124.

Já estão disponíveis emissões que abordam diversas temáticas relacionadas com o Todo o Terreno, "raids" e expedições, estando prevista a adição de novos conteúdos e temáticas para breve.

Fazemos votos do maior sucesso para esta iniciativa que vem preencher uma lacuna na programação da televisão em Portugal, esperando que este projecto venha a atingir a dimensão que merece e com a qualidade a que o "site" do TT Verde nos habituou.

"Kit" de remoção de EGR para 300Tdi - 2ª parte

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Um 300Tdi com a EGR removida

Naturalmente que se deve ter em atenção a qualidade das peças, sobretudo daquelas em metal, dado que colocar uma peça metálica numa tubagem, caso esta não tenha a resistência adequada, pode resultar na perda de material que facilmente entra para o interior do motor.

Por vezes esquecido, é o rebite ou uma peça semelhante que vai vedar o tubo de vácuo, de modo a que a informação seja a de que a válvula está permanentemente fechada, sendo este um detalhe importante para que o resultado em termos de desempenho seja o esperado.

No fundo, mesmo sabendo que a poupança de combustível é difícil de contabilizar após esta modificação, sabendo que o valor do "kit" custa o equivalente a 15 litros de gasóleo, mesmo que se poupe apenas 0.1 litros a cada 100 km, a amortização efectua-se aos 1.500 km, o que pode ser menos de dois meses de utilização.

Se assim for, este é um dos investimentos com retorno no menor espaço de tempo que conhecemos, valendo bem a pena tomar esta opção, tal como a de afinar o turbo ou remover equipamentos que apenas aumentem o consumo sem que daí se extraia qualquer tipo de vantagem.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

"Kit" de remoção de EGR para 300Tdi - 1ª parte

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Um "kit" de remoção de EGR para 300Tdi

Tal como sucedeu com o Defender Td5, também no caso do Discovery 300Tdi optamos por remover a EGR, a válvula de recirculação de gases de escape destinada a baixar as emissões poluentes, mas que tem efeitos colaterais negativos, como o aumento do consumo ou diminuição das prestações.

Também para os motores 300Tdi existe a possibilidade de comprar apenas "blanking plate", uma placa que bloqueia o fluxo de gases, mas que mantém a EGR, mesmo que desactivada, no seu lugar, o que obstroi o fluxo de ar, ou um "kit" completo, que permite remover a própria válvula.

Se a primeira solução é a mais em conta, com um preço que ronda a meia dúzia de Euros, a segunda, que custa perto de uma vintena, é bem mais eficaz e defenitiva, sendo mais uma vez a opção que consideramos a mais adequada e que oferece maior segurança.

Um "kit" de remoção completo, para além da "blanking plate", inclui uma tubagem nova, que substitui aquela onde se encontra a EGR, rebite para o tubo de vácuo, juntas e parafusos, sendo que para as restantes fixações se recorre às peças originais.

domingo, fevereiro 12, 2012

Primeira versão Beta do Windows 8 a 29 de Fevereiro

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Écran do Windows 8

A versão Beta da próxima geração do sistema operativo da Microsoft, o Windows 8, vai ser apresentada no próximo dia 29 de Fevereiro, no Mobile World Congress, a realizar em Barcelona, num evento que decorre em paralelo com a feira.

Ainda não são conhecidas muitas características do Windows 8, mas a utilização do "interface" de utilizador Metro, que vai alterar a forma de interacção com o sistema, bem como uma maior integração com plataforma móvel da Microsoft.

Esta data coincide com o anúncio prévio do fabricante, pelo que será de esperar que o calendário previsto seja cumprido e que, após os testes com versões Beta, o Windows 8 chegue com alguma brevidade ao mercado.